O trabalho como conteúdo no ensino-aprendizagem da História

Autores

  • Sarvelio Guerra Gómez Universidad de las Tunas
  • Alina Guerra Valdivia Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem da história, trabalho, história dos ofícios e profissões

Resumo

O tratamento do trabalho como conteúdo no processo de ensino-aprendizagem da história nas carreiras de ciências técnicas, com ênfase na história dos ofícios e profissões, é uma necessidade, pois a urgência de fortalecer nos profissionais em formação a sua identidade, a sua motivação pelo trabalho e, a longo prazo, a sua formação profissional, torna os professores e os estudantes sujeitos desse processo. A proposta faz parte dos resultados do projeto científico institucional, Ensinar História, da Universidade de Las Tunas. Os métodos essenciais utilizados são qualitativos, destacando-se a participação dos estudantes no emprego do método pedagógico experiencial. Os resultados são visíveis na preparação dos professores para conduzir o processo de ensino-aprendizagem da História, centrando a sua atenção na perspetiva profissional dos futuros profissionais, na sua identidade e motivação para o serviço público, na compreensão da situação socioeconómica do contexto e na resolução de problemas profissionais inerentes ao seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarvelio Guerra Gómez, Universidad de las Tunas

Lic. En Educación especialidad Historia y Filosofía, Profesor Titular, Dr. en Ciencias Pedagógicas.

Alina Guerra Valdivia, Universidad de Las Tunas

Lic. En Historia del Arte, Profesor Auxiliar, vicedecana de la Facultad de Ciencias Sociales y Humanísticas

Referências

Guerra, S. (2007). Modelo didáctico para el tratamiento de la historia de los oficios y las profesiones en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Historia en Secundaria Básica. [Disertación doctoral inédita]. Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero, Holguín, Cuba.

Guerra, S. y Rodríguez, M. (2019). El Papel del trabajo en la formación del profesional: un problema pedagógico. Revista Opuntia Brava, 9(3), 59-67. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/ article/view/179

Leyva Figueredo, P. y Mendoza Tauler, L. (2019). La formación laboral en la educación cubana: contextos y prioridades. Opuntia Brava, 11(4), 1-13. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/847

Martí, J. (1978). Trabajo manual en las escuelas. Obras Escogidas en tres tomos. Tomo 1. Editora Política, La Habana.

Marx, C. (1970). Contribución a la Crítica de la Economía Política. Editora Política. La Habana.

Ministerio de Educación Superior. (2018). Resolución No. 2/2018 Reglamento para el Trabajo Docente y Metodológico de la Educación Superior. Infomed.cu. https://instituciones.sld.cu

Ministerio de Educación Superior. (2018a). Plan de Estudios E. Infomed.cu. https://instituciones.sld.cu/faenflidiadoce/files/2018/08/Resoluci%c3%b3n -2-del-2018.pdf

Quintero, C. (2019). Implementación de resultados de proyecto de investigación en la formación profesional de profesores de marxismo-leninismo e historia. Didasc@lia: Didáctica y Educación. Vol. X. Número 5. Pp. 12-22. Edición Monográfica Especial

Reyes, J. I. (2018). La introducción de los resultados científicos en la formación inicial y permanente de profesores de Historia. Roca. Revista Científica Educacional de la provincia Granma, 14(2), 88-101. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/233

Sánchez, M. (2019). La investigación en la didáctica de la historia social integral. Didasc@lia: Didáctica y Educación. Vol. X. Número 5, pp. Edición Monográfica Especial

Torres, A. (2023). Pautas conceptuales y metodológicas para la formación y desarrollo de la cultura histórica de los estudiantes de la enseñanza media. Diversidad Académica 22(2) pp. 110-122. Periodo: enero 2023 – junio 2023.

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Guerra Gómez, S. ., & Guerra Valdivia, A. (2025). O trabalho como conteúdo no ensino-aprendizagem da História. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(3), 1–15. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1643

Edição

Seção

Artículos

ARK