Aprendizagem baseada em projetos no ensino de informática: um compromisso com o desenvolvimento da criatividade.

Autores

  • Osmel Peña Báez MES

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, pensamento criativo, aprendizagem baseada em projetos

Resumo

Nos cenários relacionados ao estudo da ciência da computação, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é atualmente de grande importância para a formação profissional dos alunos. Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo avaliar o potencial desse tipo de metodologia para o desenvolvimento da criatividade dos alunos do curso de Bacharelado em Educação em

Computação a partir das disciplinas da área de Linguagens e Técnicas de Programação. Também mostra como, por meio do desenvolvimento de um projeto de um ano, é possível superar as dificuldades tradicionalmente vivenciadas pelos alunos durante o processo de ensino aprendizagem nas disciplinas da disciplina.

Referências

Ambrosio, R. y Hernández Mosqueda, J. S. (2018). Aprendizaje por proyectos, una experiencia socioformativa. Revista Voces de la Educación. 3(5) 3-19. https://www.revista.vocesdelaeducacion.com.mx/ index.php/voces/article/view/88

Arias-Sandoval, L. (2017). El aprendizaje por proyectos: una experiencia pedagógica para la construcción de espacios de aprendizaje dentro y fuera del aula. Revista Ensayos Pedagógicos. Vol 12(1), 51 – 68. https://idu.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2017/08/5.-Aprendizaje-Basado-en-Proyectos.pdf

Botella, A. y Ramos, P. (2019). Investigación – Acción y aprendizaje basado en proyectos. Una revisión bibliográfica. Revista Perfiles educativos, 41(163), 127-141. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-26982019000100127

Cobo, G., Valdivia C. y Silvana M. (2017). Aprendizaje basado en proyectos. Colección de materiales en apoyo a la docencia. Universidad católica del Perú. http//idu.pucp.edu.pe/wp-content/uploads/2017/07/5.-aprendizaje.pdf

Fajardo Pascagaza, E. y Gil Bohórquez, B. (2019). El aprendizaje basado en proyectos y su relación con el desarrollo de competencias asociadas al trabajo colaborativo. Revista Amauta, 17(33), 103-118. http://dx.doi.org/10.15648/am.33.2019.8

Revelo, O., Collazos C., y Jiménez, J. (2018). El trabajo colaborativo como estrategia didáctica para la enseñanza/aprendizaje de la programación: una revisión sistemática de literatura. Tecnológicas, 21(41), 115-134. http://www.scielo.org.co/ scielo.php?pid=S0123-77992018000100008& script= sci_abstract&tlng=en

Santaella, M. (2006). La evaluación de la creatividad. Sapiens. Revista Universitaria de Investigación, 7(2), 89-106. http://www.redalyc.org/articulo.oa? id=41070207

Loja Tocuri, H. J., Calderón Solis, P. M. (2021). El aprendizaje basado en proyectos desde la perspectiva docente. Revista de experiencias pedagógicas MAMACUNA (17) 49-56. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/mamakuna/article/ view/517/506

López de Sosoaga, A., Ugalde, A., Rodríguez, P., Rico, A. (2015). La enseñanza por proyectos: una metodología necesaria para los futuros docentes. Opción, 31(1), 395-413. http://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=31043005022

Medina Peña, R., Franco Gómez, M. del C., Gallo González, M. E., Torres de Cádiz Hernández, A. (2019). El desarrollo de la creatividad en la formación universitaria. Revista Cubana de Medicina Militar, 48(2 sup) 374-388. http://orcid.org/0000-0001-7530-5552

Travieso-Valdéz, D. y Ortiz-Cárdenas, T. (2018). Aprendizaje basad en problemas y enseñanza por proyectos: altenativas diferentes para enseñar. Revista Cubana de Educación Superior, 37(1), 124-133. http://www.rces.uh.cu/index.php/RCES/article/ view/197/240

Zambrano Yalama, N. I. (2019). El desarrollo de la creatividad en estudiantes universitarios. Revista Conrado, 15(67), 355-359. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Peña Báez, O. (2023). Aprendizagem baseada em projetos no ensino de informática: um compromisso com o desenvolvimento da criatividade . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 1–18. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1418

Edição

Seção

Artículos

ARK