Ferramenta genial para reforçar o processo educativo dos pacotes de contabilidade

Autores

  • Mercedes Cecilia Mata Villacis Universidad Bolivariana Del Ecuador
  • Patricia Del Pilar Pallazhco Siavichay Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Mireya Gioconda Delgado Chavarria Universidad Bolivariana del Ecuador

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, métodos de ensino, métodos de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta investigação foi modelar a aplicação da ferramenta digital Genially na conceção dos conteúdos do sistema contabilístico Mónica, de forma a melhorar o processo educativo no módulo de formação de Contabilidade e Pacotes Fiscais, considerando que atualmente existe um desfasamento entre os métodos tradicionais de ensino e a inovação digital na educação, fazendo com que os alunos não atinjam os conhecimentos esperados no final do ciclo de estudos. A metodologia de investigação teve uma abordagem mista, ou seja, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos. O nível de investigação foi descritivo-explicativo porque se estabeleceu uma relação causal entre a ferramenta digital Genially e o processo educativo, neste sentido, as técnicas utilizadas foram o inquérito e a entrevista. A amostra selecionada foi composta por 47 alunos do terceiro ano do curso técnico de bacharelado em contabilidade da Unidade Educacional "Luis Rogério Gonzales" e cinco professores da área contábil. Os resultados obtidos permitiram identificar a importância da utilização de ferramentas digitais como o Genially no processo educacional dos conteúdos do sistema Mônica, uma vez que os alunos demonstraram interesse e motivação ao aplicar essa ferramenta. Conclui-se que a implementação de ferramentas digitais gera um processo educativo mais atrativo e didático, favorecendo a aquisição e retenção dos conteúdos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercedes Cecilia Mata Villacis, Universidad Bolivariana Del Ecuador

Licenciada en Contabilidad y Auditoría

Patricia Del Pilar Pallazhco Siavichay , Universidad Bolivariana del Ecuador

Ingeniera en Contabilidad y Auditoría (CPA).

Mireya Gioconda Delgado Chavarria , Universidad Bolivariana del Ecuador

Master in Business Administración MBA.

Referências

Barberá, E. G., & Suárez, C. G. (2021). Evaluación de la educación digital y digitalización de la evaluación. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 33-40. doi:10.5944/ried.24.2.30289

Catalán, J. F., & Gómez, M. P. (2020). GENIALLY: Nuevas formas de difusión y desarrollo de contenidos. En Motivar y aprender. El reto de las TIC en el aula de Humanidades. (págs. 19-28). Asociación Reconocer. Obtenido de https://www.academia.edu/42101179/GENIALLY_Nuevas_formas_de_difusi%C3%B3n_y_desarrollo_de_contenidos

Cuesta, L. C. (2022). Using Genially Games for Enhancing EFL of Genially Games in English as a Foreign Language Instruction. International Journal of Educational Methodology., 21(1), 340-354. doi:10.26803/ijlter.21.1.19

Dewey, J. (1916). Democracia y educación. Una introducción a la filosofia de la educación. Ediciones Morota. Obtenido de https://circulosemiotico.wordpress.com/wp-content/uploads/2012/10/dewey-john-democracia-y-educacion.pdf

Díaz, A. K., González, S. L., Roque, I. S., Hernández, M. L., & Soto, G. A. (2022). Gamificación a través del uso de la aplicación Genially para innovar procesos de aprendizaje en la Educación Superior. Eduscientia. Divulgación De La Ciencia Educativa., 5(10), 129-139. Obtenido de https://eduscientia.com/index.php/journal/article/download/197/114

Farinango, S. M., & Farinango, C. G. (2023). Trabajo colaborativo apoyado en las herramientas digitales para mejorar el proceso de enseñanza- aprendizaje. Dominio de las ciencias., 9(3), 415-444. doi:10.23857/dc.v9i3.3450

Guizado, J. V., & Ortiz, J. Á. (2022). Enseñanza flexible y aprendizaje de la matemática en educación secundaria rural. Edutec, Revista Electrónica De Tecnología Educativa.(80). doi:10.21556/edutec.2022.80.2431

Moreira, M. A. (2020). Introducción a la Tecnología Educativa. Universidad de La Laguna. Obtenido de https://campusvirtual.ull.es/ocw/file.php/4/ebookte.pdf

Mosquera, Y. R. (2021). Fortalecimiento de la Lectoescritura a través de Recurso Digital (Genially) en Estudiantes del grado 2º A de la Institución Educativa Vigía del Fuerte, Municipio de Vigía del Fuerte – Departamento de Antioquia. Facultad de Ciencias Sociales y Educación, Maestría en Recursos Digitales Aplicados a la Educación, Universidad de Cartagena. Obtenido de https://repositorio.unicartagena.edu.co/server/api/core/bitstreams/33ef8720-aafa-44f7-bf3a-66728a915d42/content

Pimienta, P. J. (2021). Estrategias de enseñanza - aprendizaje. FÉNIX BOALM. Obtenido de https://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1V2J9XZYF-B98X90-3VQC/ESTRATEGIAS%20DE%20ENSE%C3%91ANZA-APRENDIZAJE.pdf

REDINE. (2020). Contribuciones de la tecnología digital en el desarrollo educativo y social. Adaya Press. Obtenido de https://www.adayapress.com/wp-content/uploads/2020/09/contec.pdf

Rodríguez, D. J. (2020). Aprendizaje basado en proyectos para el desarrollo de competencias laborales en la asignatura Paquetes Contables y Tributarios en la UE Herlinda Toral. Universidad Nacional de Educación. Obtenido de http://201.159.222.12/handle/56000/1555

Sáez, J. M., & Ruiz, J. M. (2012). Metodología didáctica y tecnología educativa en el desarrollo de las comptencias cognitivas. Revista de curriculum y formación del profesorado., 16(3), 373-391. Obtenido de https://www.researchgate.net/publication/234155371_METODOLOGIA_DIDACTICA_Y_TECNOLOGIA_EDUCATIVA_EN_EL_DESARROLLO_DE_LAS_COMPETENCIAS_COGNITIVAS_APLICACION_EN_CONTEXTOS_UNIVERSITARIOS

Torres, T. O. (2023). Evaluación de Genially como herramienta didáctica. Journal of Economic and Social Science Research, 4(1), 1-18. doi:10.55813/gaea/jessr/v4/n1/82

Publicado

2025-01-22

Como Citar

Mata Villacis, M. C., Pallazhco Siavichay , P. D. P. ., & Delgado Chavarria , M. G. . (2025). Ferramenta genial para reforçar o processo educativo dos pacotes de contabilidade . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(1), 341–368. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2171

Edição

Seção

Artículos

ARK