Desenvolvimento de habilidades tecno-criativas em alunos de bacharelado enquanto aprendem matemática
Palavras-chave:
competência, competência tecno-criativa, aprendizado, matemáticaResumo
As competências exigidas dos cidadãos para assumir um papel ativo na sociedade atual são consideradas competências para o século XXI. Nesse sentido, este artigo oferece reflexões teóricas e metodológicas interessantes sobre o desenvolvimento de competências tecnocriativas no aluno de bacharelado durante o aprendizado de matemática. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, por meio de um estado da arte sobre a formação por competências como estratégia educacional, com base em um procedimento heurístico e hermenêutico, com o objetivo de refletir sobre como desenvolver competências tecnocriativas durante a aprendizagem da matemática, a partir de seus referenciais e fundamentos teóricos e metodológicos, que permitem assumir o enfoque da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para sua implementação. Nesse sentido, as competências tecnocriativas foram consideradas transversais, que se configuram a partir da inter-relação, convergência e sinergia do uso das tecnologias digitais e da criatividade para a resolução de problemas no processo de aprendizagem da matemática no bacharelado, onde, para seu desenvolvimento, a abordagem PBL é sugerida aos professores como uma metodologia ativa que produz efeitos significativos.
Referências
Alonso, L. A., Carrera, P. D., Baquero, M. F., Salguero, A. X. y Rodríguez, Y. P. (2023). Método de aprendizaje móvil (M-Learning) en estudiantes universitarios basado en proyectos. Revista de Resultados Negativos Farmacéuticos 14 (3), pp. 2525-2532. https://www.pnrjoumal.com/index.php/home/article/view/8873
Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Aguilar, V. (2022). La formación profesional de los estudiantes universitarios a través de las aulas invertidas. Revista Mendive, 20 (2). https://www.mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2781
Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Olaya, J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza – aprendizaje para la formación profesional. Revista Luz, (19) 2, p. 17-29, https://www.luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032
Alonso, L. A., Gamboa, R. y Zaldívar, L. (2019). Formación de la competencia comunicativa profesional en los estudiantes de Ingeniería Mecánica en el contexto laboral. Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 7 (2) 1-10. Acceso: 3/12/2019. Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/2743/1820
Alonso, L. A., Larrea, J. J. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la formación de competencias profesionales en estudiantes universitarios mediante proyectos formativos. Revista Transformación, 16 (3). 418-434. http://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/e3366
Candolfi, N., Chan, M., & Rodríguez, B. (2019). Technological competences: A systematic re-view of the literature in 22 years of study. International Journal of Emerging Technologies in Learning (ijet), 14(04), 4-30. https://doi.org/10.3991/ijet.v14i04.9118
Cuny, J., Snyder, L., & Wing, J. (2010). Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress. https://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why.
Davidson, A.-L. & Naffi, N. (2019). Faire face à un futur incertain à travers les activités “maker”. Spectre, 47(1), novembre 2019, p.11-15.
Eggen, P., & Kauchak, D. (2015). Estrategias docentes. Enseñanza de contenidos curriculares y desarrollo de habilidades de pensamiento. México: Fondo de Cultura Económica.
Foro Económico Mundial (2016). The Future of Jobs. Global Challenge Insight Report. http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf
Machado, E. F., Montes de Oca, N. (2020). Competencias, currículo y aprendizaje en la universidad. Motivos para un debate: Antecedentes y discusiones conceptuales. Revista Transformación, 16 (1), 1-12. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/2817/2969
OECD. (2019). OECD Skills Strategy 2019. Skills to Shape a Better Future. OECD Publishing, París. doi: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2017-en.
Parra, J. F., Ramayo, Y. y Santiesteban, Y. (2017). Las competencias de dirección en educación. Una aproximación a su definición, estudio e interrelaciones en un contexto moderno, globalizado y complejo. Opuntia Brava 9(1). Recuperado de http://opuntiabrava.ult.edu.cu
Romero, M. (2016). Fabrication techno-créative à l’EspaceLab junior à Sainte-Foy Québec numérique. Available at http://www.quebecnumerique.com/espacelab/
Romero, M., Laferriere, T., & Power, T. M. (2016). The Move is On! From the Passive Multime-dia Learner to the Engaged Co-creator. eLearn, 2016 (3), 1.
Sanabria, J., & Romero, M. (2018). Competencias del siglo XXI en proyectos co-tecnocreativos. Revista Mexicana de Bachillerato a Distancia, 10(19), 10.
Tejeda, R. y Sánchez, P. (2012). La formación basada en competencias profesionales en los contextos universitarios. Ecuador: Mar Abierto.
Velázquez, K. y Santiesteban, E. (2017). Dicotomía entre habilidad y competencia. Opuntia Brava 9(1). Recuperado de http://opuntiabrava.ult.edu.cu
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Idania Paulina Velasquez Cañar , Karem Lilibeth Ramón Saraguro , Gladys María Chamba Yaguana, Merci Mariana Paltín Macas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.