Comunicação, um fator-chave de responsabilidade social nas empresas equatorianas

Autores

  • Gladis Sara Sanmartín Ramón Universidad Técnica de Machala

Palavras-chave:

comunicação, informação, responsabilidade social, empresas equatorianas

Resumo

O papel da comunicação na estrutura da responsabilidade social corporativa é muito importante, pois contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa, promovendo a confiança e a credibilidade na sociedade. O objetivo deste artigo é analisar a importância da comunicação na responsabilidade social corporativa. Para isso, foram selecionadas cinco empresas equatorianas que lideram o ranking das "Empresas com melhor reputação" durante os anos de 2020 a 2023, de acordo com o MERCO (Monitor

Empresarial de Reputação Corporativa), para determinar que tipo de comunicação elas utilizam, se promovem um diálogo participativo com as partes interessadas ou se se limitam a informar. A metodologia utilizada é analítica, por meio da apresentação teórica do tema comunicação e responsabilidade social, para a qual foram consultadas fontes eletrônicas e bancos de dados como Scopus, Web of Science, Scielo, Redalyc, Google Acadêmico, Latindex, a fim de obter artigos e textos científicos intimamente relacionados às categorias trabalhadas, aspectos que delimitaram os critérios de inclusão, é também uma pesquisa descritiva, por meio do exemplo prático das empresas Corporación La favorita, Nestlé, Pronaca, Cervecería Nacional, Holcim. A pesquisa mostra que as empresas usam várias plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e TikTok, principalmente como um canal de divulgação e não como um meio de troca de comunicação bidirecional, o que ressalta a necessidade de adotar uma metodologia mais participativa com as partes interessadas.

Biografia do Autor

Gladis Sara Sanmartín Ramón, Universidad Técnica de Machala

Máster internacional en Formación de Profesores en la especialización de Lengua y Literatura. Universidad Complutense de Madrid. Magister en Gerencia Educativa. Universidad Técnica de Machala. Licenciada en Ciencias de la Educación, especialización “Lengua y Literatura”. Profesora de Nivel Medio. Universidad Técnica de Machala, Ecuador. Docente agregado I de Tiempo completo, Universidad Metropolitana, Sede Machala, Ecuador. Coordinadora de Vinculación con la colectividad, Universidad Metropolitana. Ecuador.

Referências

Acosta, M., Véliz , S., y Torres, J. (2018). La responsabilidad social corporativa y su rol en las empresas ecuatorianas. Revista Lasallista de investigación, 15(2), 105-117. DOI:10.22507/rli.v15n2a8

Álava-Larrea, M., y Sánchez-Riofrío, A. (2016). Cervecería Nacional: Un compromiso con el desarrollo sostenible en Ecuador. Revista Ciencia UNEMI, 9 (17), 11 – 20. https://www.researchgate.net/publication/308740115_Cerveceria_Nacional_Un_compromiso_con_el_desarrollo_sostenible_en_Ecuador

Azuero, D. (2009). La comunicación de la RSE. Propuesta para un modelo de comunicación responsable. Editor Forética

Benavidez, T., y Córtez, M. (2018). Comunicación estratégica y responsabilidad Social Empresarial, escenarios y potencialidades en creación de capital social: Una revisión de la Literatura. Prisma Social: revista de investigación social, (22), 127-158. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6562963

Briceño, S., Mejías, I., y Moreno, F. (2010). La Comunicación Corporativa y la Responsabilidad Social Empresarial (RSE). Daena: International Journal of Good Conscience, 5(1) 37-46. http://www.spentamexico.org/v5-n1/5(1)37-46.pdf

Caravedo, B., Del Castillo, E., Casanova, L., y Estevez, R. (2011). La responsabilidad social de la empresa en América Latina: Manual de Gestión. Banco Interamericano de Desarrollo. https://www.researchgate.net/publication/254422047_La_responsabilidad_social_de_la_empresa_en_America_Latina_Manual_de_Gestion

Corporación La Favorita. (2022). Informe 2022. Rendición de cuentas. https://www.corporacionfavorita.com/wp-content/uploads/2023/03/Informe-Corporacion-Favorita-2022.pdf

Correa Jaramillo, J. G. (2007). Evolución Histórica de los conceptos de responsabilidad social empresarial. Semestre Económico, 10(20), 87-102 http://www.scielo.org.co/pdf/seec/v10n20/v10n20a6.pdf

