UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA MEDIADA EM TIC: CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DE INGLÊS EM ALUNOS DA 5ª SÉRIE
Palavras-chave:
Ambiente de aprendizagem; desenvolvimento humano; didática do inglês; projeto educativo mediado pela TIC; ensino e aprendizagem do inglês.Resumo
O artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no Colégio República de México, Instituição de Educação Distrital na cidade de Bogotá. Com uma amostra de 7 estudantes da quinta série. O principal objetivo foi analisar como uma intervenção mediada pela TIC, contribui para a melhoria da leitura e da aprendizagem de vocabulário em inglês dos alunos. Partiu-se de um teste de diagnóstico a fim de identificar o seu nível de compreensão de leitura e vocabulário em inglês. Em segundo lugar, projetou-se e implementou-se uma intervenção pedagógica que depois se materializou num ambiente de aprendizagem mediado pelas TIC. A pesquisa revelou que o ambiente de aprendizagem mediada pelas TIC, foi um fator que contribuiu para a melhoria da leitura e da aprendizagem de vocabulário em inglês dos alunos da instituição, foi também uma estratégia de ensino e aprendizagem que gerou a motivação em alunos da quinta série, que se beneficiaram porque encontraram um espaço de aprendizagem diferente ao tradicional em que eles tinham acesso à internet e a um blog onde podiam praticar vocabulário em inglês através de exercícios on-line, leituras digitais com animação, jogos, apresentações em PowerPoint, utilização de programas como o Word e Paint, e as atividades que buscaram sua interação com o computador, numa classe diferente à tecnologia e a informática, neste caso na aula de inglês.
Referências
Almenárez-Moreno, F. (2015). Desarrollo humano, TIC y educación. Documento de trabajo proyecto de investigación profesoral. Universidad de La Sabana.
Álvarez-Gayou, J. (2003). Cómo hacer investigación cualitativa. Fundamentos y Metodología. Páidos Educador.
Arroyo, R. (1998). Intervención didáctica en procesos lectores desde la perspectiva intercultural. Enseñanza & Teaching: Revista interuniversitaria de didáctica, (16), 267-295. Barrera, I. (2009). Motivación a la lectura en el aula de inglés. Revista digital Innovación y Experiencias Educativas, (22), 1-8.
Campoy, T., & Gomes, E. (2009). 10 Técnicas e Instrumentos cualitativos de Recogida de Datos. EOS.
Cardoza, S. M. (2012). Investigación desde la acción pedagógica. Investigación Acción I. Perú. Obtenido de http://es.calameo.com/read/00066988433c2e4d781f7
Centro Virtual Cervantes. (2014). Centro Virtual Cervantes. Recuperado el 14 de Julio de 2014, de Biblioteca del profesor, Diccionario de términos clave de ELE: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/diccionario/ensenanzaasistordenador.htm
Hernández, M. Á. (2009). La integración de las TIC en la didáctica y el currículum de Lenguas Extranjeras: marco teórico e investigación evaluativa del profesorado de los IES de Cantabria en el curso 2006-2007. Tesis doctoral , Universidad Nacional de educación a distancia , Cantabria . Obtenido de http://e-spacio.uned.es/fez/eserv/tesisuned:Filologia-MAhernandez/Documento.pdf
Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M. d. (2010). Métodología de la Investigación. México: McGRAW-HILL
IBERTIC. (s.f.). Manual para la evaluación de proyectos de inclusión de TIC en educación. Obtenido de www.ibertic.org/evaluacion/pdfs/ibertic_manual.pdf
Jiménez, L., & Santander, L. (2011). Las TIC en la enseñanza del inglés como lengua extranjera. Colegio Madrid, AC, 1-11.
Kong, A. (2006). Connections between L1 and L2 readings: Reading strategies used by four Chinese adult readers. The Reading Matrix, 6, 2: 19-45. Luque, G. (2011). Cómo explotar textos para trabajar la lectura en el aula de lengua extranjera (inglés). Ejercicios para fomentar la creatividad y la imaginación. Porta Linguarum: revista internacional de didáctica de las lenguas extranjeras, (15), 233-245.
Martínez, P. (2006). La presencia de las Tecnologías de Información y Comunicación en el aula de inglés de secundaria: Descripción del marco contextual y análisis de la motivación de los alumnos. Tesis Doctoral, Universidad de Alicante, Barcelona. Obtenido de http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/35009/1/PMR_TESIS.pdf
Mejía, J. (2004). Sobre la investigación cualitativa. Nuevos conceptos y campos de desarrollo. Investigaciones Sociales , VIII(13), 277-299. Obtenido de http://www.acuedi.org/ddata/3586.pdf
MEN. (2006). Colombia Aprende . Recuperado el 15 de Octubre de 2014, de Programa Nacional de Bilingüismo: http://www.colombiaaprende.edu.co/html/productos/1685/article158720.html
Muñoz, G. J., & Jaramillo, Z. (2013). Aprendiendo inglés con las TIC una gran experiencia vas a vivir. Tesis de Pregrado , Universidad Católica de Manizales , Facultad de Educación, Manizales . Obtenido de http://repositorio.ucm.edu.co:8080/jspui/bitstream/handle/10839/677/Jeny%20Liliana%20Munoz%20Garces.pdf?sequence=1 Nunan, D. (1991). Language teaching methodology (Vol. 192). New York: Prentice hall.
Nunan, D. (1998). En Second language teaching and learning (1 ed., págs. 221-233). Boston: Heinle & Heinle Publishers.
Nunan, D. (2004). Task-Based Language Teaching . En D. Nunan, What is task-based language teaching? (págs. 6-10). Cambridge University Press. Obtenid de http://www.anaheim.edu/media/files/TESOL/Nunan/whatIsTaskBasedLanguageTeaching_CUP.pdf
Oxford, R. L., & Scarcella, R. C. (1994). Second language vocabulary learning among adults: State of the art in vocabulary instruction. System, 22(2), 231-243.
Pila, C. J. (2012). La motivación como estrategia de aprendizaje en el desarrollo de las competencias comunicativas de los estudiantes del I-II nivel de inglés del Convenio Héroes del Cenepa-ESPE de la ciudad de Quito en el año 2012. Diseño de una Guía de Estrategias Motivac. Tesis de Maestría, Universidad de Guayaquil, Guayaquil. Obtenido de http://repositorio.ug.edu.ec/bitstream/redug/1659/1/TESIS%20COMPLETA%20DE%20MOTIVACION.pdf
PNUD. (1990). Desarrollo Humano Informe 1990. (A. García, Trad.) Bogotá, Colombia : Tercer Mundo Editores . Obtenido de http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr_1990_es_completo_nostats.pdf
Richards, J. (2006). Communicative Language Teaching Today. New York: Cambridge University Press.
Richards, J., & Rodgers, T. (1986). En Approaches and Methods in Language Teaching (15 ed., pág. 120). Cambridge: Cambridge Univers ity Press.
Secretaría de Educación de Bogotá. (2011). Reorganización curricular por ciclos. Referentes conceptuales y metodológicos (Segunda ed.). Bogotá : Imprenta Nacional. Obtenido de http://www.redacademica.edu.co/archivos/redacademica/colegios/politicas_educativas/ciclos/Cartilla_Reorganizacion_Curricular%20por_ciclos_2da_Edicion.pd
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fanny Teresa Almenárez-Moreno, Gloria Esperanza Ortega-Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.