Aprendizagem baseada em projetos na educação por computador: um compromisso com o desenvolvimento da criatividade.

Autores

  • Osmel Peña Báez MES

Resumo

Dentro dos cenários relacionados ao estudo da informática, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) é atualmente de grande importância para o treinamento profissional dos estudantes. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, visa avaliar o potencial deste tipo de metodologia para o desenvolvimento da criatividade em estudantes do Bacharelado em Educação Informática a partir das disciplinas da disciplina de Linguagens e Técnicas de Programação. Mostra também como, através do desenvolvimento de um projeto de um ano, é possível superar as dificuldades tradicionalmente experimentadas pelos estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da disciplina.

Referências

Ambrosio, R. y Hernández Mosqueda, J. S. (2018). Aprendizaje por proyectos, una experiencia socioformativa. Revista Voces de la Educación. 3(5), 3-19.

Arias-Sandoval, L. (2017). El aprendizaje por proyectos: una experiencia pedagógica para la construcción de espacios de aprendizaje dentro y fuera del aula. Revista Ensayos Pedagógicos, 12(1), 51-68.

Botella, A. y Ramos, P. (2019). Investigación-Acción y aprendizaje basado en proyectos. Una revisión bibliográfica. Revista Perfiles Educativos, 41(163), 127-141.

Cobo, G., Valdivia C. y Silvana M. (2017). Aprendizaje basado en proyectos. Colección de materiales en apoyo a la docencia. Universidad católica del Perú. http//idu.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2017/07/5.-aprendizaje.pdf

Fajardo Pascagaza, E. y Gil Bohórquez, B. (2019). El aprendizaje basado en proyectos y su relación con el desarrollo de competencias asociadas al trabajo colaborativo. Revista Amauta, 17(33), 103-118.

Revelo, O., Collazos C. y Jiménez, J. (2018). El trabajo colaborativo como estrategia didáctica para la enseñanza/aprendizaje de la programación: una revisión sistemática de literatura. Tecnológicas, 21(41), 115-134.

Santaella, M. (2006). La evaluación de la creatividad. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 7(2), 89-106.

Loja Tocuri, H. J. y Calderón Solis, P. M. (2021). El aprendizaje basado en proyectos desde la perspectiva docente. Revista de experiencias pedagógicas MAMACUNA, (17), 49-56.

López de Sosoaga, A., Ugalde, A., Rodríguez, P. y Rico, A. (2015). La enseñanza por proyectos: una metodología necesaria para los futuros docentes. Opción, 31(1), 395-413.

Medina Peña, R., Franco Gómez, M. del C., Gallo González, M. E. y Torres de Cádiz Hernández, A. (2019). El desarrollo de la creatividad en la formación universitaria. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2sup), 374-388.

Travieso-Valdéz, D. y Ortiz-Cárdenas, T. (2018). Aprendizaje basad en problemas y enseñanza por proyectos: altenativas diferentes para enseñar. Revista Cubana de Educación Superior, 37(1), 124-133.

Zambrano Yalama. N. I. (2019). El desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios. Revista Conrado, 15(67), 355-359.

Publicado

2022-07-13

Como Citar

Peña Báez, O. (2022). Aprendizagem baseada em projetos na educação por computador: um compromisso com o desenvolvimento da criatividade. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(3), 67–84. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1340

Edição

Seção

Artículos

ARK