Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-24. Leia a versão mais recente.

Material didático para a matéria de auditoria em gestão de carreira contabilidade e finanças: fundamentos teóricos para a matéria de auditoria em gestão

Autores

  • Nidia Espinosa Carbonell Empresa de Correos Las Tunas
  • Yoel Torres Peña Delegación Provincial del MININT Las Tunas
  • Lisbel Valera Fernández Profesor

Resumo

A auditoria responde aos requisitos de informação para entidades, entidades financeiras, autoridades fiscais e demais partes interessadas, pelo que deve ser: suficiente, contínua e tempestiva. Como disciplina do exercício da profissão, inclui as bases teóricas e metodológicas da supervisão e controle de recursos e do processo decisório, levando em conta as Normas Internacionais de Auditoria, as Normas de Auditoria Geralmente Aceitas e as Normas de Auditoria Cubanas. , todos com o objetivo de emitir o parecer especializado dos auditores.

As condições em que Cuba está atualmente inserida nos mercados internacionais, a estratégia econômica que teve que desenvolver durante estes, exigem a formação de um profissional capaz de interpretar, assimilar e aplicar as novas técnicas e procedimentos. É neste contexto que a Auditoria de Gestão assume uma importância cada vez mais relevante se tivermos em conta que é o exame e a avaliação que se realiza em uma entidade para estabelecer o grau de economia, eficiência e eficácia no planejamento, controle e uso de recursos, bem como verificar o cumprimento das disposições legais vigentes, para que possa ser realizado tanto em áreas selecionadas da entidade quanto para toda a atividade dele. Portanto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver material didático para o tema Auditoria Gerencial voltado para a área de qualidade de serviços.

Biografia do Autor

Nidia Espinosa Carbonell, Empresa de Correos Las Tunas

Licenciada en Contabilidad y Finanzas. Estudiante de la Maestría en Gestión Contable y Financiera. Trabajadora del área económica.

Yoel Torres Peña, Delegación Provincial del MININT Las Tunas

Licenciado en Contabilidad y Finanzas. Estudiante de la Maestría en Gestión Contable y Financiera. Trabajador del área de auditoría.

Referências

Benítez, R. (2015). Procedimiento para evaluar la satisfacción de los clientes externos en Las Unidades Básicas de Servicio Técnicos (UBST) TRD Caribe (Tesis de pregrado). Universidad de Las Tunas. Las Tunas, Cuba.

Borrero, R.Y. y Gamboa, M.E. (2015). La formación laboral en la carrera de los profesionales de la Educación. Boletín Redipe, 4(2), 22-32.

Casamayor, M. L. (2013). Auditoría de gestión a la calidad de los servicios en la sucursal 6432 del Banco Popular de Ahorro en Las Tunas. [Trabajo de Diploma], Universidad de Las Tunas, Las Tunas, Cuba.

Cuba. Contraloría General de la República. (2020). Resolución No. 76 de 2020, Normas Cubanas de Auditoría. Soporte digital. La Habana.

Cuba. Ministerio de Educación Superior. (2006). Plan de estudio D de la carrera Licenciatura en Contabilidad y Finanzas. La Habana.

Ecured (2021). Enciclopedia cubana. https://www.ecured.cu/EcuRed:Enciclopedia_cubana

Espinosa, N. (2010). Auditoría interna al subsistema de Activos Fijos Tangibles. [Trabajo de Diploma], Universidad de Las Tunas, Las Tunas, Cuba.

Gamboa, M.E. (2018). Estadística aplicada a la investigación educativa. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 5(2).

Gamboa, M.E., Castillo, Y. y Parra, J.F. (2021). Procedimiento para la gestión de información en función de la administración escolar. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 8(3).

Mayo, J. C. (2018). La evaluación de la calidad de los servicios bancarios. [Proyecto de tesis en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Económicas], Universidad de Camagüey. Camagüey. Cuba.

Peña, Y., Castro, G., Gamboa, M.E. y Toranzo, N. (2017). La función orientadora. Impacto en la formación inicial del profesional de la educación en las universidades cubanas. Pertinencia Académica, 2(3), 35-58.

Peña, Y., Gamboa, M.E., Díaz, R. y Parra, J.F. (2017). El diagnóstico de la función orientadora en la formación inicial del profesional de la educación. Boletín Redipe, 6(3), 147-171.

Mayo Alegre, J. C., Loredo Carballo, N. A., y Reyes Benítez, S. (2015). En torno al concepto de calidad. Reflexiones para su definición. Revista Retos de la Dirección. Universidad de Camagüey. Camagüey. Cuba.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-24

Versões

Como Citar

Espinosa Carbonell, N., Torres Peña, Y. ., & Valera Fernández, L. (2022). Material didático para a matéria de auditoria em gestão de carreira contabilidade e finanças: fundamentos teóricos para a matéria de auditoria em gestão. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(2), 106–125. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1323

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.