As transformações do plano de estudos das escolas pedagógicas para o trabalho com a orientação familiar.

Autores

  • Iliana María Charles Hernández Escuela Pedagógica “Nicolás Guillén Batista”. Camagüey
  • Isabel Cristina Sampayo Hernández Universidad de Camagüey. Departamento de Educación Preescolar
  • María Magdalena J Justiz Guerra Universidad de Camagüey https://orcid.org/0000-0002-9568-0429

Palavras-chave:

Projeto de currículo, treinamento, orientação familiar

Resumo

O objetivo de escrever este artigo é mostrar a incidência do desenvolvimento de um desenho curricular correto como ferramenta estruturante no processo de ensino educacional. A importância da gestão e aplicação dos processos educativos entendidos como programas e estratégias de ensino que são parte inicial deste trabalho; Além disso, destaca-se a necessidade de melhorar a qualidade educacional nas escolas pedagógicas, por meio do cumprimento dos objetivos e conteúdos do currículo. O trabalho que se apresenta como material didático propõe um programa de formação dos alunos da especialidade de Educação Infantil em orientação familiar para contribuir com sua formação geral integral. Seu objetivo é analisar as transformações do plano de estudos da especialidade de Educação Infantil das escolas pedagógicas e sua expressão no contexto educacional. Para sua realização, foram utilizados métodos teóricos e empíricos. A novidade científica é determinada pela contribuição proporcionada pelo material didático como suporte para a preparação e direcionamento dos alunos para seu futuro trabalho como educadores de creches. Além disso, pode servir como fonte bibliográfica para desenvolver tópicos de treinamento para esse fim. A partir de tal realidade objetiva, as ações direcionadas à preparação metodológica dos alunos do 2º e 4º ano foram aplicadas para a implementação do programa nas atividades do processo de ensino educacional na Escola Pedagógica Provincial Nicolás Guillén Batista de Camagüey com resultados satisfatórios em sua inscrição.

 

Biografia do Autor

Iliana María Charles Hernández, Escuela Pedagógica “Nicolás Guillén Batista”. Camagüey

Licenciada en Educación, especialidad Preescolar, Máster en Ciencias de la Educación. Profesora del departamento de Formación Pedagógica, Asesora de la práctica pre-profesional y Asesora general de salud. E-mail: iliana.charles@nauta.cu 

Isabel Cristina Sampayo Hernández, Universidad de Camagüey. Departamento de Educación Preescolar

Licenciada en Educación, especialidad Preescolar, Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular.

María Magdalena J Justiz Guerra, Universidad de Camagüey

Licenciada en Biología. Doctora en Ciencias Pedagógicas. Profesora Titular del Departamento Pedagogía-Psicología.

Referências

REFERENCIAS

Cabrera, M.I, Crespo, Z.L, Portuondo .R (2017) El diseño curricular desde la preparación de la actividad profesional. Recuperado en http://.sld.cu>Scielo 8:45

Castro, F. (1977, 5 de septiembre). Discurso pronunciado en el acto de inauguración del curso escolar 1977 - 1978. Granma: Órgano Oficial del Comité Central del Partido Comunista de Cuba, p. 2.

____________ (2006, 6 de septiembre). Discurso pronunciado en el acto de graduación de los maestros emergentes.Granma: Órgano Oficial del Comité Central del Partido Comunista de Cuba, p. 2.

Casanova, M. (2012). El Diseño Curricular como factor de calidad educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en la Educación, 10 (4), 6-20.

Charles, I.M. Sampayo, I.C. Morales, J. (2014) Programa para cursos optativos del Programa Educa a Tu Hijo. Escuela Provincial Pedagógica. Camagüey. Cuba

Fernández, M. (2000). La orientación familiar. Burgos, España: Universidad de Burgos.

Franco, O. (2011b). La familia. Una comunidad de amor, educación y desarrollo.La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.

Gaceta oficial de la República de Cuba. Ministerio de justicia. Proyecto de Ley del Código de las Familias. 12 de enero de 2022. Título I. Disposiciones preliminares. (p.40-41). Recuperado en http://www.gacetaoficial.gob.cu/

Huffman, D. (2016). Curricular design from a scientific perspective. Curriculum Programming, 20.

Ministerio de Educación: Normativas e indicaciones metodológicas y de organización para el desarrollo del trabajo en las Escuela pedagógicas Volumen III. (p.103) La Habana, Ed. Pueblo y Educación, 2017.

Ministerio de Educación: Normativas e indicaciones metodológicas y de organización para el desarrollo del trabajo en las Escuela pedagógicas Volumen III. (p.104-105) La Habana, Ed. Pueblo y Educación, 2017.

Ríos, J. A. (1994). Manual de orientación y terapia familiar. Madrid, España: Instituto de Ciencias del Hombre.

Rodríguez, M. (1999). La familia multiproblemática y el modelo sistémico. En Revista Sistémica nº 45. Andalucía, España: Asociación Andaluza de Terapia Familiar.

Sánchez, G. (2015). Metodología para el Diseño Curricular en los Programas Nacionales de Formación. Espacio Abierto, Cuaderno Venezolano de Sociología, 24(4), 129-150.

Sampayo, I. C. y Lezcano, G. (2015). Acciones de orientación familiar para prevenir la carencia afectiva en los niños mediante la comunicación. En Revista Razón y Palabra, diciembre 2014 – febrero 2015. No. 88. Recuperado de www.razónypalabra@org.mx

Sampayo, I. (2017) Orientación familiar para prevenir las alteraciones del comportamiento en los niños de infancia preescolar. (p.11). Tesis doctoral no publicada. Doctorado en ciencias de la Educación. Universidad “Ignacio Agramonte Loynaz” Camagüey, Cuba.

Tonini, F. (2011). Origen y evolución histórica de la Orientación Familiar de los Centros de Orientación Familiar en el siglo XX Parte primera: los COF a nivel Internacional. España: Universidad Pontificia Salamanca. Recuperado de www.ucsc.cl/docs/mag-familia.pdf.

Yadeskho. V.I. Pedagogía Preescolar, Editorial. Pueblo y Educación, La Habana 1983, (p.196.dem. p. 1997).

Publicado

2022-10-20 — Atualizado em 2022-10-21

Versões

Como Citar

Charles Hernández, . I. M. ., Sampayo Hernández, I. C. ., & Justiz Guerra, M. M. J. (2022). As transformações do plano de estudos das escolas pedagógicas para o trabalho com a orientação familiar. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(4), 89–103. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1381 (Original work published 20º de outubro de 2022)

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)