Ferramentas corretivascompensatórias e estratégias para o tratamento de distúrbios comportamentais: um desafio para os estudantes de graduação do ensino fundamental.
Palavras-chave:
ferramentas, remediação, compensação, distúrbios comportamentaisResumo
O artigo resume uma proposta psicopedagógica para garantir a atenção educacional que deve ser dada às crianças em idade escolar com distúrbios comportamentais, pois este problema constitui um desafio e uma necessidade teórica e metodológica para os alunos do ensino fundamental. Propõe-se desenvolver ferramentas e estratégias para a correção e compensação desses distúrbios em crianças do ensino fundamental. Foram utilizados métodos teóricos, como métodos analítico-sintéticos e indutivos-dedutivos e métodos empíricos, como observação, entrevista, pesquisa, revisão de documentos e técnicas projetivas, obtendo resultados satisfatórios que demonstram o domínio do professor sobre as ferramentas corretivas-compensatórias e estratégias para alcançar a transformação nestas crianças em idade escolar. A correção e compensação são formas de gerar o estímulo e a cristalização da potencialidade.
Referências
Alonso Álvarez, A., Cairo Valcárcel, E. y Rojas Manresa, R. (2003). Psicodiagnóstico: selección de lecturas. Félix Varela.
Arias, B. G. (2008). La dinámica causal de las alteraciones del proceso de formación de la personalidad (2da edición). Editorial Félix Varela.
Arias, B. G. (2009). La atención a menores con trastornos de la conducta en Cuba (2da edición). Editorial Pueblo y Educación.
Bell, R.R. (1991). Dinámica del desarrollo mental en el escolar con trastornos de la conducta (1ra edición). Pueblo y Educación.
Bell Rodríguez, R. y López Machín, R. (2002). Convocados por la diversidad. Pueblo y Educación.
Betancourt Torres, J. V. y González Urra, A. O. (2007). Dificultades en el aprendizaje y trastornos emocionales y de la conducta. Pueblo y Educación.
Betancourt, T. J. (2001). Estudio de las vivencias en menores con trastornos de la conducta (1ra edición). Editorial Nueva.
Caballo, V. G. (2000). La multidimensionalidad conductual de las habilidades sociales (1ra edición). Editorial Colombus.
Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.
Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.
García, T. I. (2003). Valor terapéutico del juego en escolares con trastornos de conducta (2da edición). Pueblo y Educación.
González, F. (1989). La personalidad: su educación y desarrollo (1ra edición). Pueblo y Educación.
Hernández Botello, L. J., Gamboa Graus, M. E. y Castro Miranda, G. (2022). Potencialidades del psicopedagogo en el sistema de salud cubano. Didasc@lia: Didáctica y educación, 13(1), 367–383.
Pérez Martín, L. M. y Bermúdez Morris, Raquel. (2004). La personalidad: su diagnóstico y su desarrollo. Pueblo y Educación.
Torres, G. M. (1989). Experiencia en el diagnóstico y atención a los menores con trastornos en la conducta (1ra edición). Editorial Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-30 (2)
- 2023-01-27 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Consuelo Marciana Lominchar Ceruto, Caridad Isora Blanco Figueredo, Idelsis de las Mercedes Vázquez Estrada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.