Avaliação do aprendizado de matemática com base na reflexão metacognitiva no ensino médio.

Autores

  • Felix Roselia Estrada Urbina Preparatoria No. 32 de la Universidad Autónoma de Guerrero
  • Michel Enrique Gamboa Graus Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Palavras-chave:

Matemática, estratégias didáticas, avaliação, reflexão metacognitiva

Resumo

A novidade científica da pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em Matemática III com base na reflexão metacognitiva no Ensino Médio está na necessidade de melhorar as práticas de avaliação na educação, especialmente na área de matemática. Esse desenvolvimento baseia-se no reconhecimento de que a avaliação da aprendizagem é uma ferramenta fundamental para a melhoria da qualidade educacional e que a reflexão metacognitiva pode ajudar os alunos a entender melhor seus próprios processos de aprendizagem e, assim, melhorar seu desempenho na disciplina. Além disso, agora há uma conscientização cada vez maior da importância da metacognição no aprendizado da matemática e sua relação com a melhoria do desempenho acadêmico. Portanto, a pesquisa nesse campo tem o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento de estratégias e práticas eficazes para o ensino e a avaliação da matemática no ensino médio. Este artigo, uma colaboração interinstitucional internacional, projeta a pesquisa de doutorado do autor principal, orientado pelo coautor. A população é o número total de alunos da UAGro High School No. 32 em Iguala de la Independencia, Guerrero, que estão cursando Matemática III. A amostra é selecionada intencionalmente entre os grupos com os quais o pesquisador trabalha. Além disso, foi possível verificar que a pesquisa sobre esse tópico pode contribuir para melhorar o processo de avaliação da aprendizagem de Matemática III na instituição. 

Biografia do Autor

Felix Roselia Estrada Urbina, Preparatoria No. 32 de la Universidad Autónoma de Guerrero

Ingeniera en Agroecología y Máster en Ciencias de la Educación.

Michel Enrique Gamboa Graus, Centro de Estudios Pedagógicos de la Universidad de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidades Matemática-Computación y Lenguas Extranjeras (Inglés). Doctor en Ciencias Pedagógicas.

Referências

Ali, M. A., & Amiruddin, M. (2020). Metacognitive reflection and academic achievement: A systematic review of research. Active Learning in Higher Education, 21(3), 353-367.

Bautista, A., Díaz, L. y Guevara, J. (2021). Evaluación formativa y estrategias metacognitivas en la enseñanza de la matemática. Educación y Ciencia, (25), 79-90.

Cai, J., Moyer-Packenham, P., & Fan, H. (2017). Metacognitive reflection in mathematics problem solving: implications for teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 20(1), 77-98.

Cárdenas-Rodríguez, N., León-Mantero, C. y Reyes-Castillo, P. (2021). La reflexión metacognitiva en el aprendizaje de las matemáticas: una revisión teórica. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 51(1), 1-21.

Espinoza, F. y Téllez, A. (2019). La reflexión metacognitiva como estrategia de enseñanza y evaluación en el aprendizaje de las matemáticas. Revista de Investigación Académica, 57.

Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American psychologist, 34(10), 906-911.

Flores-Martínez, A. y Landa-Juárez, H. (2020). Metacognición y aprendizaje de las matemáticas en la educación media superior. Investigación en Educación Médica, 9(37), 187-192.

Gamboa Graus, M. E. (2019). La zona de desarrollo próximo como base de la pedagogía desarrolladora. Didasc@lia: didáctica y educación, 10(4), 33–50.

Gamboa Graus, M. E. (2020). Escala estadística y software para evaluar coherencia didáctica en procesos de enseñanza-aprendizaje de Matemáticas. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 11(1), 140-165.

Gamboa Graus, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 4(1).

Gamboa Graus, M. E. (2023). Mejorando la Coherencia Didáctica. Editorial Académica Española.

Gamboa Graus, M. E. y Borrero Springer, R. Y. (2020). Recursos estadísticos para investigar sobre coherencia didáctica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(2).

Gamboa Graus, M. E. y Borrero Springer, R. Y. (2023). Planificación didáctica basada en la contextualización. Editorial Académica Española.

Huang, R., & Yang, Y. (2020). The effects of metacognitive reflection on mathematical learning outcomes: a systematic review. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 51(1), 54-69.

Salazar-Campillo, P. y Álvarez-Salazar, M. (2021). Metacognición en matemáticas: análisis de su relación con el rendimiento académico. Revista de Investigación Académica, 57, 1-12.

Sánchez, Y. y Sánchez, J. (2019). La metacognición y su impacto en la enseñanza de la matemática. Revista Científica I+D Tecnológico, 1(1), 48-57.

Schraw, G., & Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, 19(4), 460-475.

Silva, J. L., Gamboa, M. E. y Domínguez, A. (2019). Actividades de evaluación sistemática para la enseñanza de la Matemática en la secundaria básica. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 7(1).

Stiggins, R. J. (1994). Student-centered classroom assessment (2nd ed.). Merrill.

Publicado

2023-07-19

Como Citar

Estrada Urbina, F. R. ., & Gamboa Graus, M. E. . (2023). Avaliação do aprendizado de matemática com base na reflexão metacognitiva no ensino médio . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(3), 259–276. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1718

Edição

Seção

Artículos

ARK