Concepções do trabalho com o mapa nas escolas cubanas

Autores

  • Josbel Gómez Torres Universidad de Artemisa ¨Julio Díaz González¨ https://orcid.org/0000-0002-3500-4373
  • Ivette Mirabal Amador Universidad de Ciencias Pedagógicas ¨Enrique José Varona
  • Pedro Alvares Cruz Universidad de la Habana

Palavras-chave:

conceção, educação, geografia, geografia, mapa geográfico, ensino-aprendizagem, educação

Resumo

O trabalho com o mapa é um elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar. A sua inserção nos diferentes programas e currículos do sistema educativo cubano tem suscitado controvérsias, pontos de vista, ideias e concepções sobre como proceder. O objetivo deste artigo é revelar as diferentes concepções que existiram sobre o trabalho com o mapa no ensino da Geografia em Cuba nos diferentes aperfeiçoamentos do sistema educativo cubano. Para isso, realizou-se uma profunda sistematização da literatura existente em Cuba na ordem investigativa, normativa e prática, o que, sem dúvida, proporciona uma contribuição significativa na ordem epistemológica para o trabalho com o mapa e sua didática.

Biografia do Autor

Josbel Gómez Torres, Universidad de Artemisa ¨Julio Díaz González¨

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular. Decano de la Facultad de Ciencias Agropecuarias, Técnicas y Económicas

Ivette Mirabal Amador , Universidad de Ciencias Pedagógicas ¨Enrique José Varona

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Auxiliar. Departamento de Ciencias Naturales

Pedro Alvares Cruz , Universidad de la Habana

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.  Facultad de Geografía.

Referências

Afonso, M. M. (2015). La preparación de los docentes que imparten Geografía para el trabajo con el mapa en la escuela del segundo ciclo de la enseñanza secundaria en Luanda, República de Angola. [Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas]. La Habana.

Barraqué Nicolau, G. (1991). Metodología de la enseñanza de la Geografía. Ciudad de La Habana Editorial Pueblo y Educación.

Caner, A. (1996). La creatividad en el trabajo con mapas. [Tesis de Maestría, Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona”]. Ciudad de La Habana.

Gómez, J. (2014). El trabajo con el mapa como método para el desarrollo de la educación ambiental en la Educación Secundaria Básica. [Tesis de Doctorado]. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. La Habana.

Materno, F. (1976). Metodología de la Geografía. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo y Educación

Mirabal, I. (2022). La dimensión educativa del trabajo con el mapa. [Tesis de Doctorado]. Universidad de Ciencias Pedagógicas “Enrique José Varona”. La Habana.

Panchesnikova, L.M. (1989). Metodología de la Enseñanza de la Geografía. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Pérez, C., Álvarez, P., Betancourt, M. Z., Hernández, R. y Cuétara R. (2018). Didáctica de la Geografía. Editorial Universitaria Félix Varela, La Habana. Cuba.

Jerez García, Ó (2011). El lenguaje cartográfico como instrumento para la enseñanza de una geografía crítica y para la educación ambiental. Madrid: Universidad Complutense de Madrid.

Recio, P. P. (2006). Estrategia didáctica de trabajo con el mapa con enfoque desarrollador en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía en la educación Secundaria Básica. [Tesis de Doctorado]. Universidad de Ciencias Pedagógicas "Enrique José Varona". La Habana.

Recio, P.P., Gómez, J., Díaz, M., Areces, M. V. y Feria, H. (2018). Cartografía. La Habana. Cuba Editorial Félix Varela.

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Gómez Torres, J., Mirabal Amador , I., & Alvares Cruz , P. (2024). Concepções do trabalho com o mapa nas escolas cubanas. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(6), 77–94. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1924

Edição

Seção

Artículos

ARK