Programa educacional de gerenciamento de estresse para professores universitários
Resumo
O estresse no trabalho do professor é um problema crescente que afeta negativamente o bemestar, o desempenho e a qualidade de vida dos professores. Este artigo apresenta uma proposta de programa educacional para o gerenciamento do estresse em professores universitários. O programa se baseia nas evidências científicas disponíveis sobre as causas e consequências do estresse relacionado ao trabalho dos professores, bem como em estratégias eficazes para seu gerenciamento. Ele tem uma abordagem holística e combina diferentes técnicas e estratégias para lidar com o estresse a partir de uma perspectiva holística, incluindo psicoeducação sobre o estresse no trabalho do professor, treinamento em técnicas cognitivo-comportamentais, práticas de atenção plena, gestão do estilo de vida e autocuidado, bem como intervenções
organizacionais colaborativas. Espera-se que o programa tenha um impacto positivo nos níveis de estresse percebido, ansiedade e depressão, bem-estar mental e satisfação com a vida, habilidades de enfrentamento, desempenho e produtividade no trabalho, relacionamentos interpessoais, absenteísmo, compromisso com a instituição, cultura organizacional e experiência do aluno. A implementação do programa exige o compromisso das instituições de ensino superior, dos professores e dos pesquisadores. Espera-se que o programa contribua para melhorar a qualidade da educação e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os professores universitários.
Referências
Alvites-Huamaní, C. G. (2019). Estrés docente y factores psicosociales en docentes de Latinoamérica, Norteamérica y Europa. Propósitos y representaciones, 7(3), 141-159.
Bueno i Torrens, D. (2021). Educación en tiempos de COVID-19: ¿Cómo afecta el estrés al aprendizaje?. Journal of Neuroeducation, 2(1), 9-14.
Cabrera Palafox, H. y Colina Escalante, A. (2019). Estrés en profesores universitarios. Debates en Evaluación y Currículum/Congreso Internacional de Educación, 5(5).
Carreño Villavicencio, D. V., Quijije Anchundia, P., Rodríguez López, V. y Loor Mera, L. (2023). Administración del estrés en los docentes universitarios y su incidencia en la gestión del proceso de enseñanza-aprendizaje. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 11(3), 1-14.
Cladellas-Pros, R., Castelló-Tarrida, A., & Parrado-Romero, E. (2018). Satisfacción, salud y estrés laboral del profesorado universitario según su situación contractual. Revista de salud pública, 20, 53-59.
Domínguez Gómez, J. A. (2009). Riesgo psicosocial en la Universidad: estresores propios del docente universitario. 28 de abril, revista digital de salud y seguridad en el trabajo, (2), 1-38.
Errasti-Pérez, J., Al-Halabí, S., López-Navarro, E. y Pérez-Álvarez, M. (2022). Atención plena (mindfulness): por qué es posible que funcione y por qué es seguro que triunfe. Psicología Conductual, 31(1), 235-248.
Gillihan, S. J. (2020). Terapia cognitivo conductual fácil: 10 estrategias para manejar la depresión; la ansiedad y el estrés. Editorial Sirio SA.
Juárez García, A. (2024). Intervención y control de los factores psicosociales del estrés laboral: experiencias latinoamericanas (Vol. 5). Bonilla Artigas Editores.
Moreno-Montero, E. M., Naranjo-Hidalgo, T., Poveda-Ríos, S., & Izurieta-Brito, D. (2022). Estrés académico en universitarios durante la pandemia de COVID-19. Revista Médica Electrónica, 44(3), 468-482.
Rodríguez López, V. E., Carreño Villavicencio, D. V., Quijije Anchundia, P. J. y Arias Arias, A. E. (2023). Estrés, ansiedad y desempeño laboral en docentes universitarios. South Florida Journal of Development, 4(8), 3047-3062.
Rojas-Solís, J. L., Totolhua-Reyes, B. A., & Rodríguez-Vásquez, D. J. (2021). Síndrome de Burnout en docentes universitarios latinoamericanos: Una revisión sistemática. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 14(29), 136-150.
Valdivieso-León, L., Mangas, S. L., Tous-Pallarés, J., & Espinoza-Díaz, I. M. (2020). Estrategias de afrontamiento del estrés académico universitario: educación infantil-primaria. Educación XX1, 23(2), 165-186.
Zorrilla, A. (2017). Estrés en la profesión docente: Estudio de su relación con posibles variables laborales y de contexto. (Tesis doctoral). Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/65269/tesisV5.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Dianexy Viviana Carreño Villavicencio, Pedro Jacinto Quijije Anchundia, Claudia Analía Molina Quiroz
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.