Pensamento crítico na pesquisa psicológica: legado e desafios na América Latina

Autores

  • Alberto Velázquez López Centro de Estudios Pedagógicos en la Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

pensamento crítico, pesquisa psicológica, criatividade

Resumo

O progresso do conhecimento humano ao longo da história tem se baseado na dialética em que sujeitos e objetos se inter-relacionam com base em pontos de vista, em abordagens que refletem a realidade à sua maneira, tudo isso condicionado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Dentro desses processos, a pesquisa psicológica tem procurado fornecer as respostas mais certas, porque, de tudo o que existe, são os seres humanos que exigem mais certeza. Isso gerou uma dialética na qual a subjetividade refletiu essas formas concretas de interpretação e

reflexão, dependendo do senso humanístico que cada um possui. Fazemos uma breve abordagem do papel do pensamento crítico no desenvolvimento da compreensão filosófica de seu lugar e papel dentro da pesquisa psicológica e algumas dívidas com a história latinoamericana e as funções da psicologia na era atual. Essa ciência é reconhecida como uma das que mais contribuíram para o conhecimento do pensamento crítico, mas, ao mesmo tempo, tem muito a fazer diante dos novos desafios do desenvolvimento social e da formação integral do psicólogo do século XXI.

Biografia do Autor

Alberto Velázquez López, Centro de Estudios Pedagógicos en la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Filosofía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Docente investigador 

 

Referências

- Díaz-Barriga, F. (2001). Habilidades de pensamiento crítico sobre contenidos históricos en alumnos de bachillerato Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 6, núm. 13, septiembre, Consejo Mexicano de Investigación Educativa, A.C. Distrito Federal, México. Freire, P. (1985). La importancia de leer y el proceso de liberación. Editorial Siglo XXI, México.

- Freire, P. (1985). Pedagogía del oprimido. México, Editorial Siglo XXI.

- Halpern, D. F. (2014). Thought and knowledge: An introduction to critical thinking. New York: Psychology Press.

- Herrera M., L. C. (2019): El pensamiento crítico en la investigación social. Cuadernos Nacionales Nº 25, 9-13, Junio-Diciembre.

- Martí, J. (1885). “Los indios en los Estados Unidos”. La Nación. Buenos Aires, diciembre 4 de 1885. Nueva York, octubre 25. Obras Completas, tomo 10, p. 323.

- Mitjáns-Martínez, A. (1995). Creatividad, personalidad y educación. Editorial Pueblo y Educación, La Habana.

- Robles, P. (2019). La formación del pensamiento crítico: habilidades básicas, características y modelos de aplicación en contextos innovadores. Rehuso, 4(2), 13-24. Recuperado de: https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Rehuso/article/view/1725)

- Sánchez-Dorantes, L. & Aguilar-Castillo, G. (2009) Experiencia educativa: Taller de habilidades de pensamiento crítico y creativo. En: Competencias para el desarrollo de las Habilidades de Pensamiento. Universidad Veracruzana Área de Formación Básica General.

- Tamayo A., O. E.; Zona, R.; Loaiza Z., Yasaldez-Eder (2015). El pensamiento crítico en la educación. Algunas categorías centrales en su estudio. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), vol. 11, núm. 2, julio-diciembre, pp. 111-133 Universidad de Caldas, Manizales, Colombia.

- Velázquez-López, A. & Martínez-Rubio, B, N, (2022). Pensamiento crítico: la pedagogía del siglo XXI. Universidad 2022, La Habana, Cuba. https://www.congresouniversidad.cu/event/xiii-taller-internacional-de-pedagogia-de-la-educacion-superior-ped-xiii-taller-internacional-de-pedagogia-de-la-educacion-superior-22/track/pensamiento-critico-la-pedagogia-del-siglo-xxi-1106

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Velázquez López, A. . (2023). Pensamento crítico na pesquisa psicológica: legado e desafios na América Latina . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 200–218. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1753

Edição

Seção

Artículos

ARK