Identidade nacional e educação musical na escola pública cubana da República Neocolonial

Autores

  • Aracelys Escalona Tamayo Universidad de Holguín
  • Emma Medina Carballosa Universidad de Holguín

Palavras-chave:

educação musical, escola pública, identidade nacional, património, República Neocolonial

Resumo

O trabalho apresentado refere-se ao estudo da defesa da identidade nacional a partir da educação musical
nas escolas públicas cubanas na primeira metade do século XX. Para isso, os autores utilizam o método
histórico-lógico em sua vinculação com o método analítico-sintético, necessário para examinar as fontes
primárias nas quais foi imprescindível a revisão de documentos normativos sobre o tema à época das coleções
do Museu Nacional. da Música, a Biblioteca Nacional José Martí e o Museu da Educação. Determina-se que
diversas personalidades musicais se aventuram na pedagogia musical, legando uma ideologia e uma atuação
prática que atualmente é referência para professores encarregados de formar educadores musicais.
A análise realizada permite-nos considerar que a concepção da disciplina e a sua implementação contribuíram
para a salvaguarda dos elementos caracterizadores nacionais face à influência norte-americana na educação
do período. Confirma-se também que Cuba possui um valioso patrimônio musical pedagógico no contexto da
escola pública da República Neocolonial que enfatiza a defesa da identidade nacional.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aracelys Escalona Tamayo, Universidad de Holguín

Licenciada en Educación Musical, Máster en Educación por el Arte y Animación sociocultural, Doctoranda en Ciencias de la Educación. Profesor Auxiliar, Facultad de Comunicación y Letras.

Emma Medina Carballosa, Universidad de Holguín

Licenciada en Pedagogía-Psicología, Máster en Historia y Cultura en Cuba, Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular, Facultad de Ciencias de la Educación.

Referências

Aguiar, MA. (31 de agosto, 1901): “Informe técnico presentado por el superintendente de las Escuelas del Distrito Escolar de la Habana sobre los trabajos realizados en las mismas durante el año escolar de 1900 a 1901”, En Junta de Educación de la Habana: Memoria anual de los trabajos realizados en las Escuelas Públicas del Distrito Escolar de la Habana.

Carpentier, A. (mayo-agosto, 1971). La música popular cubana. Revista Signos. (6), (41-43). Santa Clara.

Cordoví, Y. (2006). Historia de la formación cívico-patriótica a inicios de la república: el maestro de certificado 1899-1920. [Tesis de doctorado en Ciencias Históricas del Instituto nacional de Historia de Cuba].

Elí, V y Gómez, Z. (1989)… haciendo música cubana. Editorial. Pueblo y Educación.

García, M., y Baeza, C. (1996). Modelo teórico para la identidad cultural. Centro de Investigación y Desarrollo Juan Marinello.

Guzmán, A. (2001). El Proceso pedagógico en los colegios católicos del territorio nororiental durante la República Neocolonial (1902–1958). [Tesis de Doctorado en Ciencias Pedagógicas, ISP “José de la Luz y Caballero” de Holguín].

Hernández, MC. (2015). Guía de estudio. Historia de la Danza en Cuba. Tercera reimpresión. Editorial Pueblo y Educación.

Orovio, H. (1981). Diccionario de la música cubana. Biográfico y técnico. Editorial Letras cubanas.

Pérez, F. (2011). La alfabetización: lectura histórica para pensar el futuro. Ediciones políticas; Ciencias Sociales.

Rodríguez, D y Barceló, N. (2009). Pensamiento musical pedagógico en Cuba: historia, tradición y vanguardia. (Desde finales del decimonónico hasta la primera mitad del siglo XX). Adagio; Cúpula.

Rodríguez-Lanza, J. (septiembre, 1947). Exposición de los fines y propósitos de la Educación Musical. Revista Educación Musical (1), (2-8). Galiana.

Silva, I; Rodríguez, ML y Marín, O. (abr.-jun, 2023). El pensamiento musical-pedagógico en Santiago de Cuba: estrategia para su estudio histórico. Revista EduSol, Guantánamo, vol.23 no.83. (131-140). http://edusol.cug.co.cu

Ubieta, E. (2012). Cuba ¿revolución o reforma? Casa Editora Abril.

Urfé, O. (1975). La música cubana, la enseñanza y la educación musical en Cuba. (Inédito).

Vega, J. (2012). Región e identidad. Primera reimpresión. Ediciones Holguín.

Publicado

2025-10-31

Como Citar

Escalona Tamayo, A., & Medina Carballosa, E. . (2025). Identidade nacional e educação musical na escola pública cubana da República Neocolonial. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(4), 144–171. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2073

Edição

Seção

Artículos

ARK