Atividades para o desenvolvimento da informação geográfica na formação do profissional

Autores

  • Luis Manuel Socarras Benítez Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”
  • Enrique Loret de Mola López Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”
  • Yandry González Cámbara Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”

Palavras-chave:

Sistemas de Informação Geográfica, atividades, alterações climáticas, problemas ambientais

Resumo

A integração das informações e das ferramentas informáticas com as quais são realizadas permite identificar os problemas ambientais e trabalhar na sua prevenção, portanto, os sistemas de informação geográfica contribuem para a prevenção dos seus efeitos. A investigação apresenta como objetivo: elaborar atividades para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação, especialidade Geografia, na prevenção dos efeitos dos problemas ambientais a partir da utilização de sistemas de informação geográfica. Como exemplos de problemas ambientais, são considerados os efeitos das alterações climáticas na comunidade, observados através da seca, da desflorestação e da perda da biodiversidade. Na investigação foram utilizados métodos teóricos como análise-síntese, indução-dedução e empíricos como inquéritos, entrevistas, revisão documental; foram também consultados os dados estatísticos do Anuário Estatístico de Camagüey, bem como os dados climáticos fornecidos pelo Centro Meteorológico de Camagüey. Foi importante a obtenção de informações sobre os principais problemas ambientais que se apresentam na comunidade. São apresentadas atividades que integram a utilização de bases de dados informáticos e informações geográficas espaciais que permitem a participação dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação, especialidade Geografia, e a integração de conteúdos de informática e Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Manuel Socarras Benítez , Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”

Licenciado en Educación. Máster en Ciencias y Profesor Auxiliar.

Enrique Loret de Mola López, Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”

Licenciado en Educación. Profesor Titular Doctor en Ciencias Pedagógicas. 

Yandry González Cámbara , Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”

Licenciado en Educación. Máster en Ciencias y Profesor Asistente. 

Referências

Adlakha, S., Chhabra, D., Shukla, P. (2020). Effectiveness of gamification for the rehabilitation of neurodegenerative disorders. Chaos, Solitons & Fractals, 140, 1-11. Recuperado de: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2020.110192

Alonso, L., Cruz, M. & Olaya, J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza-aprendizaje para la formación profesional. Revista Luz (19), 2, 7-29. Recuperado de http://www.luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032

Alcívar, V. G., Carrera, E. H., & Yépez, A. J. (2019). Los proyectos integradores de saberes y su incidencia en la producción, gestión del conocimiento y desarrollo de habilidades investigativas de los Docentes en Formación. Opuntia Brava, 11(3), 34-47. Recuperado de https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/794

Álvarez, P., Pérez, C. & Recio, P. (2015). La formación del profesor de Geografía en Cuba ante la pluralidad de enfoques epistemológicos de la ciencia geográfica: retos y perspectivas actuales. VARONA, Revista Científico-Metodológica, 61(8), 1-17. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/3606/360643422010.pdf

Crespo, J. M., Rodríguez, A., y Mateo, M. R. (2021). Trends and perspectives in education for sustainable development in the teaching of geography in Spain. Sustainability, 13(23), 1-15. Recuperado de https://doi.org/10.3390/su132313118

Chapé, R. (2023). La formación de competencias en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía. Cognosis, 8(3),1-8. Recuperado de https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/

Cruz, M.R. (2016). El Sistema de Información Geográfica como herramienta de disección y síntesis desde la perspectiva lógico-metodológica del proceso de investigación, Anuario de la División Geografía 2007-2008, Departamento de Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Luján, Luján, Argentina.

Márquez, J.A., Loret de Mola, E., y Mejías, R. (2023). El lugar, categoría geográfica en la formación del profesor de geografía. En A. Tirado, O. Nieves, O. Fonseca, Y. Castillo, A. Urquiza; M. G. Vega y E. C. Gutiérrez (Eds.). Universidad, conocimiento e innovación para el desarrollo sostenible Editorial Académica Universitaria, VI (p. 124-132). EDACUN. Recuperado de: https://www. edacunob.ult.edu.cu

Nieves, V. (2024). Potencial educativo de los Sistemas de Información Geográfica como herramienta para la educación superior. El reto de la innovación docente en los grados de ingenierías eléctrica e industrial. Revista d’Innovació Docent Universitaria, 16(8), 49-66. Recuperado de http://revistes.ub.edu/index.php/RIDU

Rodríguez Gregorich, A., García Acevedo, Y., & García Ruiz, J. (2024) La superación pedagógica en el perfeccionamiento de la formación profesional continua del docente universitario. Opuntia Brava, 16(1), 34-46. Recuperado de https://revistarepe.org/index.php/repe/article/view/1339/2810

Ronquillo, L. E., Cabrera, C. C., & Barberán, J. P. (2019). Competencias profesionales: Desafíos en el proceso de formación profesional. Opuntia Brava, 11. Monográfico Especial. Recuperado de opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/issue/view/49

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Socarras Benítez , L. M. ., Loret de Mola López, E. . ., & González Cámbara , Y. . (2025). Atividades para o desenvolvimento da informação geográfica na formação do profissional. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(3), 267–285. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2261

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)