Uso de recursos educacionais abertos como meio de aprendizado para estudantes de enfermagem
Palavras-chave:
Enfermagem, recurso educacional aberto, processo, aprendizagemResumo
O Campus Virtual de Saúde Pública define Recursos Educacionais Abertos (REA) como recursos para ensino, aprendizado e pesquisa que residem no domínio público ou que foram publicados sob uma licença de propriedade intelectual que permite que sejam usados livremente por outros. Também conhecidos como Recursos Educacionais Abertos (OER), são documentos, materiais e conteúdo educacional oferecidos de forma livre e aberta para que qualquer pessoa possa usá-los para ensino, aprendizado ou pesquisa. Isso inclui: cursos completos, materiais de cursos, módulos, livros didáticos, vídeos, questionários, software e quaisquer outras ferramentas, materiais ou técnicas usadas para apoiar o acesso ao conhecimento, que introduzem novas formas e métodos modernos de ensino, resultando em um aprendizado mais ativo e significativo. É por isso que este documento propõe um procedimento para o uso de REA como meio de aprendizagem para estudantes de enfermagem. Foi realizado um estudo observacional transversal. Conclui-se que esses recursos apoiam a aprendizagem e contribuem para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes universitários.
Referências
Allendes, P., y Gómez, C. (2021, marzo). La producción de recursos educativos abiertos como práctica docente no presencial en el Profesorado en Biología. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (28), 128-132. htts://doi.org/10.24215/18509959.28.e15
Arias, L., González, R., Valdés, L., Benítez, O., y Valdés, M. (2020, junio). Metodología para la utilización de recursos educativos abiertos en la disciplina Historia de Cuba. Serie Científia de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 13(6), 47-58. htts://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/582
Burgos, J. (2010). Aprovechamiento de recursos educativos abiertos (REA) en ambientes enriquecidos con tecnología. En J. V. Burgos y M. S. Ramírez (Coords.), Recursos educativos abiertos en ambientes enriquecidos con tecnología: innovación en la práctica educativa (pp. 5-26).
Cueva, S., Torres, R., Rodríguez, G., Rojas, C., y Marbán, Ó. (2016, marzo). Producción de cursos educativos abiertos con herramientas sociales. Revista Politécnica, 37(1), 1-7. htts://www.academia.edu/44403740/Producci%C3%B3n_de_Cursos_Educativos_Abiertos_con_H
CVSP. ¿Qué son los Recursos Educativos Abiertos? Campus Virtual de Salud Pública. Nodo Regional Tecnológico de Monterrey. htts://coleccion.siaeducacion.org/sites/default/fies/fies/ege_rea.pdfherramientas_Sociales
Díaz, Y., Baena, M., y Baena, G. (2017). MOOC en la educación: un acercamiento al estado de conocimiento en Iberoamérica, 2014-2017. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 259-278. htts://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/299/1419
Hernández R., Fernández, C. y Baptista, P. (2014): Metodología de la investigación. (5ta Ed.) Edamsa Impresiones S.A. de C.V.: http://www.esup.edu.pe/descargas/dep_investigacion/Metodologia%20de%20la%20investigaci%C3%B3n%205ta%20Edici%C3%B3n.pdf
Kadada, C., y Tshabalala, T. (2020, september). Students´ Atttudes to Open Educational Resources. (OERs). International Journal of Social Sciences & Educational Studies, 7(3), 9-18. 10.23918/ijsses. v7i3p9
León, C., y Heredia, Y. (2020). Uso de recursos educativos abiertos en Matemáticas para la formación integral de estudiantes de grado séptimo de Educación Básica Secundaria. Panorama, Revista Especializada en Educación, 14(26), 51-77. htts://journal.poligran.edu.co/index.php/panorama/article/view/1481
López Hung, E., Ávila, Y., Pérez, B., Joa, L., y Cordoví, V. (2019). Recursos educativos abiertos para la enseñanza aprendizaje de Matemática Superior en Tecnología de la Salud. Revista Cubana de Informática Médica, 11(1), 47-62. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttxt&pid=S1684-18592019000100047
Mortera, F., Salazar, A., y Rodríguez, J. (2012). Metodología de búsqueda y adopción de recursos educativos. En M. S. Ramírez y J. V. Burgos (Coords.), Movimiento educativo abierto: acceso, colaboración y movilización de recursos educativos abiertos (pp. 65-71). Comunidad Latinoamericana Abierta Regional de Investigación Social y Educativa. htts://repositorio.tec.mx/bitstream/handle/11285/577938/ebook.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Nusbaum, A., Cutter, C., y Swindell, S. (2020). Open Educational Resources as a Tool for Educational Equity: Evidence From an Introductory Psychology Class. Frontiers in Educaction, 4(152), 1-8. htts://doi.org/10.3389/feduc.2019.00152
Organization for Economic Cooperation and Development: OECD ( 2007). Giving Knowledge for Free: The Emergence of Open Educational Resources. http://www.sourceoecd.org/education/9789264031746
Pazos, L., Tenorio, G., y Ramírez Montoya, M. (2015). Atributos de la innovación en el marco del movimiento educativo abierto para desarrollar competencias matemáticas. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 15(3), 1-24. htt://dx.doi.org/10.15517/aie.v15i3.20653
Ramírez Terán, M. (2013). Los recursos educativos abiertos, REA, en la metodología PACIE. Fatla. htts://www.academia.edu/4112656/Los_recursos_educativos_abiertos_REA_en_la_
metodolog%C3%ADa_PACIE
Rico Yate, J., Ramírez Montoya, M., y Montiel, S. (2016). Desarrollo de la competencia oral del inglés mediante recursos educativos abiertos. Apertura, Revista de Innovación Educativa, 8(1), 81-95. htt://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/831
Rodríguez Licea, R., López, B., y Mortera, F. (2017). El video como recurso educativo abierto y la enseñanza de Matemáticas. REDIE, Revista Electrónica de Investigación Educativa, 19(3). 92-100. htts://doi.org/10.24320/redie.2017.19.3.936
Ruiz Nakashima, R., y Bueno da Silva, D. (2018). Tecnologías no ensino de História: producao de recurso educacional aberto. Revista Observatório, 4(6), 965-984. htts://doi.org/10.20873/uft2447-4266.2018v4n6p965
Suárez Cárdenas, A., Pérez, C., Vergara, M., y Alférez, V. (2015). Desarrollo de la lectoescritura mediante TIC y recursos educativos abiertos. Apertura, Revista de Innovación Educativa, 7(1), 38-49.htt://www.udgvirtual.udg.mx/apertura/index.php/apertura/article/view/595
UNESCO. (2011). Guía básica de recursos educativos abiertos (REA). UNESCO. htts://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232986
UNESCO. (2012). Declaración de París de 2012 sobre los REA. UNESCO.
Universidad Tecnológica América [Tesis de maestría inédita]. Universidad Tecnológica América. http://www.unesco.org/new/fieadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/Spanish_Paris_OER_Declaration.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Jeanina Carolina Lascano Filián, Cinthya del Cisne Vega Moreno , Marilu Mercedes Hinojosa Guerrero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.