Ferramentas corretivascompensatórias e estratégias para o tratamento de distúrbios comportamentais: um desafio para os estudantes de graduação do ensino fundamental.

Autores

  • Consuelo Marciana Lominchar Ceruto Universidad de Granma
  • Caridad Isora Blanco Figueredo Universidad de Granma
  • Idelsis de las Mercedes Vázquez Estrada Dirección Municipal de Educación

Palavras-chave:

ferramentas, remediação, compensação, distúrbios comportamentais

Resumo

O artigo resume uma proposta psicopedagógica para garantir a atenção educacional que deve ser dada às crianças em idade escolar com distúrbios comportamentais, pois este problema constitui um desafio e uma necessidade teórica e metodológica para os alunos do ensino fundamental. Propõe-se desenvolver ferramentas e estratégias para a correção e compensação desses distúrbios em crianças do ensino fundamental. Foram utilizados métodos teóricos, como métodos analítico-sintéticos e indutivos-dedutivos e métodos empíricos, como observação, entrevista, pesquisa, revisão de documentos e técnicas projetivas, obtendo resultados satisfatórios que demonstram o domínio do professor sobre as ferramentas corretivas-compensatórias e estratégias para alcançar a transformação nestas crianças em idade escolar. A correção e compensação são formas de gerar o estímulo e a cristalização da potencialidade.

Biografia do Autor

Consuelo Marciana Lominchar Ceruto, Universidad de Granma

Licenciada en Pedagogía Psicología y Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Auxiliar.

Caridad Isora Blanco Figueredo, Universidad de Granma

Licenciada en Pedagogía Psicología y Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Asistente.

Idelsis de las Mercedes Vázquez Estrada, Dirección Municipal de Educación

Licenciada en Educación Especial y Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Asistente.

Referências

Alonso Álvarez, A., Cairo Valcárcel, E. y Rojas Manresa, R. (2003). Psicodiagnóstico: selección de lecturas. Félix Varela.

Arias, B. G. (2008). La dinámica causal de las alteraciones del proceso de formación de la personalidad (2da edición). Editorial Félix Varela.

Arias, B. G. (2009). La atención a menores con trastornos de la conducta en Cuba (2da edición). Editorial Pueblo y Educación.

Bell, R.R. (1991). Dinámica del desarrollo mental en el escolar con trastornos de la conducta (1ra edición). Pueblo y Educación.

Bell Rodríguez, R. y López Machín, R. (2002). Convocados por la diversidad. Pueblo y Educación.

Betancourt Torres, J. V. y González Urra, A. O. (2007). Dificultades en el aprendizaje y trastornos emocionales y de la conducta. Pueblo y Educación.

Betancourt, T. J. (2001). Estudio de las vivencias en menores con trastornos de la conducta (1ra edición). Editorial Nueva.

Caballo, V. G. (2000). La multidimensionalidad conductual de las habilidades sociales (1ra edición). Editorial Colombus.

Gamboa, M.E. (2019a). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.

Gamboa, M.E. (2019b). La Zona de Desarrollo Próximo como base de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(4), 30-50.

García, T. I. (2003). Valor terapéutico del juego en escolares con trastornos de conducta (2da edición). Pueblo y Educación.

González, F. (1989). La personalidad: su educación y desarrollo (1ra edición). Pueblo y Educación.

Hernández Botello, L. J., Gamboa Graus, M. E. y Castro Miranda, G. (2022). Potencialidades del psicopedagogo en el sistema de salud cubano. Didasc@lia: Didáctica y educación, 13(1), 367–383.

Pérez Martín, L. M. y Bermúdez Morris, Raquel. (2004). La personalidad: su diagnóstico y su desarrollo. Pueblo y Educación.

Torres, G. M. (1989). Experiencia en el diagnóstico y atención a los menores con trastornos en la conducta (1ra edición). Editorial Pueblo y Educación.

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Lominchar Ceruto, C. M., Blanco Figueredo, C. I. ., & Vázquez Estrada, I. de las M. . (2023). Ferramentas corretivascompensatórias e estratégias para o tratamento de distúrbios comportamentais: um desafio para os estudantes de graduação do ensino fundamental . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 114–130. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1483 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK