Ações para o desenvolvimento de competências pedagógicas em profissionais do município de Majibacoa.

Autores

  • Oniria Labrada Labrada Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas
  • Vilma Velázquez Ortega Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas
  • Yenis Katia Rodríguez Labrada Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

ações, competências pedagógicas, ensino superior

Resumo

Diversos estudos definiram o termo competência e como desenvolvê-la e avaliá-la em diferentes contextos. A presente pesquisa apresenta o problema de pesquisa de como contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógicas em profissionais do município de Majibacoa.

O objetivo é implementar ações voltadas para o desenvolvimento de competências pedagógicas nos profissionais do município de Majibacoa.

Foram utilizados os métodos teóricos de análise-síntese e indução-dedução. Foi realizado um estudo sobre as teorias que embasam o desenvolvimento de competências pedagógicas em professores de ensino superior no curso de encontro, bem como um diagnóstico das necessidades existentes para o aprimoramento dos profissionais no território. Finalmente, as ações projetadas para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos profissionais do município de Majibacoa permitiram resolver os problemas inerentes ao objeto de sua profissão em um contexto de trabalho específico, em correspondência com as funções, tarefas e qualidades profissionais que correspondem às exigências do desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Oniria Labrada Labrada , Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación Preescolar. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Instructor.

Vilma Velázquez Ortega , Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Educación Preescolar. Máster en Ciencias de la Educación. Profesor Auxiliar. Coordinadora de carrera.

Yenis Katia Rodríguez Labrada, Centro Universitario Municipal Majibacoa, Universidad de Las Tunas

Licenciada en Ciencias de la Información. Máster en Gerencia de la Ciencia y la Innovación. Profesor Instructor.

Referências

Aguiar Santiago, X. M. y Rodríguez Pérez, L. (2018). La formación de competencias pedagógicas en los profesores universitarios. EDUMECENTRO, 10(2), 141-159.

Braslavsky, C. (1999). Bases, orientaciones y criterios para el diseño de programas de formación de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, (19), 7-21.

Castellanos Simón, B., Fernández González, A. M., Llivina Lavigne, M. J., Arencibia Sosa, V. y Turner Martí, L. (2005). Esquema conceptual, referencial y operativo sobre la investigación educativa. Pueblo y Educación.

Cueva Pérez, G. D., Ortega Cabrejos, M. Y. y Medina Carbajal, R. M. (2022). Un acercamiento al rol del liderazgo docente. Revista Científica de la UCSA, 9(3), 72-84. http://scielo.iics.una.py/pdf/ucsa/v9n3/2409-8752-ucsa-9-03-72.pdf

Íñigo, E., Sosa, A., y Vega J. (2006). Acercamiento de una propuesta de relación y clasificación de competencias profesionales para la evaluación del desarrollo profesional de los egresados de la educación superior en Cuba. CEPES.

Luna Álvarez, D. R. (2021). Formación de competencias pedagógicas en los docentes de la carrera de Administración de Empresa. Universidad Y Sociedad, 13(2), 538-543. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/1995

Pizarro, M. (2022). Un modelo de prácticas docentes para la acreditación basada en resultados en carreras de ingeniería. Educare, 26(3), 1-20. http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-3.30

Romel, I. y Varga, M. (2022). Necesidades de cualificación docente de la EFTP costarricense: primeros resultados del Proyecto CoRiVET. Innovaciones Educativas, 24(37). http://dx.doi.org/10.22458/ie.v24i37.4295

Vargas Solís, M. A. y Chinchilla Madrigal, A. M. (2022). Competencias pedagógicas necesarias para la evaluación de las matemáticas: Un estudio de caso durante la pandemia por COVID-19. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 22(3), 1-27. https://doi.org/10.15517/aie.v22i3.50614

Saavedra Infante, M., Hernández Peña, H. F. y Fernández Reyes, E. V. (2018). Fortalecimiento de la orientación profesional pedagógica en los estudiantes de secundaria básica. Revista: Atlante. Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/06/orientacion-profesional-pedagogica.html

Tejada, J. y Ruiz, C. (2016). Evaluación de competencias profesionales en educación superior: retos e implicaciones. Educación XXI, 19(1), 17-38. DOI:10.5944/educxx1.12175

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Labrada Labrada , O. ., Velázquez Ortega , V. ., & Rodríguez Labrada, Y. K. (2024). Ações para o desenvolvimento de competências pedagógicas em profissionais do município de Majibacoa . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(1), 150–166. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1871

Edição

Seção

Artículos

ARK