A formação de terapeutas da fala para o desenvolvimento integral da linguagem em crianças em idade escolar com deficiência intelectual.
Palavras-chave:
deficiência intelectual; linguagem; comunicação; formação; conteúdo; formação; conteúdo.Resumo
As implicações das políticas de educação inclusiva destacam o valor da promoção do desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças em idade escolar com deficiência intelectual. A análise do conteúdo multidisciplinar da formação é essencial para constatar o seu valor didático e pedagógico no conteúdo da profissão, orientando a sua compreensão no processo de formação. No processo de formação, o conteúdo não é abordado na sua totalidade, sendo privilegiado o conteúdo gnoseológico sem revelar o seu valor procedimental e atitudinal. Por este motivo, o presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo do desenvolvimento integral da linguagem e da comunicação de escolares com deficiência intelectual na formação de terapeutas da fala, de forma a conotar o conteúdo multidisciplinar que caracteriza a componente didática da sua atividade profissional. São identificadas as áreas de intervenção para avaliar e intervir nestes casos.
Downloads
Referências
Bermúdez López, I. L., García Navarro, X., y Santos Muñoz, D. (2020). Características del proceso educativo de los educandos con discapacidad intelectual para la orientación profesional. Revista Conrado, 16(75), 238-242. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1414_pdf
Calzadilla-González, O. (2013). La clase logopédica. Resultado de Proyecto “Dirección de la atención logopédica integral” (Material en digital). Universidad de Ciencias Pedagógicas “José de la Luz y Caballero”, Holguín, Cuba.
Calzadilla-González, O. y Torres-Maceo, D. (2018) El proceso de atención logopédica integral. (Material docente en digital) Universidad de Holguín, Holguín, Cuba.
Collazo Alonso, A. (2014). Habilidades comunicativas en discapacidad intelectual. [Tesis de Maestria]. Universidad de Oviedo.
Cuba. Ministerio de Educación. (2017a). Seminario Nacional a Dirigentes del MINED. Perfeccionamiento del Sistema Nacional de Educación (SNE). Pueblo y Educación.
Cuba. Ministerio de Educación Superior. (2017b). Programa de la disciplina Logopedia para la formación del maestro logopeda. (Material en digital).
Gallardo, J. (2000). Manual de logopedia: un enfoque práctico. Málaga, España.
González-Picarín, A. (2014) La atención logopédica en el nivel primario de educación [Tesis Doctoral]. Universidad de Ciencias Pedagógicas “José de la Luz y Caballero”.
Ke, X. y Liu, J. (2017) Discapacidad intelectual (Irarrázaval M, Martin A, Prieto-Tagle F, Fuertes O. trad.). En Rey JM (ed), Manual de Salud Mental Infantil y Adolescente de la IACAPAP. Ginebra: Asociación Internacional de Psiquiatría del Niño y el Adolescente y Profesiones Afines.
Leontiev, A.N. (1975).La actividad, la conciencia y la personalidad. Moscú, URRS: Literatura Política.
Luckasson, R., Borthwick-Duffy, S., Buntix, W.H.E., Coutler, D. L., Craig, E.M., Reeve, A, Shalock, R.L., Snell, M. E., Spitalnik, D. M., Spreat, S. y Tassé, M.J. (2002). Metal retardation: Definition, classificattion and systems o supports. (10ma ed.) American Association on Mental Ratardation.
Luria Romanovich, A. (1977). Las funciones corticales superiores del hombre. La Habana, Cuba: Editorial Orbe.
Morales Campos, R. (2016). Proyecto de intervención logopédica en un caso con discapacidad intelectual. [Trabajo de fin de grado]. Universidad de Castilla-La Mancha.
Organización de la Naciones Unidas. (2015). Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. ONU. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40155/24/S1801141_es.pdf
Rodríguez Blanco L, Salabarría Márquez MC, Cruz Ordaz MI, Díaz Sarabia R, Angueira Betancourt Y. (noviembre-diciembre, 2018). Caracterización del lenguaje en niños con discapacidad intelectual, implicación de las nociones elementales de Matemática. Rev Ciencias Médicas. 22(6), 1004-1016.
http://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/3505
Schalock, R.L. (2009). La nueva definición de la discapacidad intelectual, apoyos individuales y resultados personales. Siglo Cero Revista Española sobre Discapacidad Intelectual. 49, 229, 22-39.
Smith Batson, M. C., Gamboa Graus, M. E., Alonso Hernández, E. (2022). Ejes temáticos-organizadores del currículo necesarios en la formación del profesor. Didáctica y Educación Vol. 13 (1). pp. 17-28. http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/
Vigotsky, L.S. (1981) Pensamiento y lenguaje. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.
Pavlov, I. (1960): Obras escogidas. Buenos Aires, Argentina: Quetzal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Dagmara Torres Maceo, Onaida Calzadilla González , Denis Doneld Zapata Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.