A utilização das tecnologias na disciplina de Informática no Ensino Pré-universitário.

Autores

  • Yunier Parra Pérez Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge de Las Tunas
  • Yamila Silva Del Rosario Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge de Las Tunas

Palavras-chave:

Informática, sala de aula virtual, ensino, aprendizagem

Resumo

Atualmente, a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) criou um processo tecnológico que transformou a vida social e profissional das pessoas e a sua dinâmica de comunicação, devido ao facto de terem sido desenvolvidas várias ferramentas que podem ser utilizadas de forma rápida e eficiente para realizar várias tarefas que antes eram difíceis. Neste sentido, são insuficientes, pois os alunos carecem de conhecimentos e competências que lhes permitam fazer uso destas ferramentas tecnológicas. Para atingir este objetivo, é importante fornecer aos alunos e professores ferramentas TIC que lhes permitam ter um impacto positivo na aprendizagem académica através da utilização da tecnologia na educação. Por um lado, aumenta a motivação e a interatividade dos alunos. Por outro lado, incentiva a cooperação entre os alunos e promove a iniciativa e a criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yunier Parra Pérez, Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge de Las Tunas

Licenciado en Educación, especialidad Informática.

Yamila Silva Del Rosario , Instituto Preuniversitario Vocacional de Ciencias Exactas Luis Urquiza Jorge de Las Tunas

Ingeniero en Ciencias Informática.

Referências

Adell, J. (2018). Tendencias en educación en la sociedad de las tecnologías de la información. Revista Electrónica de Tecnología Educativa 11(6). 106-116.

Adell, J. (2004). Selección de un entorno virtual de enseñanza aprendizaje de código Fuente abierto para la Universidad. URL: http:cent.uji.es

Ávila Aguilera, Y.C. (2014). Las aulas virtuales: recurso tecnológico dinamizador del proceso de enseñanza aprendizaje en la educación superior pedagógica. 2014. (Material digital).

Cuba. MINED. (2002). Seminario Nacional para Educadores. Editorial Educación Pueblo y Educación, La Habana.

Cuba. MINED. (2007). Programa Informática Educativa. Editorial Educación Pueblo y Educación, La Habana.

Cuba. MINED. (1999). Introducción a la Informática Educativa. Editorial Educación Pueblo y Educación, La Habana.

González, N. (2014). Reflexiones acerca de la disciplina informática educativa en el proceso de formación del profesional de la educación. p. 80-89. Material inédito en soporte digital. La Habana.

Porcelli, A. M. y Martínez, A. N. (2016). Las nuevas tecnologías de la informática a la luz de la Encíclica Laudato Si. Reflexiones sobre sus ventajas y desventajas. Modernas tendencias en tecnologías verdes. http://www.derecho.uba.ar/publicaciones/pensar-en-derecho/revistas/8/las-nuevas-tecnologias-de-la-informatica-a-la-luz-de-la-enciclica-laudato-si.pdf

Rodríguez, R. (2000). Introducción a la Informática Educativa. Editorial Pueblo y Educación. La Habana.

Serrano, R. y Casanova, O. (2018). Recursos tecnológicos y educativos destinados al enfoque pedagógico Flipped Learning. Revista Docencia Universitaria. 16(1), enero-junio 2018, 155-173 ISSN: 1887-4592.

Silvio, J. (2002). Visión del IESALC sobre la Educación a distancia hacia el siglo XXI. En Educación a Distancia y nuevas tecnologías: Espacios de reflexión. Edición, Consorcio de Universidades, Perú.

Valverde, A. G. (2017). Recursos tecnológicos con la web y su incidencia en la enseñanza aprendizaje de los estudiantes de la unidad educativa Isabel la Católica del Cantón Babahoyo. Informe final del proyecto de investigación. Universidad de Babahoyo. Ecuador.

Vigotsky, L. S (1989). Interacción entre enseñanza y desarrollo. En Selección de lecturas de Psicología-Pedagógica y de las Edades, Tomo III. Editora Universidad.

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Parra Pérez, Y., & Del Rosario , Y. S. . (2024). A utilização das tecnologias na disciplina de Informática no Ensino Pré-universitário . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 15(5), 1–12. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1603

Edição

Seção

Artículos

ARK