O guia de estudo: um recurso didático-metodológico essencial na Universidade do Partido Comunista de Cuba “Ñico López”.
Palavras-chave:
guia de estudo, recurso didático-metodológico, fichas de estudante, trabalho autónomo, independência cognitiva.Resumo
O objetivo principal deste artigo é fazer uma proposta que sustente o guia de estudo como recurso didático-metodológico para desenvolver o ensino, fundamentalmente na modalidade semipresencial do curso de graduação ministrado na Universidade do Partido Comunista de Cuba “Ñico López”. Para o efeito, realizou-se um estudo histórico-lógico e uma revisão bibliográfica das principais concepções teóricas que abordaram a importância e a necessidade do guia de estudo nos diferentes tipos e níveis de ensino; além disso, foram tidas em conta as peculiaridades que identificam o processo de ensino-aprendizagem nesta universidade. Os diferentes instrumentos de feedback aplicados aos estudantes-professores do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade “Jesús Suárez Gayol” de Las Tunas, bem como os controlos e visitas efectuados ao processo de ensino; Os gabinetes e o desenvolvimento dos diferentes colectivos metodológicos realizados, permitiram-nos diagnosticar insuficiências no tratamento do guia de estudo como recurso didático-metodológico, em termos de trabalho autónomo para a autopreparação dos grupos de estudantes e o potencial deste para favorecer o desenvolvimento de competências no trabalho especializado de liderança política que realizam. Na sequência do exposto, apresenta-se uma definição de recurso didático-metodológico para compreender o guia enquanto tal e exemplifica-se um guia de estudo onde se integram as dimensões da estratégia educativa: curricular, extensão universitária e actividades sociopolíticas e, por outro lado, se articulam as exigências do plano de estudos “E” do curso de licenciatura.
Downloads
Referências
Alonso Betancourt, L. A. (s.f). Alternativa metodológica para el diseño de Guías Didácticas de Estudio (en soporte digital).
Ballester Gouraige, A. y Martínez Martínez, F. (s.f). La guía de estudio para los encuentros presenciales (en soporte digital).
Bells, M. (2005): En Técnicas didácticas de capacitación. http://www.monografias.com/trabajos16/tecnicas-didacticas/tecnicas-didacticas.shtml
Casadevall, R. E. e Infante, I. (2016). Las guías de estudio de las asignaturas: Material metodológico para su elaboración en la Universalización de la Educación Superior Cubana. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores.; Año: IV. (1). Artículo no.7, 1-16. http://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/
De Jesús, A., Cecilia, M., Jimena, S. y Azucena A. (2017). Guía didáctica interactiva para la enseñanza-aprendizaje del idioma inglés. Didasc@lia: didáctica y educación. VIII. (2), 183-192.
Domínguez, O., Rodríguez, G. C., & Milián, I. (2016). Análisis de la triada: Clase-Orientación del Estudio Independiente-Sistema de Evaluación. Revista Conrado [seriada en línea], 12(53), pp. 93-100. Recuperado de http://conrado.ucf.edu.cu/
Escuela Superior del Partido “Ñico López” (2022). Plan de estudio E, Carrera Licenciatura en Ciencias Sociales (modalidad semipresencial para cuadros políticos). En soporte digital.
García, I., de la Cruz, G. M. (2014). Las guías didácticas: recursos necesarios para el aprendizaje autónomo. Revista EDUMECENTRO [Internet]. 6(3): 162-175. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077)28742014000300012&lng=es
García, L. (2011). La educación a distancia. De la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel.
Garriga, N. E., Salabert, I., García, J., Mestre, V. A., Naipe, M. C. y Alfonso, J. C. (2019). Guías en función del trabajo independiente para estudiantes de las Ciencias Médicas. Revista Médica Electrónica. 41 (5).
González, J. F., Cárdenas, A. B. y Peña, A. (2019): “Las guías de estudio como una vía para el desarrollo del trabajo independiente”. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. En línea: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/09/guias-estudio-trabajo.html
Guerra Jiménez, N. (2006). Modelo pedagógico para la concepción del trabajo independiente integrado en la asignatura de biología [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico José Martí] Ciencias Pedagógicas. http://revistas.mes.edu.cu
Ministerio de Justicia (2022). Resolución 47 del Ministerio de Educación Superior. Gaceta Oficial de la República de Cuba Ordinaria No. 129, pp. 3747-3890.
Portuondo, M., Méndez, G. M. (2018). La formación docente del alumno ayudante en la carrera de periodismo: una guía didáctica para su perfeccionamiento. Didasc@lia: didáctica y educación. IX. (1), 1-26.
Rodríguez, R., Rego, N. y Rodríguez, I. (2023). Diseño de guías de estudio para orientar el trabajo independiente en cursos por encuentro (Original). ROCA. Revista Científico-Educacional de la provincia Granma; 19 (1), 1-16.
Vega Serrano, J. A., Regueira Batista, K., Hernández Batista, R. y Martínez Pérez, C. M. (2015). Esencia y perspectiva del trabajo independiente en la secundaria básica. Didasc@lia: didáctica y educación. VI. (1), 219-242.
Zilberstein Toruncha, J. y Collazo Delgado, R. (2004). Los medios de enseñanza y aprendizaje. En J. Zilberstein y M. Silvestre. Didáctica desarrolladora desde el enfoque histórico-cultural; Capítulo X. Ediciones CEIDE, México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Arnaldo Gálvez-Zaldívar, Yoandra Betancourt Almaguer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.









































