Genialmente no processo de aprendizagem da matemática dos alunos do ensino fundamental superior
Palavras-chave:
Genialmente, processo ensino-aprendizagem, aprendizagem de matemáticaResumo
O processo implementado e os recursos utilizados no aprendizado da matemática por estudantes de diferentes níveis de estudo tem sido objeto de análise e discussão permanentes devido à importância para a sociedade do bom treinamento de pessoas que possam resolver problemas associados aos cálculos numéricos e à lógica matemática. O presente estudo visa estabelecer os conteúdos interativos expostos nos modelos que devem ser mantidos, durante o uso da ferramenta Genially, no ensino e aprendizagem da matemática por estudantes e professores do ensino básico superior. Para este fim, a pesquisa de abordagem quantitativa envolveu a participação de cinco professores e 150 estudantes pertencentes ao programa educacional para jovens e adultos (EPJA) da Unidade Educacional San Vicente do Cantão de San Vicente - Manabí - Equador. Uma pesquisa foi aplicada a estudantes e professores com um questionário estruturado com múltipla escolha sobre aspectos importantes que, na opinião dos entrevistados, devem ser observados para que a ferramenta tecnológica seja utilizada de forma eficiente no aprendizado da matemática. Os resultados indicam que os alunos consideram que o software não é muito útil para o aprendizado da matemática, enquanto os professores pensam o contrário. Esta ambigüidade nos critérios é devida principalmente à falta de conhecimento que os alunos têm sobre a utilidade do programa e a necessidade de os professores serem treinados para o uso adequado destes recursos e assim melhorar o aprendizado dos alunos.
Referências
Berni, L., y Olivero, F. (2019). La investigación en la praxis del docente: Epistemología didáctica constructivista. Revista Espacios, 40 (12). 82-83
Conde-Carmona, R. J., y Fontalvo-Meléndez, A. A. (2019). Didáctica del teorema de Pitágoras mediada por las TIC: el caso de una clase de Matemáticas. [Teaching and Learning the Pythagorean Theorem through ICTs: A Case Study of a Mathematics Class]. Trilogía Ciencia Tecnología Sociedad, 11(21), 255-281. doi:https://doi.org/10.22430/21457778.1187
Coloma-Andrade, M. d., Labanda-Jaramillo, M. L., Michay-Caraguay, G. C., y Espinosa-Ordoñez, W. A. (2020). Las Tics como herramienta metodológica en matemática. [The Tics as a methodological tool in mathematics]. Revista ESPACIOS, 41(11). Fonte: https://n9.cl/7sei9
Díaz Mosqueda, E. (2018). Estilos de Aprendizaje. Universidad Tecnológica Equinoccial. EIDOS. 8(2), 5-11. https://es.scribd.com/document/518701371/88-Texto-del-articulo-147-1-10-20170922
Gagné, R. (1970). Las condiciones del aprendizaje. Aguilar. Madrid
Holguín-García, F. Y., Holguín-Rangel, E. G., y García- Mera, N. A. (2020). Gamificacion de la enseñanza de la matemática: una revisión sistemática. [Gamification in mathematics education: a systematic review ]. Telos: revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 22(1), 62-75. doi:http://www.doi.org/10.36390/telos221.05
Huaman, J., Ibarguen, F. y Menacho, E. (2020). Trabajo cooperativo y aprendizaje significativo en Matemática en estudiantes universitarios de Lima. Educ. For.,Fortaleza. 5(3), 4-9. DOI:https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.3079https://revistas.uece.br/index.php/redufor/index
Macías-Espinales, A. V. (2017). La Gamificación como estrategia para el desarrollo de la competencia matemática: plantear y resolver problemas. [Gamification as a strategy for the development of mathematical competence: pose and solve problems]. (Tesis Maestría). Guayaquil: Universidad Casa Grande. Fonte: https://n9.cl/z7i6x
Orellana-Cordero, M., García-Herrera, D., Erazo-Álvarez, J., Narváez-Zurita, C. (2020). Objetos virtuales interactivos con Genial.ly: Una experiencia de aprendizaje matemático en bachillerato. CIENCIAMATRIA, 6(3), 309-332. https://doi.org/10.35381/cm.v6i3.403
Schunk, D. H. (2012). Teorías del aprendizaje. Una perspectiva educativa. Sexta edición. Pearson Educación. México, México.
Sudakov, I., Bellsky, T., Usenyuk, S., y Polyakova, V. (2016). Infographics and Mathematics: A Mechanism for Effective Learning in the Classroom. [Infografía y matemáticas: un mecanismo para un aprendizaje eficaz en el aula]. PRIMUS, 26(2), 158-167. doi:https://doi.org/10.1080/10511970.2015.1072607
Tamayo y Tamayo, M. (2017). El Proceso de la Investigación Científica. Séptima edición. México: Limusa
Ucán, M.F. (2019). Diversos posicionamientos teóricos sobre el aprendizaje significativo. Revista Electrónica de la Academia Estatal de Matemáticas- EMS-Campeche 1(1). 14-17. DOI: https://www.cecytcampeche.edu.mx/convocatorias/REVISTA_ELECTRONICA _DE_HUMANIDADES.pdf#page=14
Vázquez Pico, M. (2018). Estrategias de aprendizaje y el desarrollo de habilidades cognitivas de los alumnos del 2do año de secundaria de la I.E. N° 64237 “CERFA” Distrito de Contamana – Provincia de Ucayali 2017. Tesis de maestría. Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión. Facultad de Educación. Huacho, Perú.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2022 Patricia Gabriela Zambrano Bravo, Leonor Alexandra Rodríguez Alava
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.