Exercício profissional de conclusão de estudos: exame integrador interdisciplinar na licenciatura em Educação de Infância.

Autores

  • María Isabel Prieto García Universidad de Holguín
  • Yoandri Salas Suárez Universidad de Holguín
  • Olga Lidia Oro Barrera Universidad de Holguín

Palavras-chave:

formação profissional, prática profissional, interdisciplinaridade, conclusão de estudos, educação de infância.

Resumo

A formação de profissionais de nível superior em Cuba está estruturada numa base científica e desenvolve-se nas instituições de ensino superior para garantir uma preparação integral, que se concretiza numa sólida formação científico-técnica, humanística e de alto valor, com o objetivo de conseguir profissionais que possam atuar com êxito nos diversos sectores da economia e da sociedade, Assim, o modelo de formação profissional garante a unidade entre educação e ensino, a ligação trabalho-estudo e assegura, a partir do currículo, o domínio dos modos de atuação profissional. No entanto, perante um exercício integrador interdisciplinar para o culminar dos estudos, o corpo discente revela insuficiências para a integração dos conhecimentos das disciplinas que compõem o plano de estudos. A proposta centra-se em como preparar os alunos desde os primeiros anos de estudos para enfrentar o exercício profissional interdisciplinar para a conclusão dos estudos com qualidade, com base no trabalho científico e metodológico realizado com professores universitários que trabalham na Licenciatura em Educação Pré-Escolar da Universidade de Holguín.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Isabel Prieto García , Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Preescolar, Máster en Ciencias de la Educación Preescolar, Profesora Auxiliar

Yoandri Salas Suárez, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Primaria. Doctor en Ciencias de la Educación, Profesor Asistente

Olga Lidia Oro Barrera, Universidad de Holguín

Licenciado en Educación Preescolar, Máster en Ciencias de la Educación Preescolar, Profesora Auxiliar

Referências

Álvarez, M. (2004). La interdisciplinariedad en la enseñanza aprendizaje de las ciencias. Pueblo y Educación.

Arteaga, E. (2021, 1-3 de febrero). Las tareas integradoras: un recurso didáctico para la materialización del enfoque interdisciplinario del proceso de enseñanza – aprendizaje de las ciencias exactas. [Sesión de Congreso]. Congreso Iberoamericano de educación, Habana, Cuba. https: //www.pedagogia.edu.ec.

Cardoso, S. (2023). Una aproximación a la interdisciplinariedad como estrategia de enseñanza - aprendizaje desde la perspectiva de docentes universitarios. Revista científica en ciencias sociales. Vol. 5. No.1. https: //scielo.iics.una.py.

Carvajal, Y. (2010). Interdisciplinariedad: Desafío para la educación superior y la investigación. Revista Luna azul, (31), 156-169. http://www.scielo.org.co/pdf/luaz/n31/n31a11.pdf

Cuba. Ministerio de la Educación Superior. (2016). Plan de Estudios E. Carrera Licenciatura en Educación Preescolar.

Cuba. MINED. (2022). Resolución Ministerial 47/2022, Reglamento organizativo del proceso docente y de dirección del trabajo docente y metodológico para las carreras universitarias. La Habana. Cuba.

Espinosa, E. E. (2018). La interdisciplinariedad en el proceso educativo del profesional en educación. Editorial Universo Sur.

Fiallo, J. (2004). La interdisciplinariedad un concepto muy conocido. En Nodos cognitivos interdisciplinarios que favorezcan integrar las Matemáticas y las Ciencias Naturales a través de problemáticas contextuales. https://funesfrpre.uniandes.edu.co/funes-documentos/nodos-cognitivos-interdisciplinarios-que-favorecen-integrar-las matematicas-y-las-ciencias-naturales-a-traves-de-problematicas-contextuales/.

Fornaris, M. y Huepp, F. L. (2019). Los ejercicios integradores en la disciplina Formación

Laboral Investigativa. MENDIVE, 17(4), 524-538. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1686.

Infante-Malachias, M. E. y Araya-Crisóstomo, S. (2023). Interdisciplinariedad como desafío para educar en la contemporaneidad. Revista Educar, v39, 1-16. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88371.ISSSN1984.0411

Olloa, V. (2021). Interdisciplinariedad en educación: un ejercicio para la vida misma. https: // www.uchile.cl

Ortiz, E. A. (2012). La interdisciplinariedad en las investigaciones educativas. Revista Didasc@lia. Didáctica y Educación. vol. no3.1, ISSN-e2224-2643

Posada, R. (2004). Formación Superior basada en competencias, interdisciplinariedad y trabajo autónomo del estudiante. Revista Iberoamericana de Educación. 35(1), 1-34. https://rieoei.org/historico/deloslectores/648Posada.PDF

Martínez, B. N. (2004). La formación de saberes interdisciplinarios en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar [Tesis de doctorado], Universidad de Las Tunas. https://repositorio.ult.edu.cu

Tedesco, J. C. (2023). La importancia de la interdisciplinariedad en la educación superior. https://blog.pearsonlatam.com/educacion-del-futuro/la-importancia-de-lainterdisciplinariedad-en-la-educacion-superior.

Publicado

2025-04-25

Como Citar

Prieto García , M. I., Salas Suárez, Y., & Oro Barrera, O. L. . (2025). Exercício profissional de conclusão de estudos: exame integrador interdisciplinar na licenciatura em Educação de Infância. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 16(2), 219–237. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2160

Edição

Seção

Artículos

ARK