Influência das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

Autores

  • Jorge Luis Cueva Delgado Dirección General de Educación en Puerto Padre
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Misleydi Ramírez Serrano Escuela Primaria Argentina, Puerto Padre

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação, processo de ensino e aprendizagem, conectivismo

Resumo

Este artigo aborda a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva de desenvolvimento, propondo um modelo baseado no conectivismo como abordagem pedagógica. O contexto atual da sociedade do conhecimento e a importância do desenvolvimento de competências digitais na educação são analisados. O conectivismo é apresentado como uma teoria de aprendizagem para a era digital, destacando seus princípios fundamentais e seu impacto sobre os papéis do professor e do aluno. É apresentado um modelo que integra o conectivismo ao processo de ensino-aprendizagem de desenvolvimento, descrevendo seus componentes, as relações entre eles e os processos mediados por TIC que são aprimorados. São definidas duas características distintivas do modelo: originalidade tecnológica e capacidade de aprendizado ecológico. Por fim, são discutidas as implicações do modelo para a prática educacional, destacando a importância do design de ambientes de aprendizagem dinâmicos, a integração significativa das TIC, a avaliação autêntica e a formação contínua de professores

Biografia do Autor

Jorge Luis Cueva Delgado, Dirección General de Educación en Puerto Padre

Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Auxiliar.

Michel Enrique Gamboa Graus, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas.  

Misleydi Ramírez Serrano, Escuela Primaria Argentina, Puerto Padre

Coordinadora General

Referências

Castellanos, D., Castellanos, B., Llivina, M., Silverio, M., Reinoso, C. y García, C. (2002). Aprender y enseñar en la escuela. Pueblo y Educación.

Cueva, J. (2016). Las Tecnologías de la Información y la Comunicación para la Gestión del conocimiento en la Educación Primaria. [Tesis doctoral]. Universidad de las Tunas, Cuba. http://roa.ult.edu.cu/jspui/bitstream/123456789/3684/2/Resumen%20Jorge%20Luis%20Cueva.pdf

Keller, J. (2013). Conectivismo: Una teoría de aprendizaje para la era digital. Estados Unidos: Infogram. https://infogram.com/conectivismo-una-teoria-de-aprendizaje-para-laera-digital-1g6qo2qvwqvyp78

Pedraja, L. (2017). Sociedad del conocimiento y educación: desafíos y perspectivas. Revista Iberoamericana de Educación, 75(1), 21-36.

Pérez, R., Mercado, P., Martínez, M., Mena, E. y Partida, J. (2018). La sociedad del conocimiento y la sociedad de la información como la piedra angular en la innovación tecnológica educativa. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(16), 1-24. http://dx.doi.org/10.23913/ride.v8i16.371

Reinoso, C., Ballester, S., González, C., Torres, Y. y Ribot, G. (2013). El aprendizaje desarrollador. Teoría y práctica en la formación de educadores. Curso 31. La Habana, Cuba: Educación Cubana.

Rico, P., Santos, E. y Martín-Viaña, V. (2004). Proceso de enseñanza aprendizaje desarrollador en la escuela primaria. Teoría y Práctica. Pueblo y Educación.

Rico, P. y Silvestre, M. (2003). Proceso de enseñanza-aprendizaje. Pueblo y Educación.

Santos, E. (2013). Categorías del proceso de enseñanza aprendizaje. En: Proceso de enseñanza aprendizaje desarrollador en la escuela primaria. Teoría y Práctica. Pueblo y Educación.

Siemens, G. (2004a). Conectivismo: Una teoría de aprendizaje para la era digital. Chile: Ministerio del Interior y Seguridad Pública SENDA - Consorcio de Universidades del Estado de Chile. https://www.comenius.cl/recursos/virtual/minsal_v2/Modulo_1/Recursos/Lectura/conectivismo_Siemens.pdf

Siemens, G. (2004b). Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2(1), 3-10.

Silvestre, M. (2012). Exigencias didácticas para dirigir un proceso de enseñanza-aprendizaje desarrollador y educativo. [CD-ROM]. La Habana, Cuba: Ministerio de Educación de la República de Cuba.

Unidad de promoción y Desarrollo (2013). Manual de Metodología Didáctica. Almería, España: Junta de Andalucía - Diputación de Almería. https://issuu.com/verocedillo/docs/curso_de_metodolog_a_did_ctica

Zilberstein, J. (2012). Tendencias en la Didáctica. Sus categorías en una concepción desarrolladora de la escuela primaria. [CD-ROM]. La Habana, Cuba: Ministerio de Educación de la República de Cuba.

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Cueva Delgado, J. L. ., Gamboa Graus, M. E. ., & Ramírez Serrano, M. . (2024). Influência das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(3), 405–416. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2107

Edição

Seção

Artículos

ARK