Epistemologia da educação ambiental do aluno do curso de Licenciatura em Educação Básica.

Autores

  • Hebert Socarras Estrada Universidad de Camagüey
  • Andrés Jorge Díaz López Centro de Estudios de Ciencias de la Educación de la Universidad de Camagüey
  • Enrique Loret de Mola López Centro de Estudios de Gestión Ambiental de la Universidad de Camagüey

Palavras-chave:

formação, formação ambiental, desenvolvimento sustentável, epistemologia, epistemologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar uma conceção teórica e metodológica que fundamenta a educação ambiental no curso de Licenciatura em Educação Básica. Utilizou-se o método de pesquisa da análise de conteúdo para a crítica das fontes bibliográficas e a construção do referido referencial teórico. Entre os resultados, destaca-se o lugar e o papel da educação ambiental no sistema de formação integral do profissional da Educação Básica. Argumentam-se as funções formativas da formação ambiental, que constituem a exteriorização das qualidades inerentes ao processo de formação no Ensino Superior, as quais se manifestam no modo de agir do profissional; ao mesmo tempo, evidencia-se a relevância social da categoria formação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hebert Socarras Estrada, Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Máster en Ciencias de la Educación, Mención Secundaria Básica. Profesor Auxiliar.

Andrés Jorge Díaz López, Centro de Estudios de Ciencias de la Educación de la Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Enrique Loret de Mola López, Centro de Estudios de Gestión Ambiental de la Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Geografía. Doctor en Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular.

Referências

Álvarez, C. M. (1999). Didáctica. La escuela en la vida. Ed: Pueblo y Educación. https://maravarzamoriveracruz.wordpress.com/

Cuba. Asamblea Nacional del Poder Popular. (2019). Constitución de la República de Cuba. Título III: Fundamentos de la política educacional, científica y cultural. http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/04/09/

Cuba. Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudio “E” para la Licenciatura en Educación: especialidad de Educación Primaria.

Cruz, R. & Romero, E. Educación Ambiental y Cultura: Su convergencia en la construcción simbólica de la naturaleza en Educación Ambiental para el desarrollo sostenible. CIGEA. Oficina de la UNESCO en La Habana, 2007. pp. 19-25. https://revistas.udg.co.cu/

Fuentes, H. (2009). Pedagogía y didáctica de la Educación Superior (material en soporte electrónico). Santiago de Cuba, Cuba: Centro de Estudios de Educación Superior "Manuel F. Gran".

González, R. (2017). La formación ambiental desde la obra de José Martí en carreras pedagógicas con perfil biológico. [Tesis doctoral, Universidad Ignacio Agramonte Loynaz] Ciencias Pedagógicas.

Hernández, N. M. (2020) La ética en la formación ambiental del estudiante de la Licenciatura en Educación Biología. [Tesis doctoral, Universidad Ignacio Agramonte Loynaz] Ciencias Pedagógicas.

Horruitiner, P. (2009). La universidad cubana: el modelo de formación. Editorial Universitaria.

Loret de Mola, E., Pino, D. & Nordelo, J. (2017). La formación ambiental presupuesto epistemológico para la educación Superior. Humanidades Médicas. XVII (3): 464-486 https://humanidadesmedicas.sld.cu/

Mejías Salazar, R. (2018). La formación laboral investigativa orientada a la dimensión ambiental en carreras pedagógicas con perfil geográfico. [Tesis doctoral, Universidad Ignacio Agramonte Loynaz] Ciencias Pedagógicas.

Santos, I. (2009) La educación ambiental para el desarrollo sostenible. Una visión desde la investigación educativa. [Panel]. Congreso de Pedagogía 2009. Villa Clara. Cuba.

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Socarras Estrada, H., Díaz López, A. J. ., & Loret de Mola López, E. . (2025). Epistemologia da educação ambiental do aluno do curso de Licenciatura em Educação Básica. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 203–222. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2134

Edição

Seção

Artículos

ARK