Resultados da aplicação de uma metodologia para a formação profissional de técnicos agrônomos.

Autores

  • Mario Zamora Pérez Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma
  • Alberto Luis Torres Ferrales Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma
  • Adriana Sofía Chávez Calvente Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma

Palavras-chave:

: gestão didática, metodologia, problema profissional, tarefa integrativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma metodologia para a gestão didática de tarefas integrativas, o que favorece a preparação do Técnico em Agronomia para a solução de problemas profissionais. A avaliação dos resultados permite corroborar a viabilidade da metodologia estabelecida para favorecer a preparação profissional dos estudantes, o que demonstra a validade da aplicação dos resultados na formação profissional, levando ao aprendizado integrado do conteúdo agronômico.

Biografia do Autor

Mario Zamora Pérez, Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma

Ingeniero en Agronomía, Máster en Ciencias Agrícolas, Profesor Auxiliar. Doctorando.

Alberto Luis Torres Ferrales , Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma

Licenciado en Educación, Doctor en Ciencias Pedagógicas, Profesor Titular.

Adriana Sofía Chávez Calvente, Centro de Estudios de la Educación en Granma (CEdEG). Universidad de Granma

Licenciada en Educación, Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesor Auxiliar.

Referências

Alonso, B., Leyva, P y Mendoza, L. (2019). La metodología como resultado científico: alternativa para su diseño en el área de ciencias pedagógicas. Opuntia Brava, 11(2), 231-247. http://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/915

De Armas Ramírez, N. (2011). Los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Universidad de Ciencias Pedagógicas Félix Varela: Centro de Ciencias e Investigaciones Pedagógicas, Villa Clara.

De Armas, N., Lorences, J., Perdomo, J. (2015). Caracterización y diseño de los resultados científicos como aportes de la investigación educativa. Revista Universidad Pedagógica "Félix Varela". Cuba.

Fernández, A. (2011). Obtención de una metodología como resultado científico en investigaciones sobre dirección. Revista Saber, Ciencia y Libertad, (5), 119-126.

Fernández, A. y Veloz, A. (2016). Consideraciones para la obtención de una metodología como resultado científico en investigaciones sobre gestión universitaria. Documento en soporte digital. Universidad Nacional de Chimborazo, Riobamba, Ecuador.

Gamboa, M. E. (2022). Escalas de medición estadística. Didasc@lia: Didáctica Y educación, 13(1), 341–366.

Mendoza Durruthy, U. R. (2012). Sistema de tareas integradoras para el desarrollo de la habilidad profesional aplicar labores y operaciones en diferentes contextos productivos en los educandos de la en la Licenciatura en Educación Agropecuaria. [Tesis de maestría, Universidad de Oriente. Centro de estudios de Educación Superior Manuel Fajardo Gran].

Torres Rivera, R. (2009). Las tareas docentes con un enfoque sociocultural-profesional. [Tesis de Doctorado, Universidad Pedagógica Félix Varela].

Zamora Pérez, M., Torres Ferrales, A. L. y García Jerez, S. (2020). Gestión didáctica de la tarea integradora en el proceso de formación profesional: su evolución histórica. Atlante: Cuadernos de educación y desarrollo, 37(1), 21–37. https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/03/proceso-form acionprofesional.html

Zamora Pérez, M., y Sosa Oliva, Y. (2017). Las tareas integradoras: contribución al desarrollo de la formación profesional del Técnico Medio en Agronomía. Magazine de las Ciencias, 2(3), 61-74. http://revista.utb.edu.ec/index.php/magazine/issue/view/16

Publicado

2023-01-27 — Atualizado em 2023-01-30

Versões

Como Citar

Zamora Pérez, M., Torres Ferrales , A. L. ., & Chávez Calvente, A. S. . (2023). Resultados da aplicação de uma metodologia para a formação profissional de técnicos agrônomos . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(1), 240–260. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1543 (Original work published 27º de janeiro de 2023)

Edição

Seção

Artículos

ARK