Inovação educativa: Sistematização do desenvolvimento e avaliação da aplicação "Tamímetro"

Autores

  • Marcos Iván Vílchez-Ruiz Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua
  • Exequiel López-Gutiérrez Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua
  • Cliffor Jerry Herrera-Castrillo Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua https://orcid.org/0000-0002-7663-2499

Palavras-chave:

inovação científica, intervenção, tecnologia, aplicação informática

Resumo

Este artigo centra-se na sistematização de experiências no ensino da física a estudantes na Nicarágua, com especial ênfase na falta de ferramentas digitais eficazes. Para dar resposta a este problema, apresenta-se a aplicação "Tamímetro" como uma intervenção inovadora destinada a melhorar a compreensão e a aplicação do princípio da conservação da energia. A metodologia adoptada envolve uma pesquisa de fundo quantitativo num paradigma positivista ou naturalista com uma abordagem quantitativa. A avaliação da intervenção revela uma transformação significativa na compreensão concetual, alcançando 76% de aprendizagem satisfatória, seguida de 12% de aprendizagem fundamental, sendo estes os padrões mais elevados estabelecidos, evidenciados por melhorias académicas tangíveis e pelo desenvolvimento de competências digitais entre os estudantes. São retiradas lições valiosas deste processo, salientando a importância do feedback contínuo e a necessidade de gerir proactivamente as limitações tecnológicas e a resistência à mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Iván Vílchez-Ruiz, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua

Profesor de Educación media en Física-Matemática.

Exequiel López-Gutiérrez, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua

Profesor de Educación media en Física-Matemática.

Cliffor Jerry Herrera-Castrillo, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua

Doctor en Matemática Aplicada. Máster en Docencia Universitaria con Énfasis en Investigación. Licenciado en Ciencias de la Educación con mención en Física-Matemática. Docente

Referências

Adelantado-Renau, M. (2021). Aplicaciones móviles como recurso didáctico en las asignaturas de Física y Química. Revista de Innovación Didáctica de Madrid, 1(67), 23-33.

Ayuso-del Puerto, D., & Gutiérrez-Esteban, P. (2022). La Inteligencia Artificial como recurso educativo durante la formación inicial del profesorado. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(2), 347-358.

Camargo, J. Aplicativo móvil como estrategia pedagógica para fortalecer la resolución de problemas en el conjunto de los números naturales dirigida a estudiantes del grado quinto. [Tesis de Grado]. Universidad Pontificia Bolivariana.

Cardona Rendón, M. C. (2017). A propósito del Principio de Conservación de la Energía: Una Propuesta de Reorganización Conceptual para su Enseñanza desde la Perspectiva de Robert Mayer. [Tesis de Grado]. Repositorio Institucional Universidad de Antioquia.

GOBIERNO DE RECONCILIACIÓN Y UNIDAD NACIONAL. (19 de Julio de 2021). https://www.pndh.gob.ni/documentos/pnlc-dh/PNCL-DH_2022-2026(19Jul21).pdf

Hernández, N. A., & Mercado, F. O. (2016). Influencia que tiene el uso de celulares en las relaciones interpersonales de los estudiantes de la carrera de Comunicación Social de cuarto año de la Universidad Centroamericana (UCA), en el periodo del año 2016. [Tesis de Grado]. Universidad Centroamericana Facultad de Humanidades y Comunicación Comunicación Social.

Herrera Castrillo, C. J., & Córdoba Fuentes, D. J. (2023). Prácticas Educativas en la formulación de proyectos extensionistas realizadas por estudiantes de IV año de la carrera de Física-Matemática de FAREM-Estelí. Revista Compromiso Social, 6(10), 95–104.

Herrera Castrillo, C. J., & Jarquín Matamoro, R. F. (2024). Sistema de evaluación para el aprendizaje en educación media nicaragüense desde un modelo por competencia. Revista Multi-Ensayos, 10(19), 28–63.

Muñoz Vallecillo, L. O., Martínez González, Y. Y., Medina Martínez, W. I., & Herrera Castrillo, C. J. (2023). Uso de simuladores y asistente matemático en la demostración del principio de Pascal al aplicarse integrales y vectores. Revista Científica Tecnológica, 2(6), 48-60.

UNAN-Managua. (2017). Líneas de Investigación – Dirección de Educación a Distancia Virtual. Obtenido de https://dedv.unan.edu.ni/lineas-investigacion/

Vílchez Ruiz, M. I., López Gutiérrez, E., Hernández Bustamante, P. B., & Herrera Castrillo, C. J. (2023). Aplicación móvil “Tamímetro” para el aprendizaje de la energía en estudiantes de educación secundaria. Revista Científica Ciencia Y Tecnología, 23(40), 1–15.

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Vílchez-Ruiz, M. I. ., López-Gutiérrez, E. ., & Herrera-Castrillo, C. J. (2024). Inovação educativa: Sistematização do desenvolvimento e avaliação da aplicação "Tamímetro". Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(6), 110–136. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1995

Edição

Seção

Artículos

ARK