Diagnóstico do trabalho colaborativo interprofissional em Estomatologia como ferramenta para a reabilitação do complexo bucofacial.
Palavras-chave:
trabalho colaborativo, reabilitação do complexo bucofacial, competênciasResumo
O trabalho colaborativo é cada vez mais necessário para garantir uma assistência integral ao doente, e a estomatologia não está isenta deste facto. O trabalho colaborativo de um grupo de profissionais é importante para o tratamento de reabilitação das próteses orais, a fim de restaurar as funções do sistema estomatognático, a saúde oral e geral. Por isso, é necessário formar os alunos neste sentido. Socializar os resultados do diagnóstico inicial da situação atual do trabalho colaborativo interprofissional em estudantes de Estomatologia para a reabilitação de doenças do complexo bucofacial foi o objetivo da pesquisa. O estudo foi realizado no curso de Estomatologia da Universidade de Ciências de Camagüey. A amostra foi composta por 13 alunos do terceiro ano e 13 professores das disciplinas de Reabilitação I e II. Foram aplicados questionários aos alunos e professores, bem como observação das actividades de formação. Os métodos utilizados foram a análise-síntese e a indução-dedução.
A pesquisa revelou que há limitações na formação profissional do estomatologista para a reabilitação das doenças do complexo bucofacial em idosos com caráter colaborativo interprofissional, que se devem a: insuficiente perceção do trabalho colaborativo interprofissional para a reabilitação; limitações na aprendizagem vivencial interprofissional e no tratamento teórico-metodológico da reabilitação em idosos sob a ótica colaborativa-interprofissional.
Referências
Armijo, M. (2018). La colaboración en educación: trayectorias de un concepto (siglos XIX–XXI). Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación(10), 27-55.
Bruna Jofré, C., Gutiérrez Henríquez, M., Ortiz Moreira, L., Inzunza Melo, B., y Zaror Zaror, C. (2022). Promoviendo el trabajo colaborativo y retroalimentación en un programa de postgrado multidisciplinario. Revista de estudios y experiencias en educación, 21(45), 475-495. https://www.researchgate.net/profile/Carola-Bruna/publication/359669759.pdf
Castro Bocachica, A. L. (2019). Validación de la versión en español del instrumento Jefferson scale of attitudes toward physician-nurse collaboration (JSAPNC). Centro de Extension y de Investigación en Enfermería.
Cedeño Castro, M. P. (2020). Consecuencias del edentulismo total y parcial en el adulto mayor Universidad de Guayaquil. Facultad Piloto de Odontología].
González, M. G., Albert, J. S. C., Pérez, M. G., & García, A. (2011). Tendencias de la formación del profesional en la educación superior, necesidad de la inserción de las competencias. Pedagogía Universitaria, 16(5), 59-79.
Jiménez Martínez, C. A., Amato, D., Duhart Hernández, M. d. G., Flores Mondragón, M. A., Gómez Clavel, J. F., Lara Barrón, A. M., . . . Jiménez Martínez, M. (2019). Teorías y creencias de universitarios respecto a los equipos interprofesionales de atención a la salud. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 22(4).
León, R. E. S., León, F. d. J. C., & Salgado, D. A. C. (2020). Adulto mayor y desarrollo humano. Retos de los profesionales de la educación y la salud.(Ensayo). Roca: Revista Científico-Educaciones de la provincia de Granma, 16(1), 1001-1013.
MINSAP. (2020). Plan de estudio E, carrera Estomatología. La Habana, Cuba
Olivares, S. O., & Cruz, C. L. (2021). Integración de la educación interprofesional: autodiagnóstico para programas de salud: Integration of Inter-professional Education: Self-Assessment for health care programs. ARS MEDICA Revista de Ciencias Médicas, 46(4), 16-24.
Peña, C. L. (2012). Tratamiento multidisciplinar en el paciente anciano. Gaceta dental, 239, 121.
San Martín Rodríguez, L., & Ferrada Videla, M. (2006). La colaboración entre los profesionales de la salud (I). Contexto, dinámica y elementos determinantes. Rev. Rol enferm, 425-430.
Tobón, S. (2013). Formación integral y competencias. Pensamiento complejo, currículo, didáctica y evaluación, 4(2).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Maitee Lajes Ugarte, Jorge García Batán , Ariel Martínez Morell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.