História local e formação de profissionais de serviço: uma abordagem pedagógica inovadora e profissionalizada.

Autores

  • Yanko Hernández Cruz Universidad de Matanzas
  • Lissette Jiménez Sánchez Universidad de Matanzas

Palavras-chave:

abordagem didática inovadora, treinamento de profissionais de serviço, história local

Resumo

A abordagem didática inovadora e profissionalizada da história local na formação de profissionais de serviço é o resultado científico da tese de doutorado em Ciências da

Educação "A profissionalização da história local na Educação Técnica e Profissional", (2021), derivada do projeto "História local para promover Matanzas". Programa educacional para as escolas da CHU na cidade de Matanzas" (2017-2020) da Universidade de Matanzas, associado ao Programa Nacional de Educação "Problemas atuais do Sistema Educacional Cubano". Perspectivas de desenvolvimento". Ela responde à situação problemática: no processo ensino-aprendizagem na formação do profissional de Serviços, a história dos ofícios e profissões não está inserida na história nacional ou local, a profissionalização do conteúdo histórico não é assumida, o que denota uma falta de integração entre: tendências historiográficas, a didática da História, a pedagogia profissional. Os resultados de sua implementação e a avaliação de seu impacto mostram as realizações demonstradas e a avaliação positiva dos beneficiários. Seu impacto social é considerado com base nos serviços prestados em termos de informação, treinamento e aconselhamento a gerentes e professores, e até mesmo a outros setores da sociedade.

Biografia do Autor

Yanko Hernández Cruz, Universidad de Matanzas

Licenciado en Educación, especialidad Profesor General Integral de Secundaria Básica. Máster en Educación, mención Educación Técnica y Profesional. Doctor en Ciencias de la Educación y Profesor Titular. Vicepresidente primero de la Filial Matanzas de la Unión de Historiadores de Cuba y Presidente del Consejo Provincial de Ciencias Sociales y humanísticas del CITMA.

Lissette Jiménez Sánchez, Universidad de Matanzas

Licenciada en Filosofía Marxista-Leninista. Máster en Didáctica de la Historia. Doctora en Ciencias Pedagógicas y Profesora Titular. Responsable de Posgrado. Vicepresidenta Nacional de la Unión de Historiadores de Cuba.

Referências

Addine Fernández, F. et al. (1999). Didáctica y optimización del proceso de enseñanza-aprendizaje. La Habana (soporte digital).

Addine Fernández, F. (2002a). Modelo para el diseño de las relaciones interdisciplinarias en la formación del profesional de perfil amplio. La Habana (soporte digital).

Addine Fernández, F. (2002b). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En: Compendio de Pedagogía. (pp. 80-101). Pueblo y Educación.

Addine Fernández, F. (2004). La interacción: núcleo de las relaciones interdisciplinarias en la formación de profesionales de perfil amplio. Una propuesta. La Habana (soporte digital).

Addine Fernández, F. (2007). Didáctica: teoría y práctica. Pueblo y Educación.

Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.

Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

González, M. y Gamboa, M.E. (2020). Sistema de acciones para captar información en Oficina Nacional de Estadística e Información del municipio Manatí. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(2), 168-192.

Hernández, Y. (2020). La profesionalización de la historia local en la Educación Técnica y Profesional. [Tesis Doctoral. Universidad de Matanzas. Matanzas].

Hernández, Y., Jiménez, L. y Hernández, T. (2021). Enfoque didáctico innovador y profesionalizado de la historia local en la formación del profesional de los Servicios en la Educación Técnica y Profesional matancera. Premio CITMA Territorial.

Lage, A. (2021). La ciencia y sus nuevas responsabilidades. Cubadebate.

Reyes, J. I. (2009). La Didáctica de la Historia Social Integral. Principales presupuestos teóricos y metodológicos. Conferencia sobre Didáctica de la Historia en la ENAH. México.

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Hernández Cruz, Y., & Jiménez Sánchez, L. . (2023). História local e formação de profissionais de serviço: uma abordagem pedagógica inovadora e profissionalizada . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 327–339. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1586 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK