Estratégia didática para desenvolver a comunicação oral entre professores e alunos no sexto ano da Educação Básica Geral.

Autores

Palavras-chave:

comunicação oral, Educação Básica Geral, estratégia didática, professor, estudante.

Resumo

A expressão oral é uma qualidade essencial que deve ser desenvolvida a fim de alcançar melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes, permitindolhes, como parte de sua educação geral básica, expressar-se corretamente e fluentemente, defender seus pontos de vista e convicções e ampliar seus conhecimentos científicos e cultura geral de forma sistemática, a fim de enfrentar o mundo do trabalho em constante mudança no futuro. Este artigo propõe uma estratégia didática para desenvolver habilidades de comunicação oral entre professores e alunos no sexto ano da Educação Básica Geral, expressando como novidade científica o estabelecimento de uma dinâmica que vincula o conteúdo associado à comunicação oral, baseada na unidade das ações instrucionais e educacionais desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos do ensino em conexão com o mundo do trabalho. Ela constitui um resultado científico derivado de um projeto de pesquisa. Um tipo qualitativo e descritivo de pesquisa é realizado utilizando os métodos de análise, síntese, indução, dedução, revisão da literatura científica, observação e a abordagem do sistema. A proposta pode ser generalizada em nível nacional e internacional com adaptações e de forma flexível de acordo com as características do currículo deste nível educacional existente em cada contexto de treinamento.

Biografia do Autor

Jennifer Estefanía Cevallos Tuárez, Maestra de Educación Básica, Ecuador

Estudiante de Posgrado. Maestría Académica con Trayectoria de Investigación en Educación Mención Comunicación Educativa.

Referências

Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la obtención de resultados científicos en una tesis de maestría en pedagogía profesional. Revista de Formación y Calidad Educativa, 8 (2). http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3220

Alonso, L., Gamboa, R. y Zaldívar, L. (2019). Formación de la competencia comunicativa profesional en los estudiantes de Ingeniería Mecánica en el contexto laboral. Revista Formación y Calidad Educativa 7 (2), 13-32. http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/2993

Artola, E., Alonso, L. y Martínez, O. (2019). El desarrollo de la expresión oral desde la formación laboral de los estudiantes del oficio en Peluquería. Revista Luz, 18 (2), 16-29. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/945

Castillo, C. (2012). Recursos para una eficiente expresión oral. https://sites.google.com/site/ccastillocecytemi/.htm

Castrejón, F. (2017). Programa escuhen mi voz en la expresión oral. (Tesis de inédita de maestría). Universidad César Vallejo, Lima, Perú

Cruz, Y. (2013). El tratamiento del léxico en función del desarrollo de la competencia comunicativa del docente en formación de la carrera de Humanidades. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero, Cuba

Escobar, A. R. (2013). Propuesta didáctica basada en el enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural para la enseñanza del discurso como objeto complejo. http://www.varona.rimed.cu/varona

Gámez Avila, Y., Mora, D., y Batista, M. G. . (2022). Tratamiento de la lectura expresiva en la Educación Secundaria Básica. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, 13 (3), 85–102. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1373

Garrán, S. M. y Garrán, M. (2017). Expresión y comunicación oral. Actividades para el desarrollo de la expresión oral. Estudios Hispánicos, 21 (2), 47-66. http://www.dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6301232

Gómez, J. F., Restrepo, J. E., y Díaz, C. (2021). Relación entre la disposición para comunicarse en inglés, el uso de estrategias de comunicación oral y el temor a la evaluación negativa en estudiantes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 39 (2), 411–425. https://doi.org/10.6018/rie.426741

González, J., Jornet, J. M. y Bakieva, M. (2013). Consideraciones

metodológicas sobre la evaluación de la competencia oral en L2. Revista de Investigación Educativa, 15 (3), 1-20. http://www.redie.uabc.mx/vol15no3/contenido-glez-jornet.html

Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf

Hernández, J. (2012). Estrategia Metodológica para el desarrollo de la habilidad expresión oral con función transaccional e interaccional en el español como segunda lengua. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciego de Ávila, Cuba.

León, M. (2017). Aplicación del aprendizaje móvil para mejorar la interacción oral de estudiantes de Español como Lengua Extranjera. (Tesis inédita de doctorado). Universidad Nacional de Colombia, Colombia

Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2016). Acuerdo MINEDUC-ME-2016-00020-a: Currículos de Educación General Básica para los subniveles de Preparatoria, Elemental, Media y Superior; y, el currículo de nivel de Bachillerato General Unificado, con sus respectivas cargas horarias. https://educacion.gob.ec/

Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2018). El perfil de salida de los estudiantes de la Educación General Básica. https://educacion.gob.ec/

Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2019). Educación General Básica. Currículo de las Niveles de Educación Obligatoria. https://educacion.gob.ec/

Oramas, G. (2015). El desarrollo de la comunicación oral en los estudiantes del curso de nivel medio superior de Español- Literatura. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Villa Clara, Cuba.

Rodríguez, K. (2017). Tareas docentes para favorecer la expresión oral en estudiantes de Preuniversitario. (Tesis de diploma). Universidad de Holguín, Cuba

Roldán, E. (2017). La competencia comunicativa y la expresión oral. Documentos lingüísticos y literarios UACH. http://www.humanidades.uach.cl/documentos_linguisticos/document.php?id=52

Sevillano, T. (2011). Sistema de talleres para el desarrollo de la comunicación oral de los estudiantes del primer año de la carrera Español – Literatura. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, Cuba.

Velásquez, H. (2016). Cualidades y características de la expresión oral. https://es.slideshare.net/mobile/kingjohnny91/cualidades-y-caractersticas-de-la-expresin-escrita-36214909

Velásquez, H. (2016). Cualidades y características de la expresión oral. https://es.slideshare.net/mobile/kingjohnny91/cualidades-y-caractersticas-de-la-expresin-escrita-36214909

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Cevallos Tuárez, J. E. . (2022). Estratégia didática para desenvolver a comunicação oral entre professores e alunos no sexto ano da Educação Básica Geral . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(4), 341–361. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1518

Edição

Seção

Artículos

ARK