Ações para o desenvolvimento de competências pedagógicas em profissionais do município de Majibacoa.
Palavras-chave:
ações, competências pedagógicas, ensino superiorResumo
Diversos estudos definiram o termo competência e como desenvolvê-la e avaliá-la em diferentes contextos. A presente pesquisa apresenta o problema de pesquisa de como contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógicas em profissionais do município de Majibacoa.
O objetivo é implementar ações voltadas para o desenvolvimento de competências pedagógicas nos profissionais do município de Majibacoa.
Foram utilizados os métodos teóricos de análise-síntese e indução-dedução. Foi realizado um estudo sobre as teorias que embasam o desenvolvimento de competências pedagógicas em professores de ensino superior no curso de encontro, bem como um diagnóstico das necessidades existentes para o aprimoramento dos profissionais no território. Finalmente, as ações projetadas para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos profissionais do município de Majibacoa permitiram resolver os problemas inerentes ao objeto de sua profissão em um contexto de trabalho específico, em correspondência com as funções, tarefas e qualidades profissionais que correspondem às exigências do desenvolvimento social.
Referências
Aguiar Santiago, X. M. y Rodríguez Pérez, L. (2018). La formación de competencias pedagógicas en los profesores universitarios. EDUMECENTRO, 10(2), 141-159.
Braslavsky, C. (1999). Bases, orientaciones y criterios para el diseño de programas de formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, (19), 7-21.
Castellanos Simón, B., Fernández González, A. M., Llivina Lavigne, M. J., Arencibia Sosa, V. y Turner Martí, L. (2005). Esquema conceptual, referencial y operativo sobre la investigación educativa. Pueblo y Educación.
Cueva Pérez, G. D., Ortega Cabrejos, M. Y. y Medina Carbajal, R. M. (2022). Un acercamiento al rol del liderazgo docente. Revista Científica de la UCSA, 9(3), 72-84. http://scielo.iics.una.py/pdf/ucsa/v9n3/2409-8752-ucsa-9-03-72.pdf
Íñigo, E., Sosa, A., y Vega J. (2006). Acercamiento de una propuesta de relación y clasificación de competencias profesionales para la evaluación del desarrollo profesional de los egresados de la educación superior en Cuba. CEPES.
Luna Álvarez, D. R. (2021). Formación de competencias pedagógicas en los docentes de la carrera de Administración de Empresa. Universidad Y Sociedad, 13(2), 538-543. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1995
Pizarro, M. (2022). Un modelo de prácticas docentes para la acreditación basada en resultados en carreras de ingeniería. Educare, 26(3), 1-20. http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-3.30
Romel, I. y Varga, M. (2022). Necesidades de cualificación docente de la EFTP costarricense: primeros resultados del Proyecto CoRiVET. Innovaciones Educativas, 24(37). http://dx.doi.org/10.22458/ie.v24i37.4295
Vargas Solís, M. A. y Chinchilla Madrigal, A. M. (2022). Competencias pedagógicas necesarias para la evaluación de las matemáticas: Un estudio de caso durante la pandemia por COVID-19. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 22(3), 1-27. https://doi.org/10.15517/aie.v22i3.50614
Saavedra Infante, M., Hernández Peña, H. F. y Fernández Reyes, E. V. (2018). Fortalecimiento de la orientación profesional pedagógica en los estudiantes de secundaria básica. Revista: Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/06/orientacion-profesional-pedagogica.html
Tejada, J. y Ruiz, C. (2016). Evaluación de competencias profesionales en educación superior: retos e implicaciones. Educación XXI, 19(1), 17-38. DOI:10.5944/educxx1.12175
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Oniria Labrada Labrada , Vilma Velázquez Ortega , Yenis Katia Rodríguez Labrada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.