Exercício profissional de conclusão de estudos: exame integrador interdisciplinar na licenciatura em Educação de Infância.
Palavras-chave:
formação profissional, prática profissional, interdisciplinaridade, conclusão de estudos, educação de infância.Resumo
A formação de profissionais de nível superior em Cuba está estruturada numa base científica e desenvolve-se nas instituições de ensino superior para garantir uma preparação integral, que se concretiza numa sólida formação científico-técnica, humanística e de alto valor, com o objetivo de conseguir profissionais que possam atuar com êxito nos diversos sectores da economia e da sociedade, Assim, o modelo de formação profissional garante a unidade entre educação e ensino, a ligação trabalho-estudo e assegura, a partir do currículo, o domínio dos modos de atuação profissional. No entanto, perante um exercício integrador interdisciplinar para o culminar dos estudos, o corpo discente revela insuficiências para a integração dos conhecimentos das disciplinas que compõem o plano de estudos. A proposta centra-se em como preparar os alunos desde os primeiros anos de estudos para enfrentar o exercício profissional interdisciplinar para a conclusão dos estudos com qualidade, com base no trabalho científico e metodológico realizado com professores universitários que trabalham na Licenciatura em Educação Pré-Escolar da Universidade de Holguín.
Downloads
Referências
Álvarez, M. (2004). La interdisciplinariedad en la enseñanza aprendizaje de las ciencias. Pueblo y Educación.
Arteaga, E. (2021, 1-3 de febrero). Las tareas integradoras: un recurso didáctico para la materialización del enfoque interdisciplinario del proceso de enseñanza – aprendizaje de las ciencias exactas. [Sesión de Congreso]. Congreso Iberoamericano de educación, Habana, Cuba. https: //www.pedagogia.edu.ec.
Cardoso, S. (2023). Una aproximación a la interdisciplinariedad como estrategia de enseñanza - aprendizaje desde la perspectiva de docentes universitarios. Revista científica en ciencias sociales. Vol. 5. No.1. https: //scielo.iics.una.py.
Carvajal, Y. (2010). Interdisciplinariedad: Desafío para la educación superior y la investigación. Revista Luna azul, (31), 156-169. http://www.scielo.org.co/pdf/luaz/n31/n31a11.pdf
Cuba. Ministerio de la Educación Superior. (2016). Plan de Estudios E. Carrera Licenciatura en Educación Preescolar.
Cuba. MINED. (2022). Resolución Ministerial 47/2022, Reglamento organizativo del proceso docente y de dirección del trabajo docente y metodológico para las carreras universitarias. La Habana. Cuba.
Espinosa, E. E. (2018). La interdisciplinariedad en el proceso educativo del profesional en educación. Editorial Universo Sur.
Fiallo, J. (2004). La interdisciplinariedad un concepto muy conocido. En Nodos cognitivos interdisciplinarios que favorezcan integrar las Matemáticas y las Ciencias Naturales a través de problemáticas contextuales. https://funesfrpre.uniandes.edu.co/funes-documentos/nodos-cognitivos-interdisciplinarios-que-favorecen-integrar-las matematicas-y-las-ciencias-naturales-a-traves-de-problematicas-contextuales/.
Fornaris, M. y Huepp, F. L. (2019). Los ejercicios integradores en la disciplina Formación
Laboral Investigativa. MENDIVE, 17(4), 524-538. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1686.
Infante-Malachias, M. E. y Araya-Crisóstomo, S. (2023). Interdisciplinariedad como desafío para educar en la contemporaneidad. Revista Educar, v39, 1-16. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88371.ISSSN1984.0411
Olloa, V. (2021). Interdisciplinariedad en educación: un ejercicio para la vida misma. https: // www.uchile.cl
Ortiz, E. A. (2012). La interdisciplinariedad en las investigaciones educativas. Revista Didasc@lia. Didáctica y Educación. vol. no3.1, ISSN-e2224-2643
Posada, R. (2004). Formación Superior basada en competencias, interdisciplinariedad y trabajo autónomo del estudiante. Revista Iberoamericana de Educación. 35(1), 1-34. https://rieoei.org/historico/deloslectores/648Posada.PDF
Martínez, B. N. (2004). La formación de saberes interdisciplinarios en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación Preescolar [Tesis de doctorado], Universidad de Las Tunas. https://repositorio.ult.edu.cu
Tedesco, J. C. (2023). La importancia de la interdisciplinariedad en la educación superior. https://blog.pearsonlatam.com/educacion-del-futuro/la-importancia-de-lainterdisciplinariedad-en-la-educacion-superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2025 María Isabel Prieto García , Yoandri Salas Suárez, Olga Lidia Oro Barrera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.