Melhorar as competências em língua inglesa para fins profissionais no curso de licenciatura em Pedagogia-Psicologia.

Autores

  • Leidianys de la Caridad Álvarez Riol Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”
  • Yeran León Morejón Instituto Superior Politécnico do Bié.
  • Ivón de la Caridad Bonilla Vichot Instituto Superior Politécnico do Bié

Palavras-chave:

competências, inglês, ensino, certificação

Resumo

Para os estudantes universitários, o domínio da língua inglesa é um requisito para a graduação, tornando-se uma necessidade para cada curso de graduação implantar alternativas que contribuam para o seu tratamento. Na especialidade de Licenciatura em Pedagogia-Psicologia da Educação, a presente investigação propõe-se refletir sobre a implementação de um sistema de tarefas de ensino para o desenvolvimento de competências em língua inglesa para fins profissionais a partir da disciplina Filosofia da Educação, em alunos do primeiro ano deste curso de licenciatura que os prepara para a sua certificação. Na sua implementação, são utilizadas as potencialidades dos conteúdos da disciplina, a diversidade de recursos e materiais disponíveis na língua, bem como a motivação dos alunos. Durante o desenvolvimento do projeto, foi aplicada a abordagem metodológica geral dialético-materialista, tendo sido utilizados métodos teóricos e empíricos e técnicas estatístico-matemáticas. A determinação dos referentes, o estudo histórico e o diagnóstico do estado inicial da categoria a transformar, permitiram fundamentar e conceber a proposta, cuja validade foi verificada com base nos critérios dos utilizadores e é proposta como uma opção viável para a sua generalização nas disciplinas do curso de licenciatura; de acordo com as particularidades do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leidianys de la Caridad Álvarez Riol, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”

Licenciada en Educación: Pedagogía-Psicología, Especialista de Posgrado en Docencia en Psicopedagogía.

Yeran León Morejón, Instituto Superior Politécnico do Bié.

Licenciado en Educación: Informática. Doctor en Ciencias de la Educación, Especialista en Psicología Educativa.

Ivón de la Caridad Bonilla Vichot, Instituto Superior Politécnico do Bié

Licenciada en Educación: Física. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Aguilar Gordón, F. del R. (2020). Contribuciones de la filosofía para la consolidación de la filosofía de la educación. Revista Conrado, 16(74), 99-111. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1339

Caraballo, Y. (2023). Gamificación educativa y su impacto en la enseñanza y aprendizaje del idioma inglés: un análisis de la literatura científica. Ciencia Latina, Revista Científica Multidisciplinar, 7(4), 1813-1830. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.7011

García Hernández, R. (2023). Sistema de tareas docentes para desarrollar el trabajo independiente de las funciones en la universalización. Revista Conrado, 19(95), 553-569. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/3458

Garbey Savigne, E., y Enriquez O’Farrill, I. J. (2023). Tendencias actuales en la enseñanza de inglés con fines específicos. Revista Científica Cultura, Comunicación y Desarrollo, 8(2), 59-66. http://rccd.ucf.edu.cu/index.php/rccd

Garro, M. (2019). Analysis of the usage of the four linguistic skills acquired by former students of the Program “Reinforcing the Teaching and Learning of the English Language in the institutions of the Superior State University of Costa Rica, at UNED sites”. Revista Internacional de Educación y Aprendizaje, 7(1), 47-58. https://journals.epistemopolis.org/index.php/educación

Guaranda, J., Santos, L., Guaranda, E. y Lara, F. (2023). Contextualización del proceso enseñanza-aprendizaje del idioma inglés en la carrera de ingeniería civil. Pentaciencias, 5(6), 87-95. https://doi.org/10.59169/pentaciencias.v5i6.840

Hernández Sampieri, R. (2018). Metodología de la investigación educativa: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: McGRAW-HILL.

Mendoza Zepeda, O. C., Santos Vargas, A. M., Matamoros Galo, D. C., Santos Murillo, D. N., & Morales Mencía, E. V. (2022). Necesidades de dominio de Inglés y Francés en la facultad de Ciencias Químicas y Farmacia. Revista Conrado, 19(94), 574-587. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/3367

Ministerio de Educación Superior. (2016). Plan de Estudios “E”. Modelo del Profesional Licenciatura en Educación Pedagogía-Psicología. La Habana, Cuba.

Moreira Aguayo, P. y Venegas Loor, L. (2020). Desarrollo de competencias comunicativas del idioma inglés. Dominio de las Ciencias, 6(4), 1292-1303. http://dx.doi.org/10.23857/dc.v6i4.1537

Pérez de Villa, Y., Puerta, L. y Rosa, C. (2023). Propuesta de tareas docentes para potenciar la educación ambiental en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la química en la educación media superior. Revista Minerva, 4(7). https://revistas.ug.edu.ec/index.php/minerva/article/download/305/566/1186

Pérez Parrado, R., Sardiñas Companioni, J.L., & Oliva Rodriguez, Y. (2022). Desarrollo de habilidades comunicativas en idioma inglés desde una concepción lingüístico-metodológica. EduSol, 22(80), 96-111. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=475772866008

Pibaque Pionce, M., (2023). Estrategia Didáctica para la Formación de la Competencia Linguo-Cultural en el Inglés de Negocios Internacionales. 593 Digital Publisher CEIT, 8(5), 532-544, https://doi.org/10.33386/593dp.2023.5.2025

Sánchez Anta, A., & Miralles Aguilera, E. (2023). La tarea docente en el proceso de enseñanza aprendizaje de las ciencias básicas biomédicas. Educación Médica Superior, 37(4). https://ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/3953

Segovia, P., Pinos, P., y Murillo, I. (2017). Tareas docentes sobre contenidos de Anatomía del Aparato Estomatognático de la carrera de Odontología. Universidad y Sociedad, 9(1), 74-80. http://rus.ucf.edu.cu/

Torres Cabrera I., Moncada-González Y., Matos-Fuentes L., Pérez-Diéguez D. y Pupo-Batista Y. (2023). Tareas docentes para favorecer la competencia comunicativa profesional en el inglés médico. RevCienciasMédicas, 27(2023): e5951, 1-12. http://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/5951

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Álvarez Riol, L. de la C., León Morejón, Y., & Bonilla Vichot, I. de la C. (2025). Melhorar as competências em língua inglesa para fins profissionais no curso de licenciatura em Pedagogia-Psicologia . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 184–202. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2131

Edição

Seção

Artículos

ARK