Prevenção da saúde bucal baseada no fortalecimento educacional da medicina familiar e das unidades de cuidados primários
Palavras-chave:
Educação, prevenção, saúde bucalResumo
A novidade da pesquisa em saúde oral preventiva baseada no envolvimento multidisciplinar da medicina familiar e das unidades de cuidados primários reside na necessidade de abordar a saúde oral de uma perspectiva abrangente, envolvendo diferentes profissionais de saúde na prevenção e no tratamento de doenças orais. Embora esta idéia não seja nova, tornou-se mais relevante nos últimos anos devido à crescente prevalência das doenças orais e seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Além disso, foi demonstrado que a implementação de estratégias educacionais multidisciplinares na prevenção de doenças orais pode ter um impacto positivo na redução da prevalência de doenças orais e na melhoria da qualidade de vida da população, o que tem gerado um interesse crescente nesta abordagem por parte de pesquisadores e profissionais de saúde. A população é de pacientes que freqüentam a clínica de diagnóstico automatizado de triagem do ISSSTE na cidade de Chetumal, Quintana Roo, México. A amostra é um subconjunto representativo dessa população, 500 pacientes selecionados aleatoriamente que frequentaram a clínica nos últimos 6 meses e que foram diagnosticados com um problema de saúde bucal. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre este tópico pode contribuir para melhorar o processo de fortalecimento da saúde oral preventiva na instituição.
Referências
Álvarez Orozco, M. E., Camacho Robles, K. F., Arellano Enciso, A. E., Salgado Guadarrama, J. D. y Jaimes Cortés, D. (2018). Investigación sobre Educación para la Salud bucal en pacientes geriátricos en una población mexiquense. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
American Dental Association. (2020). ADA policy statement: oral health in the primary care setting. Journal of the American Dental Association, 151(7), 489-491.
Castañeda Guillot, C., Pacheco Consuegra, Y., & Cuesta Guerra, R. E. (2021). Implicaciones de la microbiota oral en la salud del sistema digestivo. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(Edición especial).
Chen, X., Tian, Y., & Shu, R. (2018). Coordination of oral health care in primary care: a scoping review. BMC oral health, 18(1), 1-11.
Cid, C., Jara, G., Oliveira, E. R. y Torres, C. (2017). Desigualdades en la accesibilidad y utilización de los servicios dentales en Chile. Revista Panamericana de Salud Pública, 41, e55. https://doi.org/10.26633/RPSP.2017.55
Dyer, T. A., Owens, J., Robinson, P. G., & White, S. (2019). Collaboration between medicine and dentistry for adult general medical inpatients with untreated dental conditions: a systematic review. BMJ Open, 9(5), e026531. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-026531
Espinoza Tumbaco, G. J., Gavilánez Villamarín, S. M., Armijos Moreta, J. F. y Santillán Molina, F. G. (2022). La educación para la salud de personas drogodependientes en procesos de rehabilitación para el cuidado de la salud bucal. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(1).
Flores-Ramos, M., Castillo-López, R., Ramos-Del Río, B., González-Pérez, G., Aguilar-Madrid, G. y Guzmán-Solís, K. (2019). Coordinación y trabajo en equipo para la mejora de la calidad de atención en el área de urgencias médicas. Revista Médica Del Hospital General De México, 82(3), 100-106. https://doi.org/10.24245/revmexhosp.v82i3.2089
Gamboa Graus, M. E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).
Gamboa Graus, M. E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador del currículo en la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(6), 195–211.
Gamboa Graus, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: didáctica y educación, 13(1), 341-366.
Jardim, J. G. P., Bittar, T. O. M., Lemos, C. A. A., & Garbin, C. A. S. (2018). Access to oral health services and dental care utilization among adults in a rural area of Brazil. Ciência & Saúde Coletiva, 23(4), 1193-1204. https://doi.org/10.1590/1413-81232018234.07712016
Manuel Benites, R. y Fonseca Díaz, M. G. (2019). Salud bucal en escolares de segundo año de educación básica del cantón Ambato. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(Edición especial).
Montiel-Company, J. M., Bellot-Arcís, C., Almerich-Silla, J. M., & Hernández-Morales, M. (2018). Collaboration between primary care and oral health teams: a report from Valencia, Spain. BMC Oral Health, 18(1), 97. https://doi.org/10.1186/s12903-018-0559-6
Mora Reyes, K. M., Santiesteban Almaguer, Y. y Gamboa Graus, M. E. (2020). El modo de actuación profesional médico del estudiante de medicina en formación inicial. Didasc@lia: didáctica y educación, 11(6), 271-295.
Moreira Samaniego, J. A., Gavilánez Villamarín, S. M., Armijos Moreta, J. F. y Méndez Neira, A. G. (2022). La calidad de vida relacionada con la salud bucal en la comarca Bombolí de la Ciudad de Santo Domingo de los Tsáchilas y la sensibilización en estudiantes de Odontología. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(1).
Morse, T. F., Brown, B., Kushniruk, A., & Jenicek, E. (2017). Follow-up after dental treatment in primary care settings: A systematic review. Journal of the American Dental Association, 148(10), 746-758.
Ortega Villacreses, E. R., Gómez Mejía, B. A. y Salame Ortiz, V. A. (2022). Los beneficios que aporta el aceite de coco a la salud bucal. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 10(Edición especial).
Raj, S., Waller, M., Hartmann, H. E., & Chalida, E. C. (2021). Challenges and Opportunities for Improving Oral Health in Developing Countries. Current Oral Health Reports, 1-12.
Wu, S. Y., Green, A., Krishnan, S., & Racial and Ethnic Approaches to Community Health Across the U.S. (REACH U.S.) Risk Factor Survey Workgroup. (2019). Dental care access and diabetes management in community health centers. Journal of Immigrant and Minority Health, 21(6), 1231-1238. https://doi.org/10.1007/s10903-019-00874-5
Zanatta, F. B., Ardenghi, T. M., Antoniazzi, R. P., & Pinto, T. M. (2019). Oral health knowledge and behaviors of individuals living in a Brazilian urban slum. Brazilian oral research, 33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Miguel Antonio Santamaría Palomo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.