História local e formação de profissionais de serviço: uma abordagem pedagógica inovadora e profissionalizada.
Palavras-chave:
abordagem didática inovadora, treinamento de profissionais de serviço, história localResumo
A abordagem didática inovadora e profissionalizada da história local na formação de profissionais de serviço é o resultado científico da tese de doutorado em Ciências da
Educação "A profissionalização da história local na Educação Técnica e Profissional", (2021), derivada do projeto "História local para promover Matanzas". Programa educacional para as escolas da CHU na cidade de Matanzas" (2017-2020) da Universidade de Matanzas, associado ao Programa Nacional de Educação "Problemas atuais do Sistema Educacional Cubano". Perspectivas de desenvolvimento". Ela responde à situação problemática: no processo ensino-aprendizagem na formação do profissional de Serviços, a história dos ofícios e profissões não está inserida na história nacional ou local, a profissionalização do conteúdo histórico não é assumida, o que denota uma falta de integração entre: tendências historiográficas, a didática da História, a pedagogia profissional. Os resultados de sua implementação e a avaliação de seu impacto mostram as realizações demonstradas e a avaliação positiva dos beneficiários. Seu impacto social é considerado com base nos serviços prestados em termos de informação, treinamento e aconselhamento a gerentes e professores, e até mesmo a outros setores da sociedade.
Referências
Addine Fernández, F. et al. (1999). Didáctica y optimización del proceso de enseñanza-aprendizaje. La Habana (soporte digital).
Addine Fernández, F. (2002a). Modelo para el diseño de las relaciones interdisciplinarias en la formación del profesional de perfil amplio. La Habana (soporte digital).
Addine Fernández, F. (2002b). Principios para la dirección del proceso pedagógico. En: Compendio de Pedagogía. (pp. 80-101). Pueblo y Educación.
Addine Fernández, F. (2004). La interacción: núcleo de las relaciones interdisciplinarias en la formación de profesionales de perfil amplio. Una propuesta. La Habana (soporte digital).
Addine Fernández, F. (2007). Didáctica: teoría y práctica. Pueblo y Educación.
Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.
Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
González, M. y Gamboa, M.E. (2020). Sistema de acciones para captar información en Oficina Nacional de Estadística e Información del municipio Manatí. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(2), 168-192.
Hernández, Y. (2020). La profesionalización de la historia local en la Educación Técnica y Profesional. [Tesis Doctoral. Universidad de Matanzas. Matanzas].
Hernández, Y., Jiménez, L. y Hernández, T. (2021). Enfoque didáctico innovador y profesionalizado de la historia local en la formación del profesional de los Servicios en la Educación Técnica y Profesional matancera. Premio CITMA Territorial.
Lage, A. (2021). La ciencia y sus nuevas responsabilidades. Cubadebate.
Reyes, J. I. (2009). La Didáctica de la Historia Social Integral. Principales presupuestos teóricos y metodológicos. Conferencia sobre Didáctica de la Historia en la ENAH. México.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-30 (2)
- 2023-01-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Yanko Hernández Cruz, Lissette Jiménez Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.