Programa educacional de gerenciamento de estresse para professores universitários
Resumo
O estresse no trabalho do professor é um problema crescente que afeta negativamente o bemestar, o desempenho e a qualidade de vida dos professores. Este artigo apresenta uma proposta de programa educacional para o gerenciamento do estresse em professores universitários. O programa se baseia nas evidências científicas disponíveis sobre as causas e consequências do estresse relacionado ao trabalho dos professores, bem como em estratégias eficazes para seu gerenciamento. Ele tem uma abordagem holística e combina diferentes técnicas e estratégias para lidar com o estresse a partir de uma perspectiva holística, incluindo psicoeducação sobre o estresse no trabalho do professor, treinamento em técnicas cognitivo-comportamentais, práticas de atenção plena, gestão do estilo de vida e autocuidado, bem como intervenções
organizacionais colaborativas. Espera-se que o programa tenha um impacto positivo nos níveis de estresse percebido, ansiedade e depressão, bem-estar mental e satisfação com a vida, habilidades de enfrentamento, desempenho e produtividade no trabalho, relacionamentos interpessoais, absenteísmo, compromisso com a instituição, cultura organizacional e experiência do aluno. A implementação do programa exige o compromisso das instituições de ensino superior, dos professores e dos pesquisadores. Espera-se que o programa contribua para melhorar a qualidade da educação e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os professores universitários.
Referências
Alvites-Huamaní, C. G. (2019). Estrés docente y factores psicosociales en docentes de Latinoamérica, Norteamérica y Europa. Propósitos y representaciones, 7(3), 141-159.
Bueno i Torrens, D. (2021). Educación en tiempos de COVID-19: ¿Cómo afecta el estrés al aprendizaje?. Journal of Neuroeducation, 2(1), 9-14.
Cabrera Palafox, H. y Colina Escalante, A. (2019). Estrés en profesores universitarios. Debates en Evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación, 5(5).
Carreño Villavicencio, D. V., Quijije Anchundia, P., Rodríguez López, V. y Loor Mera, L. (2023). Administración del estrés en los docentes universitarios y su incidencia en la gestión del proceso de enseñanza-aprendizaje. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 11(3), 1-14.
Cladellas-Pros, R., Castelló-Tarrida, A., & Parrado-Romero, E. (2018). Satisfacción, salud y estrés laboral del profesorado universitario según su situación contractual. Revista de salud pública, 20, 53-59.
Domínguez Gómez, J. A. (2009). Riesgo psicosocial en la Universidad: estresores propios del docente universitario. 28 de abril, revista digital de salud y seguridad en el trabajo, (2), 1-38.
Errasti-Pérez, J., Al-Halabí, S., López-Navarro, E. y Pérez-Álvarez, M. (2022). Atención plena (mindfulness): por qué es posible que funcione y por qué es seguro que triunfe. Psicología Conductual, 31(1), 235-248.
Gillihan, S. J. (2020). Terapia cognitivo conductual fácil: 10 estrategias para manejar la depresión; la ansiedad y el estrés. Editorial Sirio SA.
Juárez García, A. (2024). Intervención y control de los factores psicosociales del estrés laboral: experiencias latinoamericanas (Vol. 5). Bonilla Artigas Editores.
Moreno-Montero, E. M., Naranjo-Hidalgo, T., Poveda-Ríos, S., & Izurieta-Brito, D. (2022). Estrés académico en universitarios durante la pandemia de COVID-19. Revista Médica Electrónica, 44(3), 468-482.
Rodríguez López, V. E., Carreño Villavicencio, D. V., Quijije Anchundia, P. J. y Arias Arias, A. E. (2023). Estrés, ansiedad y desempeño laboral en docentes universitarios. South Florida Journal of Development, 4(8), 3047-3062.
Rojas-Solís, J. L., Totolhua-Reyes, B. A., & Rodríguez-Vásquez, D. J. (2021). Síndrome de Burnout en docentes universitarios latinoamericanos: Una revisión sistemática. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 14(29), 136-150.
Valdivieso-León, L., Mangas, S. L., Tous-Pallarés, J., & Espinoza-Díaz, I. M. (2020). Estrategias de afrontamiento del estrés académico universitario: educación infantil-primaria. Educación XX1, 23(2), 165-186.
Zorrilla, A. (2017). Estrés en la profesión docente: Estudio de su relación con posibles variables laborales y de contexto. (Tesis doctoral). Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/65269/tesisV5.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Dianexy Viviana Carreño Villavicencio, Pedro Jacinto Quijije Anchundia, Claudia Analía Molina Quiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.