Leitura. Uma forma de reforçar a identidade nacional no treinamento de profissionais.

Autores

  • Maribel Torres Raventó Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz
  • Lilia María Muñoz Muñoz Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, Camagüey
  • Luis Ortiz Hernández Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte y Loynaz

Palavras-chave:

leitura, identidade, identidade nacional

Resumo

O trabalho tenta abordar as possibilidades de leitura para o reforço da identidade nacional, a fim de elevar a formação de valores, o nível de conhecimento e o grau de participação dos alunos no desenvolvimento da profissão vinculada aos processos sociais enfrentados pelos alunos cubanos. Como melhorar o processo de leitura para o reforço da identidade nacional em termos de desempenho profissional? O objetivo é disseminar experiências que permitam uma abordagem da leitura à identidade nacional. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos, foi aplicada uma análise comparativa ao material e os resultados obtidos mostram insuficiências na conscientização e na cultura de valores com ênfase na identidade nacional.

 

Biografia do Autor

Lilia María Muñoz Muñoz, Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, Camagüey

Licenciada en Educación, especialidad Español-Literatura. Máster en Cultura Latinoamericana. Profesora Auxiliar, investigadora

Luis Ortiz Hernández, Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte y Loynaz

Licenciado en Educación, especialidad Historia y Marxismo. Doctor en Ciencias Históricas. Profesor Titular e investigador

Referências

Cárdenas, J. C. (2022). Estrategias de lectura digital en los estudiantes de la universidad de Cuenca. En: Fierro, B. y Angela G. Las disciplinas humanísticas frente a los desafíos del mundo actual T.II. Lengua y Literatura. Matanzas, Cuba: UM.

Casaus, V. (1996). Memoria e identidad. La Gaceta de Cuba (5), 52- 53.

Cassany, D. (2006). Tras las líneas. Anagrama.

Castro, F. (1999, 30 de junio). Discurso pronunciado en la Universidad Estatal de Río de Janeiro.

de la Torre, C. (1997). La identidad nacional del cubano. Logros y encrucijadas de un proyecto. Revista Latinoamericana de Psicología, 223-241. https://www.redalyc.org/pdf/805/80529201.pdf

Díaz, H. (2008). A propósito del conocimiento de la historia como componente esencial de la cultura general e integral de todo educador. Tabloide formación de valores. Pueblo y Educación.

Domínguez, I. (2019). La lectura de textos en formato digital. http://www.cict.umcc.cu.

Flotts, M. Manzi, J., Pilar, P., Carrasco, M., Zambra, C., Abarzúa, A. (2016). UNESCO. Aportes para la enseñanza de la lectura. https://unesdoc.unesco.org

García, M. y Baeza, C. (1996). Modelo teórico para la identidad cultural. La Habana, Cuba: Centro de investigación y desarrollo de la cultura cubana “Juan Marinello”.

Guevara, E. (1965). Carta de despedida a sus padres. En Epistolario de un tiempo. Cartas1947- 1967. Centro de estudios “Ernesto che Guevara”.

Hernández, J. (2011). Introducción al estudio del análisis literario. Pueblo y Educación.

Hernández, R. (1996). La historia y su enseñanza en la concepción martiana de identidad. http://www.perfiles.cult.cu/articulos/factores_cubanidad.pdf

Henríquez, M. y Monserrate, F. (2020). Hábitos de lectura en alumnos universitarios de la carrera Educación. Revistas Cognosis, 5(2), https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/2201/2580

Mora, D. y Suárez, D. (2019). El tratamiento de la lectura oral en idioma español en la educación superior. Ciencia e innovación Tecnológica. Volumen XIII,

http://www.edocunob.edu.cu

Pérez, V; Baute, M. y Luque, M. (2018). El hábito de lectura, una necesidad impostergable en el estudiante de ciencias de la educación. Universidad y sociedad. 10(3), 180-189 http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v10n3/2218-3620-rus-10-03-180.pdf

Pogolotti, G (2010, 5 de febrero). Para dialogar con los jóvenes. Juventud Rebelde, 2.

Pogolotti, G. (2021, 12 de diciembre). Caminos de identidad. http://www.cubadebate.cu/opinion/2021/12/12/caminos-de-la-identidad/

Rivas, R. (2005, 8 de octubre). Caballero sin miedo y sin tacha. Granma, 3.

Roméu, A. (2013). Didáctica de la enseñanza del español y la literatura. Pueblo y Educación.

Sánchez, M. y Dalama, J. (2012). Identidad cultural latinoamericana desde la perspectiva de José Martí. Contribuciones a las Ciencias Sociales, https://www.eumed.net/rev/cccss/20/sgdb.html

Ubieta, E. (1993). Ensayo sobre identidad. Letras Cubanas.

Ubieta, E. (19 de octubre de 2017). La identidad de una nación no se detiene en el tiempo.

. http://www.lajiribilla.cu

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Torres Raventó, M., Muñoz Muñoz, L. M., & Ortiz Hernández, L. . (2023). Leitura. Uma forma de reforçar a identidade nacional no treinamento de profissionais. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 87–100. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1605

Edição

Seção

Artículos

ARK