A formação da consciência ambiental do professor de Literatura Espanhola e sua ligação com a ideologia Marti.
Resumo
O artigo socializa resultados contextualizados sobre a faceta ambiental da ideologia de Marti. Analisa-se a atual situação global e nacional e propõe-se o que pode ser feito da escola e da comunidade para enfrentar os desafios do século XXI, seguindo uma metodologia dialética, através de uma revisão bibliográfica da fraseologia Marti. O objetivo deste trabalho é preparar o futuro professor de espanhol alfabetização de forma experiencial para fortalecer a consciência ambiental dos alunos, com base na ideologia Marti. Atividades flexíveis, criativas, experimentais e dinâmicas foram elaboradas a fim de oferecer soluções que garantam a melhoria da qualidade do tratamento da consciência ambiental nas novas gerações a partir do processo ensino-educacional. A aplicação sistemática destas atividades levou a resultados satisfatórios na qualidade dos processos e transformações no desempenho dos futuros professores de Literatura Espanhola.
Referências
Casas Martínez, G. (2011). El medio Ambiente en el ideario martiano: Vigencia de su legado. https//www.eumed.net.
Ecologia Hoy. (2012). https://www.ecologiahoy.com/conciencia-ambiental
Escobar Laureiro, M. E., Fernández Lara, L. y Quintana Padrón, A. (2021). Vigencia del pensamiento martiano en el desarrollo de la cultura ambiental. Revista de Gestión del Conocimiento y el Desarrollo Local, 8(3), 39-48.
Fis Sánchez, V. (2009), La Actividad Pedagógica Profesional del Profesor Coordinador. [Tesis de Maestría] Pedagogiacuba.com. https://trabajos.pedagogiacuba.com
Martí Pérez, J. J. (1882). Ismaelillo. Editorial Letras Cubanas.
Martí Pérez, J. J. (1882). Diario de Campaña de Cabo Haitiano a Dos Ríos. Editorial Letras Cubana.
Martí Pérez, J. J. (1882). Obras Completas (¨Maestros ambulantes, la América, Nueva York, noviembre de 1884, t. 8, p. 289. Editorial Letras Cubana.
Martí Pérez, J. J. (1883). Obras Completas. Cartas de Martí, Buenos Aires, t. 9, p. 444. Editorial Letras Cubanas.
Martí Pérez, J. J. (1883). Obras Completas. Educación Científica, La América Nueva York, t. 9, p. 418. Editorial Letras Cubanas.
Martí Pérez, J. J. (1884). Obras Completas. La próxima exposición de Nueva York Orleans¨, La América, Nueva York, t.8, p. 369. Editorial Letras Cubanas.
Martí Pérez, José J. (1982). Obras Completas. Emerson, La Opinión Nacional, Caracas, t.13, pp. 23-26. La Habana: Editorial Letras Cubanas.
Ochoa González, M., Viamonte Rodríguez, A., Alberti Cayro, A. y Acosta Lugo, N. (2018). La educación ambiental desde la perspectiva martiana. MediCiego, 19(1).
Riquene Pérez, M., Ge Jerez, D. y Milanés Jiménez, Y. O. (2020). Un acercamiento al pensamiento martiano desde la enseñanza de la Geografía. Roca. Revista científico-educacional de la provincia Granma, 16(1), 160-173.
Santa Cruz Rodríguez, D., Mesa Ortega, W. R., González Laucirica, Á.M., (2015): El ideario de José Martí en la formación ambiental de docentes en Latinoamérica y el Caribe, Revista Atlante: Cuaderno de Educación y Desarrollo https://www.eumed.net/atlante/11/José-martí.html
Vitier Bolaños, C. (1996). Cuadernos Martianos III. Editorial Pueblo y Educación.
Zegueira Corzo, M., Corrales González, N. y Rodríguez Ojeda, N. (2018). Martí y la Educación ambiental. https//www.scielo.sld.cu
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Tania Cèspedes Labrada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.