Concepção didática de salas de aula virtuais como mediador no treinamento de graduados em Educação, especializados em Ciência da Computação.

Autores

  • Aniuska Bernabé Rondón Ministerio de Educación Superior

Resumo

A fim de contribuir para elevar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, são introduzidas salas de aula virtuais nas universidades cubanas. Do qual ainda não existe um conhecimento geral quanto à sua utilização como meio de aquisição e retroalimentação de conteúdos. As salas de aula virtuais são instrumentos mediadores para uma aprendizagem desenvolvedora na formação inicial e permanente dos alunos da Carreira Educação do Trabalho - informática. Constituem um guia para a atividade prática, cognitiva e avaliativa de professores na integração de Salas de Aula Virtuais a um processo de ensino-aprendizagem desenvolvedor.

Referências

Castellanos, D., Llivina, M. J. y Silvestre, M. (2001). Hacia una concepción del aprendizaje desarrollador. Ciudad de La Habana: Colección Proyectos, Instituto Superior Pedagógico E. J. Varona.

Castellanos, Doris y otros (2001). Para promover un aprendizaje desarrollador. Ciudad de La Habana: Colección Proyectos, Instituto Superior Pedagógico E. J. Varona.

Castellanos, D. (2001). El aprendizaje desarrollador: Material del Centro de Estudios Educacionales.-La Habana: ISP “Enrique José Varona”, [s.a].

Del Toro, M. (2006). Modelo de diseño didáctico de hiperentornos de enseñanza-aprendizaje desde una concepción desarrolladora. Dirección de tecnología educativa, La Habana CD-Room.

González, C. y Muñoz, L. (2016). Redes Sociales su impacto en la Educación Superior: Caso de estudio Universidad Tecnológica de Panamá. Campus Virtuales, 5(1), 84-90.

Silvestre, M. y Zilberstein, J. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. La Habana: Editorial Pueblo y Educación. Cuba.

Rico, P., et al. (2012). Proceso de enseñanza aprendizaje desarrollador. XI Seminario Nacional para Educadores, Ministerio de Educación. Curso escolar 2011-2012. Tabloide impreso, Pág. 6 – 10.

UNESCO. (1998). Declaración Mundial sobre la educación superior en el siglo XXI: Visión y acción. Conferencia Mundial sobre Educación Superior. Paris, Francia.

Vaquero, I. (1996). La informática en la enseñanza Secundaria. Universidad de Castilla-La Mancha.

Vigotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Ed. Crítica, Barcelona.

Vigotsky, L. S. (1989). El desarrollo de los procesos psicológicos. Ed. Crítica, Barcelona, España.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Bernabé Rondón, A. (2022). Concepção didática de salas de aula virtuais como mediador no treinamento de graduados em Educação, especializados em Ciência da Computação . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(4), 53–66. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1367

Edição

Seção

Artículos

ARK