Estratégia pedagógica para a educação intercultural de estudantes de Educação Artística em formação inicial.

Autores

  • Hildre Brooks Fuentes Universidad de Camagüey
  • Oscar Parrado Álvarez Universidad de Camagüey
  • Martha García Bargados Universidad de Camagüey

Palavras-chave:

processo de formação, educação intercultural, diversidade cultural, estratégia pedagógica

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos na exemplificação de uma estratégia pedagógica para a educação intercultural de estudantes de Educação Artística em formação inicial, que teve como ponto de partida as limitações diagnosticadas nos estudantes desta carreira que limitam a atuação contextualizada na diversidade cultural em defesa da identidade cultural. A estratégia aqui apresentada assenta teoricamente num modelo de educação intercultural na formação inicial de estudantes de Educação Artística, tendo sido parcialmente aplicada com bons resultados no curso de licenciatura selecionado, com critérios favoráveis por parte de estudantes e professores e dos especialistas consultados, que consideraram a pertinência e a viabilidade da sua generalização a outros cursos universitários.

Biografia do Autor

Hildre Brooks Fuentes, Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Educación Plástica y Máster en Ciencias de la Educación, Profesora Auxiliar

Oscar Parrado Álvarez, Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Agropecuaria y Doctor en Ciencias, Profesor Titular

Martha García Bargados, Universidad de Camagüey

Licenciado en Educación, especialidad Educación Plástica y Doctora en Ciencias, Profesora Titular

Referências

Alfonso Rodríguez, D. M., Arciniegas Calderón, C. A., & Gutiérrez Rodríguez, L. F. (2016). La formación docente para la interculturalidad en el programa de Licenciatura de Lenguas de la Universidad de La Salle. Universidad de La Salle. España.

Beltrán Abad, M. E., Best Rivero, A., & León Acebo, M. (2020). Experiencia pedagógica vivencial de la interculturalidad como componente de la identidad profesional médica en la formación del estudiante de la carrera de medicina: experiencia pedagógica vivencial de la interculturalidad. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(2). 11-22.

Bohórquez, M. A. R., & Sosa, E. C. Q. (2022). Las comunidades de aprendizaje como estrategia de desarrollo profesional docente. Revista sinergia, 1(12), 46-60.

Delgado-Garrido, D. & Curihuinca-Neira, E. (2012). Interculturalidad en juicio: el derecho del indígena a comunicarse en su propia lengua. https://www.redalyc.org/pdf/5257/525752945004.pdf

Dietz, G. (2017). Interculturalidad: una aproximación antropológica. Perfiles educativos, 39(156), 192-207.

Dimitrov, N., & Haque, A. (2016). Intercultural teaching competence: A multi-disciplinary model for instructor reflection. Intercultural education, 27(5), 437-456.

Gutiérrez Bregón, S. (2017). La competencia intercultural en la profesión del traductor: aproximación desde la formación de traductores y presentación de un estudio de caso. Revista de Traductología, (20), 57–74. https://doi.org/10.24310/TRANS.2016.v0i20.2064

Gómez Caro, C. (2015). Trabajar la interculturalidad a través de la plástica. España: Universitat Jaume. https://repositori.uji.es/xmlui/handle/10234/136305

Hall, M., Ainsworth, K., & Teeling, S. (2013). Training and assessment in intercultural competence: A critical review of contemporary practice in business education. Higher Education Academy Business and Management, 2, 36-48.

Hanson, C. (2017). Intercultural Communication: Pre-Departure Orientation for Study Abroad Students. Institutional Repository at the University of San Francisco. https://repository.usfca.edu/capstone/672

Leiva Olivencia, J. J., & Márquez Pérez, M. (2012). La comunicación intercultural: una herramienta de inclusión en los contextos educativos de diversidad cultural. Revista de pedagogía, 33(93) 22-33.

Román, M. (2017). El desarrollo de la comunicación intercultural desde la enseñanza-aprendizaje del inglés con fines médicos. [Tesis de doctorado]. Universidad de Camagüey “Ignacio Agramonte Loynaz”. Camagüey.

Sánchez Carrera, Y., & Pérez Morales, J. (2013). Perspectivas de la educación superior: hacia una educación intercultural del profesional en Cuba. ISLAS, 130-136.

Sánchez Fernández, S. (2011). Hacia la interculturalidad desde la cultura de paz. Una perspectiva educativa. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7425844

Schwerter Vera, L. A. (2014). Interculturalidad en la educación artística. Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, 232.

Tambaco-Quintero, A. R., Vera-Mera, M. V., Valverde-Medina, J. M., & Caicedo-Perlaza, L. (2022). Estrategia educativa para propiciar la vinculación desde la interculturalidad en estudiantes de la Facultad de Pedagogía. Maestro y Sociedad, 19(3), 1075-1086.

Valecilla, M., & del Carmen, M. (2020). Interculturalidad como eje de formación en educación artística. https://repositorio.uniatlantico.edu.co/bitstream/handle/20.500.12834/1024.

Zapata, J. (2018). Comprender la cultura desde la interculturalidad: A ¿universalización o localismo universalista? Aproximación a una discusión. Razón y Palabra, 22(3_102), 406-417.

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Brooks Fuentes, H., Parrado Álvarez, O. ., & García Bargados, M. . (2024). Estratégia pedagógica para a educação intercultural de estudantes de Educação Artística em formação inicial. Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(5), 197–213. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/2027

Edição

Seção

Artículos

ARK