Caracterização histórica do desenvolvimento do pensamento crítico no curso de Licenciatura em Educação. Educação Artística
Palavras-chave:
pensamento crítico, habilidades, disciplina, estéticaResumo
A formação do pensamento crítico é um dos processos mais complexos e importantes no desenvolvimento da sociedade, pois potencia o papel do profissional da educação e a função social das instituições educativas, ao formar esse pensamento que favorece a apreciação estética nos estudantes. O problema de investigação do presente artigo revela-se no tratamento didático-metodológico insuficiente no processo de ensino-aprendizagem em torno do desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes do curso de Licenciatura em Educação. Educação Artística, que limita o processo de apreciação estética. O presente artigo tem como objetivo caracterizar as diferentes etapas pelas quais passou o desenvolvimento do pensamento crítico e suas habilidades no curso de Licenciatura em Educação. Educação Artística. Entre os métodos utilizados encontram-se o histórico-lógico, analítico-sintético, indutivo-dedutivo, observação, entrevista, inquérito, revisão de documentos, entre outros de vital importância. O presente estudo manifesta-se no aperfeiçoamento do processo de formação do profissional do curso em questão, a partir da busca de novas perspetivas didáticas em relação ao desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes, que enriqueça a sua apreciação estética. O impacto do estudo é orientado para a tomada de decisões e resolução de problemas da realidade sociocultural dos alunos expressa nas práticas educativas e sociais como resultado de uma sociedade submersa numa recolonização cultural, contribuindo assim para o crescimento pessoal e profissional do aluno, oferecendo maior pertinência ao modo de atuação da carreira objeto de estudo.
Downloads
Referências
Cangalaya Sevillano, L. M. (2020). Habilidades del pensamiento crítico en estudiantes universitarios a través de la investigación. Revista Desde el Sur, 12 (1), 141-153. Recuperado de http://www.w3.org/1999/xhtml
García Sariol, V. (2020). El desarrollo del pensamiento crítico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Historia de Cuba. Universidad de Artemisa.
González, M. (2020). S/T. (Tesis de Maestría, Universidad de Granma, Manzanillo)
Hernández Martínez, J. (2015). Antología del pensamiento crítico cubano contemporáneo. Editorial CLACSO.
Labarrere Reyes, G. (1994). Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación.
López, V. et al. (2020). Disposición hacia el pensamiento crítico, nivel académico, género y resolución de problemas en educación secundaria. Revista Sophia. Vol. 17. Núm. 1. Disponible en https://doi.org/10.18634/sophiaj.17v.1i.1040
Martínez Rubio, B. N. (1993). Pensamiento crítico: la pedagogía del siglo XXI. Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de las Tunas, Cuba.
Consideraciones generales. (1989) Ministerio de Educación.
Palma, M., Ossa, C., Ahumada, H., Moreno, L., y Miranda, C. (2021). Adaptación y validación del test Tareas de Pensamiento Crítico en estudiantes universitarios. Revista de Estudios y Experiencias en Educación. Vol. 20. Núm. 42. Pp. 199-212. Disponible en https://doi.org/10.21703/rexe.20212042palma12
Pérez, G., Bazalar, J., y Arhuis, W. (2021). Diagnóstico del pensamiento crítico de estudiantes de educación primaria de Chimbote, Perú. Revista Electrónica Educare. Vol. 25. Núm. 1. pp. 1-12. Disponible en https://doi.org/10.15359/ree.251.15
Plan de estudio "E". (2016). Licenciatura en Educación. Educación Artística. Ministerio de Educación Superior.
Ramada, J., Solaz, J., y López, V. (2021). Disposición hacia el pensamiento crítico, nivel académico, género y resolución de problemas en educación secundaria. Revista Sophia. Vol. 17. Núm. 1. Disponible en https://doi.org/10.18634/sophiaj.17v.1i.1040
Seijas Bagué, C. (2011). Selección de lecturas. Educación Artística I. Editorial Pueblo y Educación.
Velázquez López, A. y Martínez Rubio, B. N. (2020). Pensamiento crítico: la pedagogía del siglo XXI. Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de las Tunas, Cuba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 José Carlos Capote Lastres, Annie Yusleidys Quesada González, Hilda Elena Manchón Agüero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.