O multi-instrumentalismo no perfil do instrumento de sopro: diagnóstico, princípios e caraterísticas distintivas
Palavras-chave:
multinstrumentismo, instrumentos de viento madera, diagnóstico; principios, rasgos distintivos.Resumo
Para o desenvolvimento integral dos alunos do perfil de instrumento de sopro de madeira no nível secundário superior, é necessária uma formação artístico-pedagógica que integre a aprendizagem de múltiplos instrumentos musicais, o multi-instrumentalismo; em função do seu trabalho no âmbito profissional. Existem insuficiências no seu desenvolvimento e não se aproveita todo o potencial desta prática. O objetivo desta investigação é propor princípios e caraterísticas distintivas com base no diagnóstico e na sua implementação em acções. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos, bem como a técnica SWOT e processos matemático-estatísticos que facilitaram o estudo do objeto de estudo.
Downloads
Referências
Abreu, R. (2004). Un modelo de la Pedagogía de la Educación Técnica y Profesional en Cuba. [Tesis doctoral]. La Habana. Cuba. ISPEJV.
Addine, F. (2004) Didáctica, teoría y práctica. La Habana, Cuba: Editorial Pueblo y Educación.
Greca-Bosdure, H-C. (2018). Le Multi-instrumentisme: ¿et pour quoi faire? Formation musicale. Cefeden Aura. Promotion 2018
Houvinen, E y Frostenson, C. (2020). Narratives of versatility: Approaching multi-instrumentalist music teacher identities. Research Studies in Music Education. Volumen 43, Issue 3. https://doi.org/10.1177/1321103X20951942
Jorquera, R. Valverde, X. y Godall, P. (2020). Propuesta de principios alternativos para la educación musical en un contexto latinoamericano. Revista Electrónica de LEEME Número 46. https://ojs.uv.es/index.php/LEEME/index
Moura, T.G. y Wanderley, M.A. (2022). Professores multi-instrumentistas e sua atuação profissional docente em música: um estudo no estado do Rio Grande do Norte. ABEM. XVI Encontro Regional Nordeste da ABEM. https://ojs.uv.es/lindex.php/LEEME/article/view/16932/16140
Nogueira, D. Medina, A. Medina, Y. E. Assafiri, Y. (2024). Matriz DAFO y análisis CAME, herramientas de control de gestión: caso de aplicación. Universidad y Sociedad, 16(2), 34-45. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4368
Rodrigues, L.O. (2023). O multi-instrumentista do metais: aspectos técnicos e similaridades na prática de diferentes instrumentos. Universidad Federal de Uberlandia. Instituto de Artes. Curso de Música. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38491
Sánchez, P y Morales, X. (2003). Educación musical y expresión corporal. La Habana. Pueblo y Educación.
Valero, O. (2023). El profe multinstrumentista. Universidad Pedagógica Nacional. Departamento de Educación Musical. Licenciatura en Música. Bogotá, Colombia. https://repository.pedagogica.edu.co/bitstream/handle/20.500.12209/18812/EL%PROFE%20MULTINSTRUMENTISTA?sequence=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Ahmed López Castillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.