Resultados da orientação profissional no Pré-universitário Luis Urquiza com o uso de inteligência artificial
Palavras-chave:
formação profissional, orientação profissional e inteligência artificialResumo
Os resultados apresentados respondem ao projeto de investigação: contextualização da profissionalização do docente no Pré-universitário de Ciências Exatas, que pertence ao Programa Setorial do Ministério da Educação de Cuba. Identifica-se como problema científico: Como corroborar a atenção à formação vocacional e orientação profissional para as carreiras de ciências básicas e técnicas no Pré-universitário de Ciências Exatas Luis Urquiza Jorge? O objetivo é avaliar os resultados alcançados com a implementação da estratégia de formação profissional e orientação profissional no Pré-universitário de Ciências Exatas Luis Urquiza Jorge, na província de Las Tunas. No estudo, foi necessário utilizar os métodos de análise-síntese para determinar os avanços, estagnações e retrocessos da variável com as suas dimensões, indicadores e escala de avaliação. A nível empírico, utiliza-se o inquérito aos alunos, entrevistas a professores e diretores e a observação das atividades. Ao triangular a informação, determinam-se os principais resultados, limitações e potencialidades, o que permite determinar a solução do problema e continuar a aperfeiçoar a variável.
Downloads
Referências
Asún, R. A., Rdz-Navarro, K., & Alvarado, J. M. (2016). Developing multidimensional Likert scales using item factor analysis: The case of four-point items. Sociological Methods and Research, 45(1), 109- 133
Bollen, K.A. & Barb, K.H. (1981). Pearson's r and coarsely categorized measures. American Sociological Review, 46(2), 232-239.
Coronado, J. (2007). Escalas de medición. Paradigmas, 2(2), 104-125. https://publicaciones.unitec.edu.co/index.php/paradigmas/article/view/21/21
Gamboa, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: Didáctica y educación, 13(1), 341–366. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1327/1376
Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2), 104-115. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/427/443
Gamboa, M.E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/936/933
Rogers, J.A., Téllez, L., Batista, D. (2024). Indagación empírica de la orientación profesional en el preuniversitario de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge. Revista Didáctica y Educación, 15,(4) pp.199-221. http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia
Sánchez, R., y Echeverry, J. (2004). Validación de escalas de medición en salud. Revista de Salud pública, 6, 302-318. https://www.scielosp.org/pdf/rsap/2004.v6n3/302-318/es
Solís, V. M. (2014). ¿Por qué algunos aún prohíben utilizar estadística paramétrica para analizar datos ordinales? Enseñanza e Investigación en Psicología, 19(2), 206-212. https://www.redalyc.org/pdf/292/29238007013.pdf
Velázquez, R. Y. (2024). La Inteligencia Artificial en la creación de materiales didácticos digitales para enseñar Matemática. Ponencia presentada al I Congreso Internacional de Inteligencia Artificial y Educación. Recuperado a partir de: https://www.researchgate.net/publication/388033406
Velázquez, R. Y., Bermúdez, M. & Castillo, E. (2025). La Inteligencia Artificial en la preparación matemática con vistas al ingreso a la Educación Superior. Ponencia presentada al Evento Provincial: Universidad 2026. Las Tunas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 José Alberto Rogers Gómez , Damys Batista Rodríguez , Yamila Silva del Rosario

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.









































