Ações conjuntas para a melhoria dos quadros e a formação de uma consciência crítica na gestão do desenvolvimento local.

Autores

  • Sandra Roget Albertí Universidad de Oriente
  • Roberto Péres Rossell Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Oriente

Palavras-chave:

melhoria do quadro, consciência crítica, gestão, desenvolvimento local

Resumo

São propostas ações conjuntas entre o Departamento de Treinamento de Cadres da Universidade do Oriente e o Governo Municipal de Santiago de Cuba (DSC) para o aperfeiçoamento de quadros e a formação de consciência crítica na gestão do desenvolvimento local, que são incorporados ao Sistema de Preparação e Aperfeiçoamento de Cadres e suas Reservas do Município (SPSC-M). Considerando a participação de quadros governamentais e conselhos populares, delegados e professores da Universidade de Oriente, ao longo da pesquisa, os principais problemas são determinados a partir do diagnóstico e o problema a ser resolvido é identificado, a análise causal e as soluções alternativas propostas são avaliadas por sua viabilidade e impacto, a fim de selecionar a iniciativa organizacional a ser construída. A análise de viabilidade da aplicação do sistema de ações proposto é realizada, avaliando indicadores de eficiência e eficácia, bem como com a aprovação dos órgãos decisórios que afetam ambas as instituições nesta atividade, o que torna a implementação da proposta viável. 

Biografia do Autor

Sandra Roget Albertí, Universidad de Oriente

Licenciada en Psicología, Máster en Orientación educativa, Asistente. Dirección de preparación y Superación de Cuadros

Roberto Péres Rossell, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Oriente

Licenciado en Física. Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Águila, C. (2018). Gestión del desarrollo local en cuba. Los retos en su actual proceso de transi-ción. Revista: Caribeña de Ciencias Sociales. ISSN: 2254-7630.

Díaz-Canel, M. y García, J. (2020). Educación superior, innovación y gestión de gobierno para el desarrollo 2012-2020. Ingeniería Industrial ISSN 1815-5936/Vol. XLI/No. 3/septiembre-diciembre/2020/4131.

Consejo de Estado (2016). Lineamientos de la Política Económica y Social del Partido y la Re-volución para el período 2016-2021. Editorial Política.

Freyre, A. (2004). El autodesarrollo comunitario: crítica a las mediaciones sociales recurrentes. Centro de estudios comunitarios. Universidad Central Marta Abreu, Las Villas. Editorial Feijoo.

Gaete, M. y Castro, A. (2012). Proceso de transición hacia una conciencia crítica-fenomenológica de la profesión docente. Educação e Pesquisa, 38(2), 307-322.

Martínez, M. (2018). La integración Universidad-Gobierno para la gestión del desarrollo local sostenible en los municipios de la provincia Santiago de Cuba.

Proyecto ESISTRA. (2018). Modelo sistémico de gestión y metodología para su implementación. Resultado científico (octubre 2018), Santiago de Cuba, UO.

Sánchez, B. y Calvés, S. (2016). Contribuciones al conocimiento de la administración pública. Editorial Universitaria Felix Varela.

Téllez, O. C., Pérez, R. V. (2022). El proceso de gestión del desarrollo local desde el ámbito universitario. Revista Científica Cultura, Comunicación y Desarrollo, 7(2), 50-54.

Torres, C. (2015). Modelo para la gestión de políticas territoriales de desarrollo local a escala municipal en Cuba. [Tesis presentada en opción al grado científico de Doctor en Ciencias Económicas]. Pinar del Río: Universidad Hermanos Saiz.

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Roget Albertí, S., & Péres Rossell, R. (2022). Ações conjuntas para a melhoria dos quadros e a formação de uma consciência crítica na gestão do desenvolvimento local . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 13(6), 104–121. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1501

Edição

Seção

Artículos

ARK