Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-02-12. Leia a versão mais recente.

A formação pedagógica do estudante de música. Proposta de uma estratégia

Autores

  • Elizabeth López Morales Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas
  • Nurys Francisca Cantallops Borrego Escuela profesional de Arte El Cucalambé

Palavras-chave:

treinamento pedagógico, estratégia pedagógica, processo de treinamento artístico-pedagógico.

Resumo

A presente pesquisa é importante e necessária para contribuir com o desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos de música no Nível Médio Profissionalizante. Com a aplicação de métodos de pesquisa empírica, incluindo observação participativa, entrevista aberta e pesquisa, foi possível confirmar que existem deficiências no processo de formação, que se revelam nas insuficiências para o desenvolvimento de conhecimentos, valores e um modo de ação pedagógica nos alunos para seu desempenho no ensino artístico. O objetivo deste trabalho é aplicar uma estratégia pedagógica baseada em um modelo pedagógico que favoreça a formação pedagógica do aluno como professor de música por meio do sistema de ações que o compõem e sua implementação na prática educacional. A novidade do trabalho se dá no caráter sistêmico, planejado, flexível e criativo da estratégia pedagógica, na estreita inter-relação teoria-prática, bem como na sua aplicação na Prática Pré-profissional. 

Biografia do Autor

Elizabeth López Morales, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Educación Musical. Doctora en Ciencias de la Educación. Profesora Titular.

Nurys Francisca Cantallops Borrego, Escuela profesional de Arte El Cucalambé

Licenciado en Educación, especialidad Español-Literatura. Directora

Referências

Addine, Fátima, González, Ana María, &Recarey, Silvia. (2003). Principios para la dirección del proceso pedagógico. Compendio de Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación. La Habana.

Castellanos, Doris. (2001). Hacia una concepción del aprendizaje desarrollador. Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona. La Habana.

Peramo, Hortensia. (2011). El campo artístico pedagógico. Ediciones Adagio. La Habana.

Ponsoda, A. (2005). Iniciación Musical en edades tempranas. Desde la percepción sonora a los conceptos musicales. Gran Bretaña: Orbach&Chambers Ltd.

Centro Nacional de Escuelas de Arte (2021). Indicaciones Generales para el subsistema de enseñanza artística en sus niveles elemental y medio superior profesional. Editorial Adagio. La Habana.

.------------------------------------------------------------------- (2016-2020). Indicaciones Metodológicas y de organización escolar. Para los Centros de Enseñanza de Nivel Elemental y Medio Superior Profesional de Arte y Cultura. Editorial Adagio. La Habana.

Rodríguez, Dolores F. y Barceló, Nadiesha. (2009). Pensamiento musical-pedagógico en Cuba: historia, tradición y vanguardia. Editorial Adagio. La Habana.

Artículos digitales:

Domínguez, Sara, Pino-Juste, Margarita. (2020). Análisis de la formación pedagógica del profesorado de música de los Conservatorios profesionales de música y de las Escuelas Municipales de música. Revista Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical.https//revistas. Ucm.es/index.php/RECI/article/view/67474/4564456557314

Carrillo, Rubén, Gonzáles Patricia. (2020). Perfiles de aprendizaje musical formal e informal en educación superior. Revista Eléctrónica Complutense de Investigaciones en Educación Musical.

Guzman, Jorge. (2021). La Educación Musical y sus relaciones con la ciencia, tecnología, sociedad e innovación. Revista Mendive. Vol 19. No2. Pinar del Río.scielo. sid.Cu/scielo.pho? script=sci-arttex&pid=S1815-76962021000200659&ing=es&nrm=iso&tlng=es

Hemsy, Violeta. (2020). Temas y Problemáticas de la Educación Musical en la actualidad. Ediciones Universidad de Salamanca.

Sloboda, John. (s/f)). ¿Qué es lo que hace a un músico?

Kelly, Birte. (s/f). Paralelismos con el enfoque de Suzuki.

Ortíz, Ocaña. (2017) Modelos pedagógicos y Teorías del aprendizaje. University of Magdalena.

Rodríguez, Dolores F. (2017) La formación del músico como pedagogo. Una mirada desde la Universidad de las Artes en Cuba. Itamar. Revista de Investigación Musical. Territorios para el arte. Facultad de Filosofía y Ciencias de la Educación. Universidad de Valencia. (España)

Publicado

2024-01-23 — Atualizado em 2024-02-12

Versões

Como Citar

López Morales, E., & Cantallops Borrego, N. F. . (2024). A formação pedagógica do estudante de música. Proposta de uma estratégia . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(1), 167–183. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1888 (Original work published 23º de janeiro de 2024)

Edição

Seção

Artículos

ARK