Estratégia didática para desenvolver a comunicação oral entre professores e alunos no sexto ano da Educação Básica Geral.
Palavras-chave:
comunicação oral, Educação Básica Geral, estratégia didática, professor, estudante.Resumo
A expressão oral é uma qualidade essencial que deve ser desenvolvida a fim de alcançar melhorias no desempenho acadêmico dos estudantes, permitindolhes, como parte de sua educação geral básica, expressar-se corretamente e fluentemente, defender seus pontos de vista e convicções e ampliar seus conhecimentos científicos e cultura geral de forma sistemática, a fim de enfrentar o mundo do trabalho em constante mudança no futuro. Este artigo propõe uma estratégia didática para desenvolver habilidades de comunicação oral entre professores e alunos no sexto ano da Educação Básica Geral, expressando como novidade científica o estabelecimento de uma dinâmica que vincula o conteúdo associado à comunicação oral, baseada na unidade das ações instrucionais e educacionais desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos do ensino em conexão com o mundo do trabalho. Ela constitui um resultado científico derivado de um projeto de pesquisa. Um tipo qualitativo e descritivo de pesquisa é realizado utilizando os métodos de análise, síntese, indução, dedução, revisão da literatura científica, observação e a abordagem do sistema. A proposta pode ser generalizada em nível nacional e internacional com adaptações e de forma flexível de acordo com as características do currículo deste nível educacional existente em cada contexto de treinamento.
Referências
Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Moya, C. A. (2020). Metodología para la obtención de resultados científicos en una tesis de maestría en pedagogía profesional. Revista de Formación y Calidad Educativa, 8 (2). http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3220
Alonso, L., Gamboa, R. y Zaldívar, L. (2019). Formación de la competencia comunicativa profesional en los estudiantes de Ingeniería Mecánica en el contexto laboral. Revista Formación y Calidad Educativa 7 (2), 13-32. http://www.refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/2993
Artola, E., Alonso, L. y Martínez, O. (2019). El desarrollo de la expresión oral desde la formación laboral de los estudiantes del oficio en Peluquería. Revista Luz, 18 (2), 16-29. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/945
Castillo, C. (2012). Recursos para una eficiente expresión oral. https://sites.google.com/site/ccastillocecytemi/.htm
Castrejón, F. (2017). Programa escuhen mi voz en la expresión oral. (Tesis de inédita de maestría). Universidad César Vallejo, Lima, Perú
Cruz, Y. (2013). El tratamiento del léxico en función del desarrollo de la competencia comunicativa del docente en formación de la carrera de Humanidades. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero, Cuba
Escobar, A. R. (2013). Propuesta didáctica basada en el enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural para la enseñanza del discurso como objeto complejo. http://www.varona.rimed.cu/varona
Gámez Avila, Y., Mora, D., y Batista, M. G. . (2022). Tratamiento de la lectura expresiva en la Educación Secundaria Básica. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, 13 (3), 85–102. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1373
Garrán, S. M. y Garrán, M. (2017). Expresión y comunicación oral. Actividades para el desarrollo de la expresión oral. Estudios Hispánicos, 21 (2), 47-66. http://www.dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6301232
Gómez, J. F., Restrepo, J. E., y Díaz, C. (2021). Relación entre la disposición para comunicarse en inglés, el uso de estrategias de comunicación oral y el temor a la evaluación negativa en estudiantes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 39 (2), 411–425. https://doi.org/10.6018/rie.426741
González, J., Jornet, J. M. y Bakieva, M. (2013). Consideraciones
metodológicas sobre la evaluación de la competencia oral en L2. Revista de Investigación Educativa, 15 (3), 1-20. http://www.redie.uabc.mx/vol15no3/contenido-glez-jornet.html
Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf
Hernández, J. (2012). Estrategia Metodológica para el desarrollo de la habilidad expresión oral con función transaccional e interaccional en el español como segunda lengua. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciego de Ávila, Cuba.
León, M. (2017). Aplicación del aprendizaje móvil para mejorar la interacción oral de estudiantes de Español como Lengua Extranjera. (Tesis inédita de doctorado). Universidad Nacional de Colombia, Colombia
Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2016). Acuerdo MINEDUC-ME-2016-00020-a: Currículos de Educación General Básica para los subniveles de Preparatoria, Elemental, Media y Superior; y, el currículo de nivel de Bachillerato General Unificado, con sus respectivas cargas horarias. https://educacion.gob.ec/
Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2018). El perfil de salida de los estudiantes de la Educación General Básica. https://educacion.gob.ec/
Ministerio de Educación del Ecuador MEE (2019). Educación General Básica. Currículo de las Niveles de Educación Obligatoria. https://educacion.gob.ec/
Oramas, G. (2015). El desarrollo de la comunicación oral en los estudiantes del curso de nivel medio superior de Español- Literatura. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Villa Clara, Cuba.
Rodríguez, K. (2017). Tareas docentes para favorecer la expresión oral en estudiantes de Preuniversitario. (Tesis de diploma). Universidad de Holguín, Cuba
Roldán, E. (2017). La competencia comunicativa y la expresión oral. Documentos lingüísticos y literarios UACH. http://www.humanidades.uach.cl/documentos_linguisticos/document.php?id=52
Sevillano, T. (2011). Sistema de talleres para el desarrollo de la comunicación oral de los estudiantes del primer año de la carrera Español – Literatura. (Tesis inédita de maestría). Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, Cuba.
Velásquez, H. (2016). Cualidades y características de la expresión oral. https://es.slideshare.net/mobile/kingjohnny91/cualidades-y-caractersticas-de-la-expresin-escrita-36214909
Velásquez, H. (2016). Cualidades y características de la expresión oral. https://es.slideshare.net/mobile/kingjohnny91/cualidades-y-caractersticas-de-la-expresin-escrita-36214909
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Jennifer Estefanía Cevallos Tuárez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.