Proposta de um modelo de projeto de formação para o curso de Licenciatura em Educação Mecânica.
Palavras-chave:
modelo, formação profissional, mecânica, projeto de formaçãoResumo
Na melhoria do processo de formação profissional no Bacharelado em Educação Mecânica, exige-se a aplicação de diversos projetos que respondam ao processo de obtenção de peças e aos projetos integradores para a Disciplina Integradora Principal: Trabalho Didático e Formação em Pesquisa. Face a esta problemática, o objetivo da investigação é: conceber um modelo de projeto formativo destinado à formação profissional na Licenciatura em Educação Mecânica. O modelo é composto por dois subsistemas: o primeiro denominado determinação de conteúdos profissionalizantes e o segundo denominado desenvolvimento de conteúdos profissionalizantes. Estes subsistemas apresentam relações hierárquicas, ligações e elementos que permitem obter as qualidades ou caraterísticas resultantes que distinguem o projeto de formação profissional no processo de formação no referido curso. O modelo permite a orientação do corpo docente na estrutura do projeto de formação profissional concebido como uma forma de organização da Disciplina Principal Integradora. A aplicação de métodos de investigação que incluem: métodos teóricos, empíricos e estatísticos. Ao nível teórico: inquéritos, entrevistas, observação científica, análise documental. No plano teórico: análise-síntese, histórico-lógico, modelação, sistémico-estrutural-funcional. Estatísticos no tratamento de entrevistas e inquéritos. A proposta do modelo permite a argumentação, a compreensão e a interpretação do modelo que responde ao objeto da profissão na carreira. Tem também em conta o tratamento das componentes académica, laboral, de investigação e de extensão no processo de formação.
Downloads
Referências
Alonso, L. A., Larrea, J. J., Bazurto, J. A., Vera, E. y Macías, A. (2019). Propuesta metodológica para la formación de competencias profesionales de estudiantes en nivel medio Mecánica Industrial, caso de estudio. Revista Espacios, 40(29), 16-25. https://www.revistaespacios.com/a19v40n29/19402916 .htm l
Alonso, L. A., Cruz, M. A. y Ronquillo, L. E. (2022). Enseñanza aprendizaje profesional para formar trabajadores competentes. Editorial Libro Mundo.
Aragay, X y Martínez, M. (2020). El Aprendizaje Basado en Proyectos en PLANEA. Enfoque general de la propuesta y orientación para el diseño colaborativo de proyectos. Edición Buenos Aires. UNICEF https://www.unicef.org/argentina/media/10171/file/planea-ABP.pdf.
Calderón, M., Simbaña, A., Burbano, E, y Lucio, J. L. (2024). El proyecto formativo como
estrategia para el desarrollo de capacidades transversales. Revista Ciencia Latina 8(1), 2922-2949. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i1.9626
Ministerio Educación Superior (MES). (2016). Plan de estudio E para la carrera Liceniatura en Educación Mecánica. Comision Nacional de Carrera. La Habana, Cuba.
Sotomayor, C., Vaccaro, C. y Téllez, A. (2021). Aprendizaje basado en proyectos. Un enfoque pedagógico para potenciar los procesos de aprendizaje hoy. Fundación Chile, con el apoyo del Centro de Innovación del Ministerio de Educación chileno y la Embajada de Estados Unidos en Chile”.ABP-un-enfoque-pedagogico-para-potenciar-aprendizajes.pdf (fch.cl)
Smith Batson, M.C. (2024). Caracterización de la coherencia didáctica del profesor de inglés en Cuba. https://luz.uho.edu.cu/index.php/luz/article/view/1488
Smith, M.C. (2021). La orientación profesional en el proceso formativo de la disciplina Didáctica de las Lenguas Extranjeras. (Tesis Doctoral Inédita). Universidad de Las Tunas 2021.
Smith Batson, M.C., Gamboa Graus, M. E., Alonso Hernández, E. (2022). Ejes temáticos-organizadores del currículo necesarios en la formación del profesor de lenguas extranjeras, Didáctica y Educación Vol. 13 (1). pp. 17-28.
Tejeda, R. (2015). El aporte teórico en investigaciones asociadas a las Ciencias Pedagógicas. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación. 5(6), 1-20. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/438/437
Téllez, L. (2016). El proyecto técnico como forma de organización didáctica en la Educación Técnica Profesional. https://www.grin.com/login/#account/document_upload
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 Nirma Cruz Cruz , Bárbara Lidia Doce Castillo , Angela Lilia Rodríguez Maden

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.