A universidade e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Sancti Spiritus
Palavras-chave:
desenvolvimento sustentável, universidade, gestores, preparaçãoResumo
A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) requer a preparação dos gestores, daí a importância da participação da Universidade, pois disso depende o cumprimento dos ODS da Agenda 2015-2030. O trabalho propõe-se a descrever o contexto, os resultados alcançados até o momento, as premissas para as ações a serem realizadas, bem como identificar metas possíveis de alcançar na preparação dos gestores para o cumprimento dos ODS na comunidade da Universidade de Sancti Spiritus, além de propor outras ações a partir da situação atual da realidade cubana. Na investigação foram utilizados métodos do nível teórico (análise-síntese, sistematização, histórico-lógico). A informação é resultado da pesquisa bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com gestores organizacionais e empresariais. Atualmente, estão a ser realizadas ações que contribuem para a sua implementação e as metas propostas têm cumprimento possível. Como conclusão, afirma-se que a universidade de Sancti Spiritus enriquece cada vez mais o papel que lhe cabe como protagonista do desenvolvimento sustentável no território, através da implementação dos objetivos propostos na Agenda 2030. Apesar das condições adversas no contexto externo, aproveitam-se as oportunidades para que o centro universitário desempenhe um papel protagonista na consecução das metas propostas, adequadas às estratégias de desenvolvimento institucional e do ambiente.
Downloads
Referências
Albareda-Tiana, S., Vidal-Raméntol, S. & Fernández-Morilla, M. (2018). Implementing the Sustainable Development Goals at university level. International Journal of Sustainability in Higher Education, 19(3), 473-497. https://doi.org/10.1108/IJSHE-05-2017-0069
Alcaraz, A. & Alonso, P. (2019) La contribución de las universidades a la Agenda 2030. Unitat de Cooperació, Servei de Relacions Internacionals i Cooperació Universitat de València https://www.uv.es › coopweb › Libro Agenda › C...
Asamblea Nacional del Poder Popular (2019). Programa Nacional de Desarrollo Económico y Social. Recuperado de: http://media.cubadebate.cu/wp-content/uploads
Aznar, P., Calero, Mª., Martínez, Mª. P., Mayoral, O., Ull, A., Vázquez, V., & Vilches, A. (2018). Training secondary education teachers through the prism of sustainability: The case of the Universitat de València. Sustainability, 10(11), 1-14. https://doi.org/10.3390/su10114170
Barozzi, S. (2015). Teacher training on gender and sexual identities in a Spanish context. (Doctoral thesis). Universidad de Granada, Granada, España
Calvo, G. (abril, 2016). La importancia de la equidad de género en los logros de aprendizaje. Género y logros de aprendizaje. Trabajo presentado en el Panel UNESCO Género y Logros de aprendizaje, Santiago
Calderón, H. y Duque, J. (2019). Desarrollo local y población. Aproximación a la relación desde la provincia de Sancti Spíritus. En Ciencia e Innovación Tecnológica Vol. III. (pp. 994-1003). Las Tunas, Cuba: Sello Editorial Académica Universitaria (Edacun) http://edacunob.ult.edu.cu/bitstream/123456789/96/3/Ciencia e Innovación Tecnológica Vol. III.pdf
Cerezo M., J. M. (2020), Un estudio exploratorio sobre el ODS Nº 5. Igualdad de Género y Empoderamiento de la Mujer Universitat Jaume España 2020-07-14 http://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/191029
Constitución de la República de Cuba (Const.). (10,04,2019). http://media.cubadebate.cu/wp-content/uploads/2019/04/Constitución-de-la-República-de-Cuba.pdf
Doce C., B. L. y Rodríguez M., Á. L. (2024). Procedimiento de preparación para dirigir la educación ambiental, para la salud y la vida en los estudiantes. Revista Didáctica y Educación. 15 (5). http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia
Duque R., J. L. y Calderón E., H. C., (2023). El ODS 16 “Paz, justicia e instituciones sólidas” en la formación del profesional de la educación superior. Publicado en el Libro: Los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) en la formación del docente universitario. Retos y desafíos actuales. Editorial Universitaria, 2022. ISBN: 978 959 16 4878 5
Duque R., J. L. y Calderón E., H. C. y Mejías R. J. (2023). Preparación del maestro primario para la orientación familiar en zonas rurales y montañosas. Salud, Ciencia y Tecnología - Serie de Conferencias 2023; 2:477. https://doi.org/10.56294/sctconf2023477
Grupo Nacional para la Implementación de la Agenda 2030 (2021) Informe Nacional Voluntario. Cuba 2021. Facultad de Economía, Universidad de La Habana
Guarinós, V., Caro-González, F. J., & Cobo, S. (2018). La igualdad de género en los estudios de Grado en Comunicación: La transversalidad imaginaria. Prisma Social, 22, 296-325
Guerra, Y. (2022). Tendencias de la asesoría psicopedagógica del profesional de Pedagogía- Psicología en Formación Inicial. Opuntia Brava, 14(3), 276-287 http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia
Iberdrola, G. (2020) ODS 16: Paz, justicia e instituciones sólidas Recuperado de https://www.iberdrola.com/sostenibilidad/comprometidos-objetivos-desarrollo-sostenible/ods-16-paz-justicia-e-instituciones-solida
Mosqueda, L., Díaz, C. y Rafael, L. (2021). Educación de la sexualidad: una visión desde la formación integral del profesional de Pedagogía-Psicología. En Colectivo de autores (Eds.), Conciencia e Innovación para el Desarrollo Sostenible. I (pp. 491-499). Edacun. http://edacunob.ult.edu.cu/bitstream/123456789/141/1/Conciencia%20e%20innovacion...Vol_I.pdf
Rivas, Y. J., Mas, P. R., y Varona, L.M. (2022). La atención al crecimiento personal del estudiante de la carrera Pedagogía-Psicología en formación inicial. Revista Opuntia Brava, 14(4), 40-54. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/1674
Saborido L., J.R. (2020). Universidad y desarrollo sostenible. Visión desde Cuba. Discurso pronunciado en el Congreso Universidad 2020. Recuperado de: http://www.congresouniversidad.cu/sites/default/files/documento/Discurso%20del%20Ministro%202020.pdf
SDSN (2017). Cómo empezar con los ODS en las universidades. Una guía para las universidades, los centros de educación superior y el sector académico. Melbourne, Melbourne, Sustainable Development Solutions Network (SDSN). https://www.miteco.gob.es
Urrea, M., Hernández, M. J.& Merma, G. (2021) La integración del ODS 5 en la investigación y enseñanza de la Universidad de Alicante. Santiago ISSN 2227-6513, pp. 124-138 https://santiago.uo.edu.cu/index.php/stgo/article/view/5230
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Humberto Clemente Calderón Echevarría

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.