Dawkins, J. (2004). Corporate responsibility: The communication challenge. Journal of Communication Management, 9 (2), 108-119. https://doi.org/10.1108/13632540510621362

De Andrés, S., y González, R. (2012). La comunicación en el marco de la Responsabilidad Social. Bases para una definición de Comunicación Responsable. Revista Internacional de Investigación en Comunicación aDResearch ESIC, 6(6), 14-31 https://www.researchgate.net/publication/259763707_

Holcim. (2022). Informe de sostenibilidad. https://www.holcim.com.ec/sites/ecuador/files/2023-08/m_informe_holcim_2022_v5.pdf

Hollender, J., y Breen, B. (2010). The responsibility revolution. How the next generation of businesses will win. John Wiley & Sons

Instituto de Responsabilidad Social Empresarial. (2016). Responsabilidad Social Empresarial (IRSE).https://www.irse-ec.org/fundamentos-del-irse/

Lewis, S. (2003). Reputation and corporate responsibility. Journal of Communication Management, 7 (4), 356-366. https://doi.org/10.1108/13632540310807494

Lozano. J. M. (2005). Los gobiernos y la responsabilidad social de las empresas. Políticas públicas más allá de la regulación y la voluntariedad. Editor Granica. https://books.google.com.cu/books/about/Los_gobiernos_y_la_responsabilidad_socia.

MERCO. (2023). Monitor Empresarial de Reputación Corporativa El proceso de elaboración de Merco Ecuador 2023. https://www.merco.info/files/2023/01/1597/metodologia-e-informe-de-verificacion-merco-empresas-ec-2022.pdf

Monitor Empresarial de Reputación Corporativa. (2023). Monitor Empresarial de Reputación Corporativa, (MERCO). Las empresas con mejor reputación corporativa. Empresarial. https://www.merco.info/ec/ranking-merco-empresas

Moreno, A., y Capriotti, P. (2011). La comunicación de las empresas españolas en sus webs corporativas. Análisis de la información de responsabilidad social, ciudadanía corporativa y desarrollo sostenible. ZER: Revista de Estudios de Comunicación = Komunikazio Ikasketen Aldizkaria, 11(21). https://doi.org/10.1387/zer.3718

Nestlé. (2022). Reporte sobre desarrollo sostenible. https://empresa.nestle.es/sites/g/files/pydnoa431/files/es/libreria documentos/documents/publicaciones/reporte-desarrollo-sostenible-nestle.pdf

Olcese, A. S. (2009). El capitalismo humanista. Ediciones Jurídicas y Sociales, S.A.

Orjuela Córdova, S. (2011). La comunicación en la Gestión de la Responsabilidad Social Empresarial. Correspondencias & Análisis, (1), 138-156. https://www.bing.com/search?q=Orjuela+C%C3%B3rdova%2C+S

Orozco Toro, J., y Ferré Pavia, C. (2013). La Comunicación Estratégica de la Responsabilidad Social Corporativa. RAZÓN Y PALABRA Primera Revista Electrónica en América Latina Especializada en Comunicación, (83), 1-20. https://www.bing.com/search?q=Orozco+Toro%2C+J.%2C+y+Ferr%C3%A9+Pavia%2C+C.+%282013%29.

Pronaca. (2022). Memoria Sostenible. https://www.pronaca.com/memoria-sostenible/

Urbina, E. C. (2020). Investigación cualitativa. Applied Sciences in Dentistry, 1(3). https://www.researchgate.net/publication/367923376_Investigacion_Cualitativa

Viteri, J., y Jácome, M. (2011). La Responsabilidad Social como modelo de gestión empresarial. Eidos, (4), 92-100. https://www.bing.com/search?q=Viteri%2C+J.%2C+y+J%C3%A1come%2C+M.+%282011%29.

Zambrano, X. (2013). Responsabilidad Social Empresarial y Comunicación: relación para la transformación social. TEMAS DE COMUNICACIÓN, (26), 65-90. https://www.academia.edu/116427914/Responsabilidad_Social_empresarial_y_comunicaci%C3%B3n_Relaci%C3%B3n_para_la_transformaci%C3%B3n_social

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Sanmartín Ramón, G. S. (2024). Comunicação, um fator-chave de responsabilidade social nas empresas equatorianas . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(3), 158–175. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2026

Edição

Seção

Artículos

ARK

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.