Escolas de educação familiar para aprimorar a educação e o treinamento vocacional no nível primário.

Autores

  • Diana María Pérez Lara Centro Universitario Municipal Santa Cruz del Sur. Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz
  • Lisdanay Hernández Rivera Centro Universitario Municipal Santa Cruz del Sur. Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz
  • Edaime Romero Guerra Escuela Primaria Ignacio Agramonte Loynaz

Palavras-chave:

educação familiar, relação pais-escola, orientação profissional

Resumo

Trabalhar com a formação profissional pedagógica é, sem dúvida, uma das prioridades da educação cubana na atualidade; no entanto, os pais relutam em encaminhar seus filhos para carreiras com perfil pedagógico, razão pela qual este artigo tem como objetivo refletir sobre as escolas de educação familiar como forma de fortalecer a formação profissional pedagógica dos alunos da quarta série do ensino fundamental a partir do contexto familiar, para o que foram aplicados métodos teóricos, como a lógica histórica e a análise e síntese empírica: Com base na observação, na entrevista e na pesquisa, foi realizado um préexperimento para verificar a eficácia das escolas de educação familiar; o principal resultado foi a sensibilização das famílias para as carreiras pedagógicas e a motivação de seus filhos para elas

 

Biografia do Autor

Diana María Pérez Lara, Centro Universitario Municipal Santa Cruz del Sur. Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz

Licenciada en Educación, Especialidad Educación Primaria, Máster en Ciencias de la Educación, Doctora en Ciencias de la Educación, profesora Auxiliar.

Lisdanay Hernández Rivera , Centro Universitario Municipal Santa Cruz del Sur. Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz

Estudiante de la carrera Educación Primaria.

Edaime Romero Guerra , Escuela Primaria Ignacio Agramonte Loynaz

Licenciada en Educación, especialidad de Educación Primaria, Máster en Ciencias de la Educación.

Referências

Alarcón, Y. (2020). Orientación a las familias del niño de cero a dos años de vida y necesidad educativa sensorial de tipo auditiva. [Tesis de doctorado inédita]. Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey.

Arés, P. (2012, 15 de mayo). ¿Familia Cubana en trance? Entrevista realizada por Idania Trujillo de la Paz. Día Internacional de las familias. CUBAHORA. http//www.cubahora.cu/sociedad/familia-cuba-en- trance

Borrero, E. M. (2018). La orientación a las familias en función de las relaciones de género entre adolescentes de la secundaria básica. [Tesis de doctorado inédita]. Universidad de Granma. Granma.

Cámbara, M., Espinosa T., Jiménez S. D., Bagarotti Y. C., Figueredo, Y. y Jiménez, O. (2017). Sistema de actividades para favorecer la motivación pedagógica en los estudiantes de 6to grado de primaria. Ciencia & Futuro, 6(2), 88-107.

Castro, P. L., Castillo, S., Núñez, E. y Padrón, A. R. (2005). Familia y escuela. El trabajo con las familias en el sistema educativo. Pueblo y Educación.

Comisión Económica para América latina y el Caribe (CEPAL). 2016. Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible. Una oportunidad para América Latina y el Caribe. Naciones Unidas. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40155/24/S1801141_es.pdf Agenda 2030

Chávez, J. A. (1992). Del ideario pedagógico de José de la Luz y Caballero (1800-1862). Pueblo y Educación.

Díaz, M. F. (2021). Programa para la Orientación Profesional Pedagógica a estudiantes de Secundaria Básica. Joven Educador Revista Electrónica Científico Pedagógica, 37, 79-90.

Espinosa, T., R. L. Villanueva, J. y Rodríguez, Y. (2018). Papel del maestro en la formación vocacional y orientación profesional en la educación primaria. ROCA, 14(3), 85-96.

Gamboa Graus, M. E. (2019). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.

García, A., Pérez, R. y Medina, A. (2019). La formación permanente del profesorado ecuatoriano para la orientación familiar en el contexto de la relación escuela familias. Luz, 18(1), 24-37.

Guerrero, J. M. (2009). Sistema de actividades para fortalecer la orientación profesional pedagógica de los estudiantes de 4to año de contabilidad del IPE Raúl Rodríguez Moreno de Santa Cruz del Sur. [Tesis de maestría]. Instituto Superior Pedagógico José Martí. Camagüey.

González L. A. (2012). La Formación Vocacional Pedagógica en la escuela primaria. Mendive, 10(40), 90-97.

Guzmán, R., Soñora, H., Arnaiz, M de los A. y Pérez, Y. (2021). La reparación de los docentes en la formación vocacional pedagógica. Revista Científica de FAREM-Estelí, 37, 148-167.

Liza, Y. (2020). Escuelas de educación familiar para fortalecer el estudio individual en los educandos primarios. [Tesis doctoral]. Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey.

Luz y Caballero, J. (1952). Escritos educativos. T.I. Editorial de la Universidad de la Habana.

Martí, J. (1975). Obras Completas. T.8. Editora Ciencias Sociales.

Ministerio de Educación. (2019). Resolución no. 289 /2019. Reglamento de la formación y desarrollo de la fuerza de trabajo calificada del nivel medio, con la participación de los organismos y entidades. La Habana.

Ministerio de Educación. (2013). Las escuelas de educación familiar. Pueblo y Educación.

Pérez, D. M. (2021). La orientación familiar para potenciar el estudio individual en los educandos primarios. [Tesis de doctorado inédita]. Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz. Camagüey.

Terrero W., Toledo, M., y Rodríguez, R. (2014). La formación vocacional y la orientación profesional para la carrera pedagógica, Especialidad Agropecuaria. Un procedimiento metodológico para la preparación del profesor de preuniversitario. Conrado, 10(45), 90-97.

Varela, F. (1992). Miscelánea filosófica. Pueblo y Educación.

Varona, E. J. (1962). Trabajos sobre educación y enseñanza. Comisión Nacional Cubana de la UNESCO.

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Pérez Lara, D. M., Hernández Rivera , L. ., & Romero Guerra , E. . (2023). Escolas de educação familiar para aprimorar a educação e o treinamento vocacional no nível primário . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 125–153. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1614

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)