Análise da utilização do método de Aprendizagem Baseada em Projetos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Otimização Matemática II.
Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em projetos, processo de ensino-aprendizagem, otimização matemática, otimização matemáticaResumo
A pesquisa analisa as principais vantagens da utilização do método de Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina Otimização
Matemática II, com o objetivo principal de favorecer o processo de ensino e aprendizagem desse curso. O método de Aprendizagem Baseada em Projetos é analisado como uma possível estratégia para reestruturar o currículo da disciplina, a fim de obter um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Métodos empíricos são usados para analisar dados e realizar pesquisas para detectar os problemas presentes. Além disso, os resultados positivos são corroborados por sua aplicação no desenvolvimento da elaboração e resolução de modelos matemáticos.
Referências
Alhirtani, N. (2020). The use of modern teaching methods in teaching Arabic language at higher education phase from the point view of Arabic language professors—a case of a premier university. International Education Studies, 13(1), 32-41. DOI: https://doi.org/10.5539/ies.v13n1p32.
Arce, M., Conejo, L. y Muñoz-Escolano, J.M. (2019). Aprendizaje y enseñanza de las matemáticas. Editorial Sintesis. https://www.researchgate.net/publication/332471459.
Ballester Pedroso, S. (2009). Raíces de la Didáctica de la Matemática en Cuba. VARONA, núm. 48-49, 88-94. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360636904014.
Carrizosa, E., & Morales, D. R. (2013). Supervised classification and mathematical optimization. Computers & Operations Research, 40(1), 150-165. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0305054812001190.
Casasola, W. (2020). El papel de la didáctica en los procesos de enseñanza y aprendizaje universitarios. Revista Comunicación, 29(1), 38–51. DOI: https://doi.org/10.18845/rc.v29i1-2020.5258.
Chávez, J., Deler Ferrera, G. y Suárez, A. (2008). Principales corrientes y tendencias a inicios del siglo XXI de la Pedagogía y la Didáctica. Sello Editor Educación Cubana. https://docplayer.es/10190078-Principales-corrientes-y-tendencias-a-inicios-del-siglo-xxi-de-la-pedagogia-y-la-didactica.html.
De Diego Bravo, A. (2012). El aprendizaje basado en proyectos y su uso para la educación en valores. Académica, 07-25. https://academicae.unavarra.es/xmlui/handle/2454/15022.
Escalona Reyes, M. (2011). El perfeccionamiento de la enseñanza de la Matemática en la Educación Superior. Su concreción en las carreras de ingeniería en la Universidad de Holguín. Revista Iberoamericana de Educación https://www.researchgate.net/publication/279930756.
Guisasola, J. y Garmendia, M. (2014). Aprendizaje basado en problemas, proyectos y casos: diseño e implementación de experiencias en la universidad. Editorial de la Universidad del País Vasco. https://web-argitalpena.adm.ehu.es/pdf/USWEB149592.pdf.
Martí, J. A., Heydrich, M., Rojas, M. y Hernández, A. (2010). Aprendizaje basado en proyectos: una experiencia de innovación docente. Revista Universidad EAFIT, 46(158), 11-21. http://www.redalyc.org/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=21520993002.
Real, G.; Mora, A.; Daza, S. y Zúñiga, D. (2021). Estrategias y metodologías de enseñanza para el aprendizaje activo en la Educación Superior. https://doi.org/10.51736/ETA2021TU5.
Sandoval, L. A. (2017). El aprendizaje por proyectos: una experiencia pedagógica para la construcción de espacios de aprendizaje dentro y fuera del aula. Ensayos Pedagógicos, 12(1), 51-68. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6095686
Yap, J. B. H., Abdul-Rahman, H., & Chen, W. (2017). Collaborative model: Managing design changes with reusable project experiences through project learning and effective communication. International Journal of Project Management, 35(7), 1253-1271. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0263786316302137
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Odet Lopez Batista, Yudith Azze Bauta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.