Inovação educativa: Sistematização do desenvolvimento e avaliação da aplicação "Tamímetro"
Palavras-chave:
inovação científica, intervenção, tecnologia, aplicação informáticaResumo
Este artigo centra-se na sistematização de experiências no ensino da física a estudantes na Nicarágua, com especial ênfase na falta de ferramentas digitais eficazes. Para dar resposta a este problema, apresenta-se a aplicação "Tamímetro" como uma intervenção inovadora destinada a melhorar a compreensão e a aplicação do princípio da conservação da energia. A metodologia adoptada envolve uma pesquisa de fundo quantitativo num paradigma positivista ou naturalista com uma abordagem quantitativa. A avaliação da intervenção revela uma transformação significativa na compreensão concetual, alcançando 76% de aprendizagem satisfatória, seguida de 12% de aprendizagem fundamental, sendo estes os padrões mais elevados estabelecidos, evidenciados por melhorias académicas tangíveis e pelo desenvolvimento de competências digitais entre os estudantes. São retiradas lições valiosas deste processo, salientando a importância do feedback contínuo e a necessidade de gerir proactivamente as limitações tecnológicas e a resistência à mudança.
Downloads
Referências
Adelantado-Renau, M. (2021). Aplicaciones móviles como recurso didáctico en las asignaturas de Física y Química. Revista de Innovación Didáctica de Madrid, 1(67), 23-33.
Ayuso-del Puerto, D., & Gutiérrez-Esteban, P. (2022). La Inteligencia Artificial como recurso educativo durante la formación inicial del profesorado. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(2), 347-358.
Camargo, J. Aplicativo móvil como estrategia pedagógica para fortalecer la resolución de problemas en el conjunto de los números naturales dirigida a estudiantes del grado quinto. [Tesis de Grado]. Universidad Pontificia Bolivariana.
Cardona Rendón, M. C. (2017). A propósito del Principio de Conservación de la Energía: Una Propuesta de Reorganización Conceptual para su Enseñanza desde la Perspectiva de Robert Mayer. [Tesis de Grado]. Repositorio Institucional Universidad de Antioquia.
GOBIERNO DE RECONCILIACIÓN Y UNIDAD NACIONAL. (19 de Julio de 2021). https://www.pndh.gob.ni/documentos/pnlc-dh/PNCL-DH_2022-2026(19Jul21).pdf
Hernández, N. A., & Mercado, F. O. (2016). Influencia que tiene el uso de celulares en las relaciones interpersonales de los estudiantes de la carrera de Comunicación Social de cuarto año de la Universidad Centroamericana (UCA), en el periodo del año 2016. [Tesis de Grado]. Universidad Centroamericana Facultad de Humanidades y Comunicación Comunicación Social.
Herrera Castrillo, C. J., & Córdoba Fuentes, D. J. (2023). Prácticas Educativas en la formulación de proyectos extensionistas realizadas por estudiantes de IV año de la carrera de Física-Matemática de FAREM-Estelí. Revista Compromiso Social, 6(10), 95–104.
Herrera Castrillo, C. J., & Jarquín Matamoro, R. F. (2024). Sistema de evaluación para el aprendizaje en educación media nicaragüense desde un modelo por competencia. Revista Multi-Ensayos, 10(19), 28–63.
Muñoz Vallecillo, L. O., Martínez González, Y. Y., Medina Martínez, W. I., & Herrera Castrillo, C. J. (2023). Uso de simuladores y asistente matemático en la demostración del principio de Pascal al aplicarse integrales y vectores. Revista Científica Tecnológica, 2(6), 48-60.
UNAN-Managua. (2017). Líneas de Investigación – Dirección de Educación a Distancia Virtual. Obtenido de https://dedv.unan.edu.ni/lineas-investigacion/
Vílchez Ruiz, M. I., López Gutiérrez, E., Hernández Bustamante, P. B., & Herrera Castrillo, C. J. (2023). Aplicación móvil “Tamímetro” para el aprendizaje de la energía en estudiantes de educación secundaria. Revista Científica Ciencia Y Tecnología, 23(40), 1–15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Iván Vílchez-Ruiz, Exequiel López-Gutiérrez, Cliffor Jerry Herrera-Castrillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.