A autorregulação emocional do aluno para a atenção aos alunos com manifestações de agressão.

Autores

  • Lismaida Agüero Rodríguez Universidad de Camagüey
  • María Jesús Hernández Carballé Universidad de Camagüey
  • Yoan Martínez López Universidad de Camaguey

Palavras-chave:

autorregulação emocional, manifestações de agressão, treinamento inicial

Resumo

As insuficiências na formação inicial dos futuros professores primários limitam a atenção aos educandos com manifestações de violência e afetam seu desempenho profissional. Por isso, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes das carreiras de Educação Infantil permite que o futuro professor se autorregule emocionalmente. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a efetividade de um programa de intervenção pedagógica, sustentado em um modelo de igual natureza, direcionado ao desenvolvimento da autorregulação emocional em estudantes da Licenciatura em Educação Primária para a atenção a educandos com manifestações de violência. A validação da proposta foi realizada por meio da aplicação do critério de especialistas com a utilização de uma variante do método Delphi, para o qual foi consultado o critério de especialistas de diversas origens, o que demonstrou a validade e pertinência da mesma ao favorecer a formação inicial desses estudantes no âmbito referido anteriormente.

Biografia do Autor

Lismaida Agüero Rodríguez , Universidad de Camagüey

Licenciada en Pedagogía. Máster en Ciencias de la Educación. Profesora Asistente, Departamento Licenciatura en Educación Primaria. Facultad de Ciencias Pedagógicas.

María Jesús Hernández Carballé , Universidad de Camagüey

Licenciada en Pedagogía. Doctora en Ciencias de la Educación. Profesor Titular. Departamento Licenciatura en Educación Primaria. Facultad de Ciencias Pedagógicas. 

Yoan Martínez López , Universidad de Camaguey

Licenciado en Ciencias de la Computación, Doctor en Ciencias Técnicas. Profesor Titular. Facultad de Informática y Ciencias Exactas, Universidad de Camagüey

Referências

Bell, R. (1997). Educación especial: Razones, visión actual y desafíos. Pueblo y Educación.

Bisquerra, R. (2020). Educación socioemocional y bienestar. Memorias del Quinto Congreso de Investigación en Habilidades Socioemocionales, Coaching y Talento (CIGETH-2020), Cuernavaca, México. https://cife.edu.mx/recursos

Bisquerra, R., y Pérez-Escoda, N. (2015). ¿Pueden las escalas Likert aumentar en sensibilidad? Reire, 8(2), 129-147.

Giné, C., & Duran, D. (2011). Les funcions del professor de suport en el marc d'una escola per a tots. ÀÁF Àmbits de Psicopedagogia i Orientació, (31), 13-17.

Campistrous, L., y Rizo, C. (2006). El criterio de expertos como método en la investigación educativa. Instituto Superior de Cultura Física “Manuel Fajardo”, La Habana, 1-31.

Colunga Santos, S. (2022). Pautas para la delimitación y empleo de los resultados científicos en la investigación educativa. Humanidades Médicas, 22(2), 207-232.

Colunga, S., y García, J. (2015). Descripción conceptual de la competencia de autonomía emocional. Primeras aproximaciones. Memorias de la XIII Conferencia Internacional de Ciencias de la Educación, La Habana, Cuba (pp. 4-6).

Colunga, S., y García, J. (2016). Intervención educativa para desarrollar competencias socioemocionales en la formación académica. Humanidades Médicas, 16(2), 317-335.

Fonseca Báez, O. (2023). Estrategia pedagógica para la formación cívico-tributaria en los educandos de Secundaria Básica. Didáctica y Educación, 14(1).

Machado Martínez, G., Rojas López, A. J., y Martínez Santiesteban, H. (2023). Los recursos tecnológicos digitales, su uso con conciencia tecnológica en la formación del bachiller: una aproximación teórica. Didáctica y Educación, 14(1).

Marulanda, Á. (2010). El desarrollo del autocontrol. Recuperado el 5 de mayo de 2011 de http://www.udea.edu.co/portal/page/portal/bibliotecaSedesDependencias/unidadesAcademicas/FacultadMedicina/BilbiotecaDiseno/Archivos/…/BoletinPrincipioActivo/81_la_agresividad_en_la_ninez.pdf

Ortega, L. (2002). Visión actual y perspectiva de la escuela para alumnos con trastorno de la conducta. CELAEE, La Habana, Cuba.

Pérez, J. (1980). Etapas del desarrollo y trastorno emocionales del niño. Edición Revolucionaria.

Suárez, N. T., Herrera, M. S., y Peláez, S. Y. G. (2022). Necesidad social de la regulación emocional en estudiantes al iniciar la práctica estomatológica. Humanidades Médicas, 22(2), 454-470.

Saiz, Y., Urquiza, W. y Fernández, E. (2023). Modelo de orientación profesional pedagógica hacia la Licenciatura en Educación Matemática en Preuniversitario. Didáctica y Educación, 14(1), 378–395. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1590

Tenorio, S. (2011). Formación inicial docente y necesidades educativas especiales. Estudios pedagógicos (Valdivia), 37(2), 249-265.

Ynerarity Castro, O. y Sánchez Sánchez, D. (2013). El enfoque humanista en la enseñanza de la matematica en la educación especial. Didáctica y Educación, 4(4), 229–236. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/207

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Agüero Rodríguez , L. ., Hernández Carballé , M. J. ., & Martínez López , Y. (2023). A autorregulação emocional do aluno para a atenção aos alunos com manifestações de agressão . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 312–325. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1787

Edição

Seção

Artículos

ARK