A natureza cultural do conteúdo biológico e sua avaliação integrativa na formação de professores de biologia
Resumo
Nos tempos atuais, o conteúdo biológico tem sido enriquecido pelas contribuições das Ciências Biológicas, e este leque de conhecimentos tem sido inserido em programas de treinamento de professores de Biologia através do processo de transposição didática, fornecendo-lhes as informações mais recentes e relevantes sobre as ciências da vida que são descobertas diariamente. O conteúdo biológico requer a reorganização de seu sistema de conhecimento para permitir que ele acompanhe as mudanças que estão ocorrendo e para facilitar um melhor ensino e aprendizado em diferentes cenários de treinamento. O objetivo central é modelar a estrutura do conhecimento biológico e a determinação de nós cognitivo-biológicos integrativos que favoreçam o aprendizado interdisciplinar e de desenvolvimento, para a concepção e aplicação de avaliações integrativas. Da mesma forma, são definidos o conteúdo biológico, os nós cognitivos biológicos integrativos e a avaliação integradora do conteúdo biológico. Os nós cognitivos biológicos integrativos foram graduados em uma ordem ascendente de complexidade, mas revelam uma estreita relação entre eles. Sua determinação torna possível estabelecer pontos de acumulação de conhecimento entre o conteúdo biológico, o que favorece o ensino, e ao mesmo tempo, aprendê-lo para ensiná-lo em atenção à sua dupla funcionalidade e ao seu objeto da profissão.
Referências
Acosta, M., García, J. y Bacardí, F. (2016). La evaluación integradora en función del modo de actuación profesional pedagógico. Didasc@lia: Didáctica Y Educación, 7(5), 33-44.
Addine, F. (2013). La didáctica general y su enseñanza en la Educación Superior Pedagógica. Aportes e impactos. Editorial Pueblo y Educación.
Alfonso, Y. y Valladares, M. G. (2019). La evaluación integradora con un enfoque inclusivo: una propuesta desde el ejercicio en la formación de profesores. ROCA, 15(3), 119-129.
Álvarez, R. M. (2006). Didáctica de la Historia y de las Ciencias Sociales. Aprender del pasado para ser protagonista del presente. Editorial Kipus.
Caballero, E., Santos, E. M. y González, M. (2018). Introducción a la Didáctica para escuelas pedagógicas. Editorial Pueblo y Educación.
Fuentes, H. (2000). Didáctica de la Educación Superior. Santa Fe de Bogotá.
Gamboa, M.E. (2019). Axiología en los contenidos como organizador de la Pedagogía Desarrolladora. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 10(6), 195-211.
García, G. (Ed.) (2016). Compendio de Pedagogía. Editorial Pueblo y Educación.
Ginoris, O., Addine, F. y Turcos, J. (2006). Curso de Didáctica General [Folleto]. Archivos del Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño ICCP, La Habana, Cuba.
González, A. M., Recarey, S. y Addine, F. (2015). La dinámica del proceso de enseñanza aprendizaje mediante sus componentes. En F. Addine, S. Recarey, M. Fuxá y S. Fernández (Eds.). Didáctica, teoría y práctica (pp.56-74). Editorial Pueblo y Educación.
Instituto Central de Ciencias Pedagógicas. (2015). Concepción de la disciplina Biología en el subsistema de la educación general, politécnica y laboral [Folleto]. Archivos del Instituto Central de Ciencias Pedagógicas IPLAC, La Habana. Cuba.
Mendivil, T. N. (2012). Sistema de Evaluación del Aprendizaje en los Estudiantes de Educación Superior en la Región Caribe Colombiana. Dimens. Empres, 10(1), 16-21.
Morales, L., Gómez, A. y Santana, D. (2017). Evaluación y tareas integradoras hacia una cultura de ahorro energético en carreras de ingeniería. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 8(6), 115-126.
Moreno, T. (2011). Didáctica de la Educación Superior: nuevos desafíos en el siglo XXI. Revista Perspectiva Educacional, 50(2).
Salcedo, I., Hernández, J. L., del Llano, M., Mc Pherson, M., y Daudinot, I. (2002). Didáctica de la Biología. Editorial Pueblo y Educación.
Salgado, G. (2021). La concepción integradora de la evaluación de los contenidos biológicos en la formación del profesor de biología. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 12(1), 158-172.
Salgado, G. (2021). La evaluación integradora del contendido biológico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Didáctica de la Biología [Tesis doctoral, Universidad de Las Tunas] Ciencias Pedagógicas.
Trápaga, F. (1976). Didáctica de la Biología. Editorial Pueblo y Educación.
Trápaga, F., y Rodríguez, H. (1978). Metodología de la enseñanza de la Biología. Imprenta de libros para la Educación.
Vera, M. P. (2019). La evaluación de los aprendizajes: un marco de referencia para su reflexión y aplicación. Revista Boletín Redipe, 8(8), 28-36.
Publicado
Versões
- 2022-04-25 (2)
- 2022-04-24 (1)
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Gadiel Salgado Díaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.