Análise da utilização do método de Aprendizagem Baseada em Projetos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Otimização Matemática II.

Autores

  • Odet Lopez Batista Universidad de Holguín
  • Yudith Azze Bauta Universidad de Holguín

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, processo de ensino-aprendizagem, otimização matemática, otimização matemática

Resumo

A pesquisa analisa as principais vantagens da utilização do método de Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina Otimização

Matemática II, com o objetivo principal de favorecer o processo de ensino e aprendizagem desse curso. O método de Aprendizagem Baseada em Projetos é analisado como uma possível estratégia para reestruturar o currículo da disciplina, a fim de obter um melhor desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Métodos empíricos são usados para analisar dados e realizar pesquisas para detectar os problemas presentes. Além disso, os resultados positivos são corroborados por sua aplicação no desenvolvimento da elaboração e resolução de modelos matemáticos.

Biografia do Autor

Odet Lopez Batista, Universidad de Holguín

Licenciada en Matemática, Profesor Instructor

Yudith Azze Bauta, Universidad de Holguín

Licenciada en Matemática, Profesor Asistente

Referências

Alhirtani, N. (2020). The use of modern teaching methods in teaching Arabic language at higher education phase from the point view of Arabic language professors—a case of a premier university. International Education Studies, 13(1), 32-41. DOI: https://doi.org/10.5539/ies.v13n1p32.

Arce, M., Conejo, L. y Muñoz-Escolano, J.M. (2019). Aprendizaje y enseñanza de las matemáticas. Editorial Sintesis. https://www.researchgate.net/publication/332471459.

Ballester Pedroso, S. (2009). Raíces de la Didáctica de la Matemática en Cuba. VARONA, núm. 48-49, 88-94. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360636904014.

Carrizosa, E., & Morales, D. R. (2013). Supervised classification and mathematical optimization. Computers & Operations Research, 40(1), 150-165. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0305054812001190.

Casasola, W. (2020). El papel de la didáctica en los procesos de enseñanza y aprendizaje universitarios. Revista Comunicación, 29(1), 38–51. DOI: https://doi.org/10.18845/rc.v29i1-2020.5258.

Chávez, J., Deler Ferrera, G. y Suárez, A. (2008). Principales corrientes y tendencias a inicios del siglo XXI de la Pedagogía y la Didáctica. Sello Editor Educación Cubana. https://docplayer.es/10190078-Principales-corrientes-y-tendencias-a-inicios-del-siglo-xxi-de-la-pedagogia-y-la-didactica.html.

De Diego Bravo, A. (2012). El aprendizaje basado en proyectos y su uso para la educación en valores. Académica, 07-25. https://academicae.unavarra.es/xmlui/handle/2454/15022.

Escalona Reyes, M. (2011). El perfeccionamiento de la enseñanza de la Matemática en la Educación Superior. Su concreción en las carreras de ingeniería en la Universidad de Holguín. Revista Iberoamericana de Educación https://www.researchgate.net/publication/279930756.

Guisasola, J. y Garmendia, M. (2014). Aprendizaje basado en problemas, proyectos y casos: diseño e implementación de experiencias en la universidad. Editorial de la Universidad del País Vasco. https://web-argitalpena.adm.ehu.es/pdf/USWEB149592.pdf.

Martí, J. A., Heydrich, M., Rojas, M. y Hernández, A. (2010). Aprendizaje basado en proyectos: una experiencia de innovación docente. Revista Universidad EAFIT, 46(158), 11-21. http://www.redalyc.org/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=21520993002.

Real, G.; Mora, A.; Daza, S. y Zúñiga, D. (2021). Estrategias y metodologías de enseñanza para el aprendizaje activo en la Educación Superior. https://doi.org/10.51736/ETA2021TU5.

Sandoval, L. A. (2017). El aprendizaje por proyectos: una experiencia pedagógica para la construcción de espacios de aprendizaje dentro y fuera del aula. Ensayos Pedagógicos, 12(1), 51-68. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6095686

Yap, J. B. H., Abdul-Rahman, H., & Chen, W. (2017). Collaborative model: Managing design changes with reusable project experiences through project learning and effective communication. International Journal of Project Management, 35(7), 1253-1271. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0263786316302137

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Lopez Batista, O., & Azze Bauta, Y. . (2023). Análise da utilização do método de Aprendizagem Baseada em Projetos no processo de ensino aprendizagem da disciplina Otimização Matemática II . Didáctica Y Educación ISSN 2224-2643, 14(5), 43–58. Recuperado de https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/1577

Edição

Seção

Artículos

ARK