Estratégia pedagógica para a formação de psicólogos da educação no tratamento das perturbações do comportamento.
Palavras-chave:
formação profissional, comportamento, estratégiaResumo
O artigo científico expõe as limitações na formação inicial do psicopedagogo para o atendimento de sujeitos com transtorno de conduta; durante o cumprimento de suas funções profissionais. Faz-se referência à necessidade da sua preparação para cumprir o objetivo 4 da Agenda 2030, no que diz respeito a alcançar uma verdadeira inclusão educativa e o objetivo de formar um profissional com um perfil amplo, tal como se afirma nos modelos das diferentes carreiras pedagógicas. Para superar as limitações encontradas, propõe-se uma estratégia pedagógica. A pesquisa foi realizada com base no materialismo dialético e histórico. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos. Conclui-se que a estratégia pedagógica para o psicopedagogo permite alcançar um perfil amplo para as condições da escola inclusiva atual na atenção aos sujeitos com distúrbio de comportamento, nos diferentes contextos de atuação deste profissional onde desempenham suas funções profissionais.
Referências
Addine, F. (2004). Didáctica teoría y práctica. La Habana: Pueblo y Educación, Cuba.
Almarales, M. (2019). La orientación educativa a estudiantes de la carrera Pedagogía Psicología en el proceso de formación de la habilidad argumentar. [Tesis Doctoral Universidad Holguín], Cuba
Álvarez, A. (2019). La educación agropecuaria en la formación inicial del estudiante de Pedagogía Psicología. [Tesis Doctoral, Universidad Las Tunas], Cuba.
Álvarez, B. Y. (2011). Propuesta de una estrategia pedagógica de preparación del maestro para la prevención de trastornos afectivo-conductuales en escolares de educación primaria. [Tesis Doctoral, Instituto Pedagógico Latinoamericano y del Caribe], La Habana, Cuba.
Cardoso, L. (2022).Estrategia pedagógica para desarrollar el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Estadística en la carrera de Pedagogía-Psicología.[Tesis doctoral, Universidad de Pinar del Río Hermanos Saíz Montes de Oca].Cuba
García, S. (2011). Modelo pedagógico de la dinámica de la formación inicial del licenciado en Pedagogía-Psicología. [Tesis Doctoral, Universidad Granma], Cuba.
González, G. (2013). El profesorado en formación y las finalidades de la enseñanza de las ciencias sociales. Uni-pluriversidad. 13(38), (2), 24-34.
Hernández, R. M. (2016). La formación del interés escolar en alumnos con trastorno de conducta. [Tesis doctoral], Universidad de Las Tunas, Cuba.
Martínez, J. (2008). Modelo pedagógico de la formación del profesional de la educación primaria para la atención a educandos con necesidades educativas especiales. [Tesis Doctoral, Universidad Las Tunas], Cuba.
Matos, Z. (2013). Modelo pedagógico para el desarrollo de la Orientación Profesional Vocacional en el preuniversitario. [Ponencia]. Evento Científico de profesores, ISP Raúl Gómez García, Cuba.
Mendoza, L. L. (2004). Modelo para la dinámica de la motivación en el proceso docente educativo. [Tesis doctoral, Universidad de Oriente], Cuba.
Peña, M. y Graña, O (2006). Agresión y Conducta Antisocial en la escuela. Anales de Psicología. 29 (2), Murcia, España.
Rivas, B. (2017). La preparación psicopedagógica especial para el profesor de secundaria básica de la escuela de trastorno de conducta. [Tesis doctoral, Universidad de Ciencias Pedagógicas Pepito Tey], Las Tunas, Cuba.
Sánchez, C. (2014). Formación y desarrollo profesional del educador social en contexto de intervención. Madrid. UNED.
Sánchez, M y Martínez, A. (2022). Evaluación y aprendizaje en educación universitaria: estrategias e instrumentos. Cuidad de México, UNAM.
Sierra, R.A. y Imbert, N. (2020). La alternativa y su conceptualización en el contexto pedagógico. 16(2).
Valledor, R. (2021). La innovación en la investigación educacional. Revista Didasc@lia, 4.
Valle-Lima, A.D. (2012). La investigación pedagógica otra mirada. La Habana: Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Yanelixa Fruto López, Luis Manuel Ferrás Mosquera, Naiset Toranzo Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.