Desenvolvimento de habilidades tecno-criativas em alunos de bacharelado enquanto aprendem matemática

Autores

  • Idania Paulina Velasquez Cañar Unidad Educativa Emiliano Ortega Espinoza
  • Karem Lilibeth Ramón Saraguro Unidad Educativa Fiscal Provincia de Loja
  • Gladys María Chamba Yaguana Unidad Educativa Fiscomisional Nuestra Señora del Rosario
  • Merci Mariana Paltín Macas Unidad Educativa Fiscomisional Nuestra Señora del Rosario

Palavras-chave:

competência, competência tecno-criativa, aprendizado, matemática  

Resumo

As competências exigidas dos cidadãos para assumir um papel ativo na sociedade atual são consideradas competências para o século XXI. Nesse sentido, este artigo oferece reflexões teóricas e metodológicas interessantes sobre o desenvolvimento de competências tecnocriativas no aluno de bacharelado durante o aprendizado de matemática. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo documental, por meio de um estado da arte sobre a formação por competências como estratégia educacional, com base em um procedimento heurístico e hermenêutico, com o objetivo de refletir sobre como desenvolver competências tecnocriativas durante a aprendizagem da matemática, a partir de seus referenciais e fundamentos teóricos e metodológicos, que permitem assumir o enfoque da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para sua implementação. Nesse sentido, as competências tecnocriativas foram consideradas transversais, que se configuram a partir da inter-relação, convergência e sinergia do uso das tecnologias digitais e da criatividade para a resolução de problemas no processo de aprendizagem da matemática no bacharelado, onde, para seu desenvolvimento, a abordagem PBL é sugerida aos professores como uma metodologia ativa que produz efeitos significativos.

 

Biografia do Autor

Idania Paulina Velasquez Cañar , Unidad Educativa Emiliano Ortega Espinoza

Máster Universitario en Formación del Profesorado de Educación Secundaria de Ecuador Especialidad Matemáticas; Magíster en Educación a Distancia.

Karem Lilibeth Ramón Saraguro , Unidad Educativa Fiscal Provincia de Loja

Maestra en Administración de la Educación; Ingeniera Agrícola Mención agroindustrial.

Gladys María Chamba Yaguana, Unidad Educativa Fiscomisional Nuestra Señora del Rosario

Máster Universitario en Competencias Docentes Avanzadas para Niveles de Educación Infantil, Primaria y Secundaria, Especialidad Matemáticas.

Merci Mariana Paltín Macas, Unidad Educativa Fiscomisional Nuestra Señora del Rosario

Licenciada en Ciencias de la Educación en la Especialidad de Físico Matemáticas.

Referências

Alonso, L. A., Carrera, P. D., Baquero, M. F., Salguero, A. X. y Rodríguez, Y. P. (2023). Método de aprendizaje móvil (M-Learning) en estudiantes universitarios basado en proyectos. Revista de Resultados Negativos Farmacéuticos 14 (3), pp. 2525-2532. https://www.pnrjoumal.com/index.php/home/article/view/8873

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Aguilar, V. (2022). La formación profesional de los estudiantes universitarios a través de las aulas invertidas. Revista Mendive, 20 (2). https://www.mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2781

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Olaya, J. (2020). Dimensiones del proceso de enseñanza – aprendizaje para la formación profesional. Revista Luz, (19) 2, p. 17-29, https://www.luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1032

Alonso, L. A., Gamboa, R. y Zaldívar, L. (2019). Formación de la competencia comunicativa profesional en los estudiantes de Ingeniería Mecánica en el contexto laboral. Formación y Calidad Educativa (REFCalE), 7 (2) 1-10. Acceso: 3/12/2019. Disponible en: http://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/2743/1820

Alonso, L. A., Larrea, J. J. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la formación de competencias profesionales en estudiantes universitarios mediante proyectos formativos. Revista Transformación, 16 (3). 418-434. http://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/e3366

Candolfi, N., Chan, M., & Rodríguez, B. (2019). Technological competences: A systematic re-view of the literature in 22 years of study. International Journal of Emerging Technologies in Learning (ijet), 14(04), 4-30. https://doi.org/10.3991/ijet.v14i04.9118

Cuny, J., Snyder, L., & Wing, J. (2010). Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress. https://www.cs.cmu.edu/link/research-notebook-computational-thinking-what-and-why.

Davidson, A.-L. & Naffi, N. (2019). Faire face à un futur incertain à travers les activités “maker”. Spectre, 47(1), novembre 2019, p.11-15.

Eggen, P., & Kauchak, D. (2015). Estrategias docentes. Enseñanza de contenidos curriculares y desarrollo de habilidades de pensamiento. México: Fondo de Cultura Económica.

Foro Económico Mundial (2016). The Future of Jobs. Global Challenge Insight Report. http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf

Machado, E. F., Montes de Oca, N. (2020). Competencias, currículo y aprendizaje en la universidad. Motivos para un debate: Antecedentes y discusiones conceptuales. Revista Transformación, 16 (1), 1-12. https://revistas.reduc.edu.cu/index.php/transformacion/article/view/2817/2969

OECD. (2019). OECD Skills Strategy 2019. Skills to Shape a Better Future. OECD Publishing, París. doi: http://dx.doi.org/10.1787/eag-2017-en.

Parra, J. F., Ramayo, Y. y Santiesteban, Y. (2017). Las competencias de dirección en educación. Una aproximación a su definición, estudio e interrelaciones en un contexto moderno, globalizado y complejo. Opuntia Brava 9(1). Recuperado de http://opuntiabrava.ult.edu.cu

Romero, M. (2016). Fabrication techno-créative à l’EspaceLab junior à Sainte-Foy Québec numérique. Available at http://www.quebecnumerique.com/espacelab/

Romero, M., Laferriere, T., & Power, T. M. (2016). The Move is On! From the Passive Multime-dia Learner to the Engaged Co-creator. eLearn, 2016 (3), 1.

Sanabria, J., & Romero, M. (2018). Competencias del siglo XXI en proyectos co-tecnocreativos. Revista Mexicana de Bachillerato a Distancia, 10(19), 10.

Tejeda, R. y Sánchez, P. (2012). La formación basada en competencias profesionales en los contextos universitarios. Ecuador: Mar Abierto.

Velázquez, K. y Santiesteban, E. (2017). Dicotomía entre habilidad y competencia. Opuntia Brava 9(1). Recuperado de http://opuntiabrava.ult.edu.cu

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Velasquez Cañar , . I. P., Ramón Saraguro , K. L. ., Chamba Yaguana, G. M. ., & Paltín Macas, M. M. . (2023). Desenvolvimento de habilidades tecno-criativas em alunos de bacharelado enquanto aprendem matemática . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 316–336. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1843

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)