Impactos do curso de pós-graduação no Centro Universitário Municipal de Majibacoa e sua contribuição para o desenvolvimento local

Autores

  • Jorge Velázquez Peña Centro Universitario Municipal Majibacoa, LasTunas
  • Arturo Marrero Tamayo Centro Universitario Municipal Majibacoa, Las Tunas
  • Vilma Velázquez Ortega Centro Universitario Municipal Majibacoa, Las Tunas

Palavras-chave:

Centro Universitário Municipal, estudos de pós-graduação, desenvolvimento local

Resumo

Este trabalho contribuiu para o desenvolvimento local do território através da gestão dos estudos de pós-graduação no Centro Universitário Municipal de Majibacoa, onde foi concebido como um processo cíclico para tornar a gestão efetiva e relevante, incluiu as seguintes etapas: caracterização das entidades e organizações prioritárias do território, quantificação do potencial dos profissionais, determinação das necessidades de treinamento, concepção do plano de pós-graduação e seu desenvolvimento, avaliação do impacto dos programas de pós-graduação e feedback contínuo com as necessidades de treinamento. A pesquisa considerou os resultados obtidos no diagnóstico das necessidades de treinamento e o impacto da atividade de pós-graduação realizada no período 2018-2020. 

Biografia do Autor

Jorge Velázquez Peña, Centro Universitario Municipal Majibacoa, LasTunas

Licenciado en Educación, especialidad Lenguas Extranjeras (Inglés). Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Auxiliar

Arturo Marrero Tamayo, Centro Universitario Municipal Majibacoa, Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Informática, Profesor Asistente

Vilma Velázquez Ortega, Centro Universitario Municipal Majibacoa, Las Tunas

Licenciada en Educación, especialidad Preescolar. Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Auxiliar

Referências

Arocena, J. (1997). Globalización, integración y desarrollo local. Apuntes para la elaboración de un marco conceptual. Persona y Sociedad, ILADES, 1-13.

Boisier, S. (2001). Desarrollo (Local): ¿De qué estamos hablando? En Transformaciones globales, Instituciones y Políticas de desarrollo local. Editorial Homo Sapiens.

Caballero, M. y M. Yordi, (2004). El trabajo comunitario: alternativa cubana para el desarrollo social. Ácana.

Concepción Toledo, D. (2020). El postgrado: aspecto clave para los proyectos de desarrollo local en el vínculo universidad – empresa. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000500272

Manual de Valencia. (2017). Manual Iberoamericano de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico. Observatorio Iberoamericano de la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (OCTS-OEI). Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología (RICYT)

Ministerio de Educación Superior (MES). (2004). Reglamento de la Educación de Postgrado de la República de Cuba. Félix Varela.

Ministerio de Educación Superior (2013). Objetivos de trabajo 2013 y hasta el 2016. Editorial Poligráfica Félix Varela.

Núñez Jover, J. et al. (2006). La gestión del conocimiento, la ciencia, la tecnología y la innovación en la Nueva Universidad: Una aproximación conceptual. [CD] Memorias “Universidad 2006”. La Habana, MES.

PNUD. (2009). Informe sobre Desarrollo Humano 2009. https://hdr.undp.org/system/files/documents//informe-sobre-desarrollo-humano-2009-resumo-espanol.informe-sobre-desarrollo-humano-2009-resumo-espanol

Zerate, R. y Artesi, L. (2007). Ciudadanía, territorio y desarrollo endógeno: resistencias y mediaciones de las políticas locales en las encrucijadas del neoliberalismo. Biblos.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Velázquez Peña, J. ., Marrero Tamayo, A. ., & Velázquez Ortega, V. . (2022). Impactos do curso de pós-graduação no Centro Universitário Municipal de Majibacoa e sua contribuição para o desenvolvimento local . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(5), 241–254. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1535

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)