Abordagem para o desenvolvimento profissional contínuo nos Departamentos de Inglês da Universidade de Holguín

Autores

  • Yunelsys Hechavarría Creach Universidad de Holguín
  • Vilma Imilce Páez Pérez Centro de Estudios de Cultura e Identidad de la Universidad de Holguín
  • Yaquelin Cruz Palacios Universidad de Holguín

Palavras-chave:

educação e treinamento vocacional contínuo, aprendizado, língua inglesa

Resumo

À luz das necessidades e projeções de desenvolvimento do país, e de acordo com as tendências internacionais, o domínio do idioma inglês é um imperativo de primeira ordem. O estudo e o aprendizado desse idioma tornaram-se uma meta a ser alcançada na formação integral dos profissionais do ensino superior cubano. Para isso, ocorreram transformações transcendentais, entre as quais se destaca a exigência de proficiência em inglês para concluir os estudos universitários. Nessa perspectiva, é necessário capacitar o corpo docente para alcançar o objetivo desejado. Nessas circunstâncias, o desenvolvimento profissional contínuo dos professores está sujeito a mudanças, que devem corresponder a essas novas concepções. Este artigo apresenta a caracterização do desenvolvimento profissional contínuo nos Departamentos de Inglês da Universidade de Holguín. Foram utilizados diferentes métodos de pesquisa no processo de elaboração do artigo, tais como: pesquisas, entrevistas, observação, entre outros. Este trabalho contribui para os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, na medida em que os resultados descritos contribuem para garantir a qualidade do ensino técnico, profissional e superior para professores de inglês em diferentes níveis de ensino, incluindo o ensino universitário.

 

Biografia do Autor

Yunelsys Hechavarría Creach, Universidad de Holguín

Licenciada en Educación, especialidad Inglés. Master en Español como Lengua Extranjera. Centro de Idiomas

Vilma Imilce Páez Pérez, Centro de Estudios de Cultura e Identidad de la Universidad de Holguín

Licenciada en Educación, Master en Ciencias de la educación Superior. Doctora en Ciencias Pedagógicas. 

Yaquelin Cruz Palacios, Universidad de Holguín

Licenciada en Letras de la Universidad de Oriente. Facultad de Comunicación y Letras. 

Referências

Añorga-Morales, J. A. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. Varona, (58), 19-31.

Asha, J. V. (2016). Quality issues and trends in Teacher Education: Perspectives and Concerns. Paper presented at the International Seminar on Higher Education in a Developing Economy. [Problems, Policies and Perspectives]. University of Kerala, India

Cambridge University Press. (2018). Cambridge English Teaching Framework. Cambridge University Press & Assessment.

Cruz, M. (2003). Metodología para mejorar el nivel de formación de las habilidades profesionales que se requieren para un desempeño profesional competente en la especialidad construcción civil. [Tesis de doctorado], Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero.

Forgas, J. y Forgas, M. (2007). Relación esencial entre competencias profesionales y niveles de desempeño desde el diseño curricular. Congreso Internacional Pedagogía 2007. [Curso 76].

Forneiro, R. (2005). La experiencia cubana en la universalización de la Educación Superior Pedagógica. Congreso Internacional Pedagogía 2005. [Curso 7].

García, S. (1999). El desarrollo profesional: análisis de un concepto complejo. Revista de Educación, (318), 175-187.

Griffin, P. (2014). Assessment for teaching. Cambridge University Press.

Griffin, P., Francis M. & Robinson, P. (2017). Collaborative teaching teams. Cambridge University Press.

Guerriero, S. (ed.) (2017). Pedagogical Knowledge and the Changing Nature of the Teaching Profession. OECD. Publishing https://doi.org/10.1787/9789264270695-5-en

Guskey, T. (1999). New perspectives on evaluating professional development. [Paper presented at the Annual Meeting of the American Educational Research Association Montreal, Quebec, Canada].

Imbernón, F. (1989). La Formación del Profesorado. El reto de la reforma. Ed. Laia. Colección Cuadernos de Pedagogía.

Medina B. A. (2004). Modelo de competencia metodológica del profesor de inglés para el perfeccionamiento de la dirección del proceso de enseñanza-aprendizaje en el nivel medio. [Tesis Doctoral]. Instituto Superior de Ciencias Pedagógicas José de la Luz y Caballero.

Mmantsetsa, M., Griffin, P. & Gallagher, C. (2017). Transforming Teaching, learning and assessmentt support competence based curricula. International Bureau of Education. UNESCO.

Padrón, R. y Mijares, L. (2017). La superación profesional pedagógica del profesor de inglés en la Educación Técnica y Profesional. Revista Mendive, 15(4), 394-409.

Páez Pérez, V. (2005). Modelo pedagógico flexible de autodesarrollo por competencias para profesores de lenguas extranjeras. [Tesis doctoral]. Universidad de Oriente. Santiago de Cuba.

European Profiling Grid. (2013). ©EPG 2011 – 2013. www.eaquals.org.

Richardson, S. & Díaz, G. (2018). Effective professional development: Principles and best practice. Part of the Cambridge Papers in ELT series [pdf]. Cambridge University Press.

Torres, C. y González, S. (2005). La educación de postgrado en el proceso de la universalización de la Educación Superior Pedagógica. [Pedagogía 2005].

Valiente, P., Góngora, G., Torres, J.L. y Otero, Y. (2013). La experiencia cubana en la formación del profesor universitario. Revista de Docencia Universitaria. REDU, 11(3), 91-123.

Valcárcel Cases, M. (2005). La preparación del profesorado universitario para la convergencia europea en educación superior. Educación Siglo XXI, 23, 209–213. https://revistas.um.es/educatio/article/view/130

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Hechavarría Creach, Y. ., Páez Pérez, V. I., & Cruz Palacios, Y. . (2023). Abordagem para o desenvolvimento profissional contínuo nos Departamentos de Inglês da Universidade de Holguín . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(4), 161–173. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1682

Edição

Seção

Artículos

ARK